Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

E-commerce: 8 tendências tecnológicas para os próximos anos

22/11/2017 às 11:50 Ajuda

E-commerce: 8 tendências tecnológicas para os próximos anos

Não é de hoje que o comércio eletrônico é uma realidade no dia a dia de todos nós. Já há algum tempo, fazer compras em uma loja virtual é uma atividade considerada normal e mais do que isso, uma atividade segura. Toda aquela desconfiança que existira anos atrás sobre esse tipo de compra já se foi e o que ficou foi esse forte mercado que vem se estabelecendo a cada dia, com novas tendências e formas de vender pela internet. E sabendo disso, os donos de lojas virtuais precisam se adaptar também, para que seus negócios possam crescer e se estabelecer nesse mundo de constantes mudanças que é a internet. E é exatamente por isso que separamos uma lista de 8 tendências tecnológicas do e-commerce para os próximos anos. Prepare-se para o que está por vir!

Chatbots e Inteligência Artificial

Os chatbots simplificam nossas vidas possibilitando rapidamente encomendar ingressos, comida e diversos tipos de produtos que desejamos. A empresa pode rapidamente obter todas as informações necessárias do cliente sem intervenções de nenhum funcionário.

Existem 2 tipos de chatbots: Os simples e os avançados com base na inteligência artificial. Eles entendem a fala ao vivo e são programados para aprender constantemente. Por exemplo, uma empresa pode ter um chatbot Messenger do Facebook no processo de comunicação e fazer perguntas sobre suas preferências para poder te oferece o produto certo. Os chatbots são uma das maiores tendências tecnológicas do e-commerce para os próximos anos sem dúvida e se tornarão cada vez mais populares.

Entrega rápida

A maioria esmagadora dos clientes quer uma entrega rápida, de preferência dentro de 24 horas. E hoje em dia, quase nenhuma loja oferece essa opção no Brasil. Empresas de fora como a Amazon, por exemplo, começarão a entregar produtos no mesmo dia da compra. Incrível, né? É claro que existem restrições e você precisa ser um cliente premium para ter esse luxo. Mas ainda assim, é bom prestar atenção para essa tendência.

Teste agora 30 dias de loja virtual!

Tráfego direcionado para dispositivos móveis

O número de dispositivos móveis está crescendo. É cada vez mais comum vermos tablets e smartphones nas vitrines de lojas e andando pelas ruas. E a tendência natural é que ocorra um aumento das vendas de smartphones, tablets e outros dispositivos inteligentes. Para quem possui ou deseja possuir uma loja virtual, esse é um ponto em que definitivamente se deve prestar atenção. Se o seu site ainda não estiver orientado para dispositivos móveis, faça com que ele se torne responsivo o mais rápido possível. Perder o acesso com smartphones é perder um grande mercado. (Leia aqui sobre quanto custa montar uma loja virtual).

Leia também sobre o erro 502 bad gateway.

Aplicativos de loja virtual

E como acabamos de falar dos dispositivos móveis, outra coisa que tende a crescer são os aplicativos de lojas virtuais. Dado que os usuários móveis gastam a maior parte de seu tempo em aplicativos do que em sites propriamente ditos, talvez os aplicativos de compras sejam a chave para converter esses clientes que estão passando por essa migração. Afinal, se um cliente está disposto a passar pelo esforço de baixar um aplicativo da sua loja, é provável que ele seja leal e confiantes o suficiente para fazer mais de uma compra. É também uma ótima opção para você trabalhar com a fidelidade de seus clientes.

E-mail Marketing será vital

O e-mail já gera mais receita do que todas as redes sociais combinadas e tem sido incrivelmente eficiente em atrair os visitantes para a sua loja virtual ou fazer com que eles comprem diretamente do e-mail. Ao permitir que os clientes façam compras seguras diretamente em suas caixas de entrada, empresas como precisam estar bem preparadas. O e-mail pode se tornar a ferramenta mais poderosa e, apesar de não ser novidade para ninguém, segue sendo uma das maiores tendências tecnológicas do e-commerce para os próximos anos.

Conheça o nosso serviço de Loja Virtual! Temos planos a partir de R$39,00 mensais com 40 produtos e muito mais!

Conteúdo em vídeo

O conteúdo do vídeo é, sem dúvidas, um canal de interação mais atraente para os clientes. Ao proporcionar uma oportunidade para aumentar a conversão e ajuda os usuários a entender melhor seu produto, podendo o observar por diversos ângulos diferentes e até mesmo vendo como o produto é usado. Lojas virtuais precisam prestar atenção nessa tendência tecnológica do e-commerce, que com certeza aumentará nos próximos anos.

Personalização

As compras on-line oferecem amplas oportunidades para criar experiências únicas para cada cliente e a tendência é elas ficarem cada vez mais direcionadas para você especificamente. Os sites irão verificar o que você mais acessa, quais seus gostos e preferências para criar uma loja que tenha a sua cara. A segmentação por cliente é uma das maiores tendências tecnológicas do e-commerce para os próximos anos e a previsão é que esse tipo de atividade será cada vez comum e fazer com que as lojas virtuais tenham melhores resultados.

Pesquisa por voz

Os smartphones normalmente possuem assistentes de voz que você pode usar para fazer praticamente qualquer coisa em seu celular: Pesquisar na internet, fazer ligações e acionar aplicativos apenas falando já é algo comum. E esses “falantes inteligentes” como o Amazon Echo e Google Home, que basicamente servem para você poder realizar diferentes tarefas apenas com comandos de voz, tendem ganharam mais popularidade e se instalar de vez em plataformas e-commerce. (Conheça aqui o nosso passo a passo para montar uma loja virtual).

Depois de ver as 8 maiores tendências tecnológicas do e-commerce para os próximos anos, você com certeza terá uma visão mais clara sobre o futuro desse mercado. Como já dissemos anteriormente, a internet está em constante mudança e essas mudanças acontecem de forma rápida. Por isso, estar atento às tendências é uma obrigação para todos aqueles que não querem cair no esquecimento e ver suas vendas caírem. Todos os pontos citados aqui são importantes de alguma forma, talvez nem todos sejam o que vai fazer a diferença em sua loja virtual, mas com certeza irá influenciar a forma de gerir o seu negócio.

Teste nossa Loja com 30 dias grátis. Não Perca!

Gostou de nosso post? Compartilhe: