Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Diferenciais do HTTP 2

11/12/2017 às 20:40 Hospedagem de Sites

Diferenciais do HTTP 2

Na internet, como em todas as áreas, existem grandes evoluções para otimizar processos e tornar tudo mais simples, rápido e fácil. Algumas coisas que 5 anos atrás eram complicadas de se fazer, hoje praticamente qualquer pessoa faz. Uma dessas evoluções que serão tratadas nesse artigo é protocolo HTTP/2. Se você ficou curioso para saber do que se trata e como ele pode turbinar o site de sua loja online, continue lendo até o final e conheça seus diferenciais.

Leia também sobre o erro 502 bad gateway.

O que é o HTTP/2?

O HTTP é a abreviação de Hypertext Transfer Protocol. Trata-se de um mecanismo usado pelos navegadores da internet para requisitarem todas as informações aos servidores web que fazem a exibição das páginas na tela do dispositivo em uso. O HTTP também pode ser compreendido como um conjunto de regras que definem como todas as informações serão transferidas de um computador para o outro. Embora todo protocolo não seja igual a outro, pode-se dizer que eles são formados de: cabeçalho, conteúdo e rodapé. Basta olhar na barra de navegação que o protocolo marca sua presença, independentemente do site que você acessa. Conheça mais sobre os serviços de hospedagem de sites em Hospedagem de Site

Versão anterior: HTTP/1.1

Usada desde 1999 no Brasil. Seu lançamento é considerado um marco e define o padrão da internet no mundo inteiro. Na verdade, o protocolo HTTP/1.1 chegou para resolver algumas pendências que sua versão anterior 1.0 não conseguia resolver. Algumas melhorias foram inseridas para uma navegabilidade mais rápida e precisa. Essa versão desse protocolo não era suficiente para atender à crescente demanda de pessoas que, cada vez mais, tinham acesso à internet.

HTTP/2

Com o crescimento exponencial do uso da web por bilhões de pessoas e os vários dispositivos conectados a ela como desktops, celulares e tablets, tornou-se necessário o surgimento do HTTP/2. Hoje em dia, praticamente tudo está mais conectado à internet, sem mencionar as crescentes interações das redes sociais, e-mails, vídeos, fotos, etc. A essência do protocolo não será afetada com a chegada do HTTP/2 e serão mantidos os cabeçalhos, formatos de uso e valores. Agora que você já conheceu um pouco do HTTP/2, conheça seus diferenciais.

Maior performance

É um dos principais diferenciais do protocolo HTTP/2. Quem se aproveitar das vantagens desse, terão ganhos significativos de performance. Na verdade, a mudança está no tráfego das informações entre o navegador de internet, sensores e dispositivos diversos com o servidor. Para as pessoas que trabalham com desenvolvimento web, tarefas como minificar arquivos e reduzir requisições do servidor serão muito mais otimizadas. A comunicação e transferência de arquivos entre o navegador e o servidor foi notoriamente melhorada e permitirá uma resposta do servidor muito mais rápida e com mais requisições. Aproveite e leia nosso post sobre Passo a passo para criar o seu Blog

Segurança e criptografia dos dados

Segurança na internet é tudo e com o moderno HTTP/2, o uso do certificado SSL será obrigatório. O HTTP/2 foi definido para trabalhar sem criptografia HTTP URLs ou com criptografia HTTPS URLs. Para esse último seria requerido uma criptografia como o TLS 1.2 ou uma versão superior. Os principais navegadores da internet suportam o uso do HTTP/2 somente com o uso do TLS, sendo obrigatório o certificado digital SSL nessa nova versão. Isso trará muito mais segurança e confidencialidade das informações que trafegam na rede. Leia mais sobre outros assuntos em Como criar um blog

Compressão automática com HPACK e GZIP

Você sabe que cada requisição feita em HTTP contém uma série de cabeçalhos que fazem a descrição do recurso transferido e suas propriedades. Tais dados são informações enviadas em forma de texto. Embora tenham poucos bytes, podem chegar em kilobytes com a adição de cookies. Mas o volume fica considerável quando se fala em milhares de requisições, certo? Com o HTTP/2, as meta informações de todos os cabeçalhos são comprimidas através do algoritmo HPACK. Esse novo protocolo ainda vai tornar padrão a compressão dos dados entregues pelo servidor através do GZIP, algo que na versão HTTP/1.1 era impossível.

Paralelização de requisições com multiplexação

O paralelismo combinado com a multiplexação nas requisições HTTP é uma excelente vantagem no HTTP/2, que sua versão anterior não tinha. Esse comportamento vai trazer um impacto benéfico na forma como os profissionais e desenvolvedores da área de TI lidam com as requisições HTTP e o ganho de performance. No HTTP/2 as requisições e respostas são paralelas, o que muda todo o cenário. Com a implementação do paralelismo e multiplexação desse novo protocolo, você vai ter requisições e retorno de dados de forma paralela e automática com uma única conexão. Isso vai facilitar todo o trabalho com infraestrutura e os profissionais de TI não precisam manter vários hostnames, reduzindo o custo com servidores.

Priorização das requisições

Toda página web é composta de vários elementos e eles tem prioridades diferentes de carregamento e renderização. A versão HTTP/1.1 tem dificuldades em priorizar requisições por não existir uma forma de comunicar com o servidor informando suas prioridades. Com o HTTP/2, esse problema estará resolvido, pois ele permite ao navegador requisitar todos os elementos quando descobertos e comunicar ao servidor sobre a necessidade de priorizar alguns deles através das dependências e pesos das streams que foram implementados nessa nova versão desse protocolo.

Uma conexão por origem

Com o novo modelo de requisição e transferência de dados no HTTP/2, não será mais necessário várias conexões TCP para solicitar arquivos diversos em paralelo. Uma conexão TCP no HTTP/2 será mais persistente e necessitará somente de uma por origem para solicitar os arquivos necessários. Cada stream será dividida em múltiplos quadros podendo ser entrelaçada e priorizada. Os usuários ganham uma redução significativa no consumo de processamento e memória. Nas redes, tem-se a redução do custo operacional e uma capacidade maior de uso. As vantagens chegaram para ficar, certo?

Ainda tem dúvidas sobre os diferenciais do HTTP/2? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar!

Gostou de nosso post? Compartilhe: