Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Dicas WordPress: Aumente suas chances de cliques nas buscas com os Rich Snippets

26/03/2017 às 15:38 WordPress

Dicas WordPress: Aumente suas chances de cliques nas buscas com os Rich Snippets

Atualmente conseguir uma posição de destaque nas ferramentas de busca tem sido uma grande empreitada para qualquer um, todos querem estar em destaque para conseguir mais acessos e clientes, mas se você não estiver por dentro de algumas novidades que sempre surgem dentro desse meio, certamente ficará mais difícil chegar lá.

Se você já utiliza o Google Webmaster Tools deve ter reparado que agora existe uma opção que oferece uma nova forma de exibição dos resultados.

Os dados estruturados (structured data markups), com esse novo formato os resultados são mais completos, trazendo informações sobre reviews, avaliações, preços, estoque, organizações, são diversas tags de estruturação que vão atender a cada necessidade.

O que são os dados estruturados, os Rich Snippets?

Básicamente são um complemento ao resumo das principais informações da sua página, resumo que é exibido diretamente nos resultados de busca e que pode exibir ainda informações sobre avaliações, reviews, preços, etc.

Isso ajuda os visitantes a encontrarem conteúdo relevante e ao google a ranquear esses conteúdos.

Os efeitos positivos dessa mudança

Você talvez se pergunte como isso poderá ajudar seu site ou blog, e saber tambem quais as vantagens com relação as otimizações que já tem sido realizadas.

O Google traz como um dos critérios de ranqueamento a qualidade do conteúdo, informação atualizada e que agrade os navegantes, sendo assim, quando seu resultado já exibe informações como quantidade em estoque ou preço.

Se você tem uma instalação do WooCommerce, ou mesmo uma nota de um serviço que você avaliou, você traz a página de busca um destaque frente aos resultados "comuns".

Preparativos

  • Esteja com o backup em dia;
  • Remova plugins que tenham a mesma função;
  • Dê preferência a um ambiente de testes primeiro;

All in One Rich Snippets, o faz tudo

Sendo mais um plugin muito útil, ótimo para estar em conjunto com o Yoast SEO, que já demos algumas dicas, o AIO Rich Snippets ajuda a agregar as tags de estruturação em suas publicações e nos resultados de busca, fazendo com que eles ganhem mais destaque para quem pesquisa e melhorando seu posicionamento.

Porém o plugin sozinho não faz milagres, você deve estar sempre ajustando todo o seu projeto para atender as especificações de ranqueamento. A instalação é simples, padrão em qualquer projeto wordpress.

Com poucas opções de configuração você só precisa se preocupar em ajustar os textos que serão exibidos para cada tipo de snippet, Breadcrumbs, Eventos, Organizações (Empresas), Produtos, Receitas, Reviews e Avaliações, Softwares, Vídeos e Artigos.

Você ainda pode personalizar as cores para combinar com o seu projeto.


O plugin ainda está em inglês mas é intuitivo e com um visual bem limpo, não traz dificuldades para a configuração. Cada item abre um novo conjunto de dados, você pode personalizar todos eles ou apenas os que tem certeza que vai utilizar.

Realizamos algumas alterações para que você tenha uma pequena ideia das possibilidades oferecidas nas configurações.
 

Ajustando as publicações

Assim como outros plugins, a adição desse novo componente (Configure Rich Snippet) as postagens é bem simples, uma nova caixa de ajustes é criada dentro da página de edição das publicações onde escolhemos qual o tipo de dado estamos publicando, com base no tipo de dado vamos apenas preencher as informações que queremos que sejam exibidas nos resultados de busca.


Infelizmente os dados não são preenchidos automáticamente e não existe um indicativo com dicas ou alertas, o que pode ser um ponto negativo mas que não prejudica se comparado as vantagens, a implementação manual das marcações seriam muito mais trabalhosas. São poucos campos a serem preenchidos, dependendo do tipo de marcação que você escolher, o ideal é trazer as informações mais proximas do título do seu artigo, assim os visitantes não vão ter surpresas e nem o Google encontrar informações diferentes, o que seria ruim para seu posicionamento.

 

Os resultados mudam na hora?

Talvez essa seja uma dúvida para quem ainda não está acostumado com o processo de atualização dos resultados, mas não custa nada lembrar. As atualizações são programadas, mas não divulgadas, apesar de alguns usuários terem alguns horários sugeridos para ela, uma dica é
 

Conclusão

A primeira página não é uma conquista fácil, existem diversos requisitos para que você possa dominar um tema dentro do maior buscador do mundo, já demos dicas sobre a importância do SEO, plugins para ajudar no ranqueamento, trouxemos a não tão nova (2009) estruturação de dados, e com toda certeza sempre vão surgir novos requisitos para oferecer um conteúdo de qualidade aos olhos dos visitantes. O All in One Rich Snippets é sem dúvidas um assistente muito bem-vindo e muito fácil de incluir a qualquer rotina de publicação, fazendo bom uso dos recursos é só questão de tempo até que os resultados de suas páginas comecem a incluir os dados estruturados e começe a aumentar suas chances de atrair novos visitantes.

Gostou de nosso post? Compartilhe: