Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Dicas para vender mais no Dia das Mães

04/05/2017 às 16:56 Email Marketing

Dicas para vender mais no Dia das Mães

Dicas para vender mais no Dia das Mães

Todos sabem que as datas comemorativas são períodos de cheia para o setor de vendas. Nesse rol, o Dia das Mães é uma das datas que mais se destaca e em que as vendas mais crescem durante o ano. Seja no comércio físico, seja no virtual, essa é uma época em que o valor movimentado no setor sempre aumenta, em 2014, por exemplo, as lojas online faturaram cerca de R$1,6 bilhão. De lembrancinhas a presentes mais elaborados, todos querem homenagear àquela que tanto significa na vida de todos.

Mas, como fazer com que as vendas realmente aumentem nos Dia das Mães? Saiba como fidelizar seus clientes com E-mail Marketing em datas comemorativas?

Conheça algumas dicas para que sua loja seja um sucesso de vendas no Dia das Mães:

1 – Comece a campanha de vendas para o Dia das Mães muito antes do mês de maio e não fique atrás da concorrência. Reconhecer essa época do ano como o “segundo Natal” faz com que tudo seja planejado com antecedência e que estratégias de atração dos consumidores sejam mais bem pensadas. No caso do e-commerce, envie e-mail marketing paulatinamente e com antecipação, deixe que os clientes conheçam aos poucos os seus produtos e as promoções especiais que virão no Dia das Mães, o mesmo vale para a divulgação nas redes sociais e na página da marca, em que testes de observação da frequência e do horário que mais possuem adesão e acesso devem ser feitos em seguida.

2 – Entenda que o público-alvo do Dia das Mães são os filhos, os pais, os maridos e os namorados, preferencialmente. A criação de sua campanha de divulgação é toda direcionada para isso, assim, a equipe deve ser preparada para esse atendimento, bem como a apresentação da loja e as campanhas de publicidade também.

3 – Monte um pacote de produtos. A criação de vários kits com mimos para as mães suprem duas demandas: a dificuldade de se pensar no presente mais adequado à homenageada e a facilidade desse tipo de estratégia em qualquer tipo de negócio. Perfumaria? Uma cesta com perfume, sabonete, maquiagem e creme hidratante. Bomboniere? Um kit com bombons sortidos. Loja de roupas? Uma caixa de presente com peças diversas, e assim por diante. Faça também parcerias estratégicas com floriculturas e salões de beleza, por exemplo, agregando ao kit personalizado um buquê de rosas ou uma hora no salão.

4 – Faça promoções, ofereça descontos (no frete, na compra de mais produtos), dê cupons (nas primeiras compras ou pela indicação de um amigo) e brinde o seu cliente com algo a mais para ele presentear a mãe. São táticas sempre diferenciais, especialmente nesse momento em que todos são atraídos pela possibilidade de se gastar menos, mas ainda assim presentear sua mãe.

Leia também sobre o erro 502 bad gateway.

5 – Personalize e agregue valor ao seu produto. Desde a oferta de uma garantia estendida a um cartão delicado dentro da caixa de presentes, há várias formas de tratar o seu cliente com proximidade e atenção. No caso do Dia das Mães, uma embalagem mais elaborada ou uma flor decorativa já são formas de se diferenciar na oferta de produtos.

6 - Invista em divulgação. Acione o marketing! Do que adianta uma loja com promoções imperdíveis no Dia das Mães, se a notícia não chega aos clientes? As redes sociais, um blog da marca, o e-mail marketing estão aí para isso!

7 – Certifique-se de que o presente comprado chegará até o domingo de Dia das Mães aos cuidados de seu cliente. Caso isso seja irremediavelmente impossível, avise devidamente e com antecedência a ele. Nessa ocasião, os atrasos são imperdoáveis e a atenção à logística de entrega de produtos deve ser redobrada. Lembre-se: clientes insatisfeitos com o atraso na entrega são clientes perdidos, pode ter certeza!

8 – Deixe sua loja no clima do Dia das Mães. Para as lojas virtuais, um layout personalizado e ênfase para as promoções dessa data é algo que remete aos banners e às vitrines enfeitadas das lojas nas ruas, já que o layout é o cartão postal de um site. A dica é que sejam usadas cores, objetos e palavras que provoquem boas sensações e que, em seguida, testes AB sejam feitos para se constatar a que imagens e textos os clientes respondem melhor. Destaque os produtos da vez e os disponha diretamente linkado ao kit que compõe e à promoção em sua compra. Lembre-se que o público-alvo aqui são os compradores e não as mães, necessariamente.

9 – Invista em tecnologia. No período do Dia das Mães, assim como em outras datas comemorativas, os sites costumam ter muitos acessos, se sobrecarregam e causam queda no servidor. Isso se a loja virtual não estiver devidamente preparada para momentos de pico, sendo o mesmo de uma loja física que não está preparada para muitas visitas de clientes ao mesmo tempo. É uma questão de cuidado com a infraestrutura em favor do cuidado com a imagem da marca.

10 – Fique de olho na concorrência e inove. Ouça o que os seus clientes têm a dizer e os atenda, diferenciando-se do mercado em que está. No Dia das Mães, oferte o melhor de seu nicho para essa data comemorativa. Por exemplo, se tem uma loja de alimentos, apresente um kit com ervas finas, temperos raros, seu melhor vinho e massa. Não apenas oferecer conteúdo informativo, mas criativo também é uma boa ideia: dê dicas ao cliente na hora de escolher o presente para a mãe, dicas de combinação de peças e melhor uso dos produtos de acordo com o perfil de cada mãe, por exemplo.

11 – Cuide de um pós-venda atencioso. Agradeça seus clientes pela parceria, peça sua opinião sobre a compra e os responda, seja por e-mail, seja pelas redes sociais, seja pelo espaço de interação entre a loja e o cliente no site. Brinde-os com um cupom de desconto para a próxima compra, pois essa é uma forma de fidelização!

 


 

Gostou de nosso post? Compartilhe: