Dicas Para Quem Quer Abrir um Negócio Sem Gastar Muito

Dicas Para Quem Quer Abrir um Negócio Sem Gastar Muito

07/08/2017 às 12:26Loja Virtual

O sonho de todos os empreendedores é poder colocar suas ideias em prática sem gastar muito, ou seja, montar sua loja virtual de sucesso, sem ter despesas financeiras muito altas. O plano do negócio próprio se estendeu à internet, de modo que as estratégias de marketing digital devem ser utilizadas não apenas para que o e-commerce tenha uma boa divulgação e cada vez mais clientes engajados em sua marca, mas que essas duas coisas sejam possíveis sem que se tenha de gastar exageradamente.

O e-commerce, como uma alternativa às lojas físicas, como maneira de expandir o seu negócio e atingir os internautas, seu público-alvo, e até mesmo sua integral migração à internet já são fato e todo mundo já sabe, mas o fato de que não é necessariamente indispensável que um alto investimento seja feito para que esse plano dê certo, isso poucos sabem.
Para quem já tem uma loja física, expandir sua marca com uma loja virtual é uma maneira de aumentar seu lucro e reforçar sua imagem no mercado de seu nicho. Veja o lado bom: uma loja virtual tem muitas vantagens, é a mais relevante é que ela é uma forma de conectar pessoas de diferentes lugares em um curto espaço de tempo, pois, não há barreiras físicas entre a internet e os seus usuários. Com isso, o alcance de público de sua marca é infinitamente maior do que o de uma loja estritamente física, já que conta com esse ponto positivo. Outra coisa é a possibilidade de que o estoque da loja seja mais bem controlado virtualmente, uma vez que não há necessidade de entregar os produtos aos clientes na hora exata da venda, pois ela não é presencial.

Veja também nosso post: Porque minha loja virtual não vende?

O estabelecimento de prazos de entregas de forma a ser trabalhar mais tempo com um estoque mínimo é uma boa alternativa nesse caso. Além disso, um e-commerce não precisa necessariamente de uma grande equipe de funcionários, já que, muitas vezes, apenas uma pessoa à frente já é suficiente, como acontece nas empresas de pequeno porte.  Com isso, gastos com contratações e impostos já são eliminados.
Acompanhe nossas dicas de como ter uma loja virtual de sucesso sem gastar muito. Entre as três possibilidades mais indicadas, estão:

1 – Alugue um sistema de hospedagem: ou seja, use um sistema que já esteja pronto para a montagem de sua loja virtual. Esse é um investimento reduzido, pois, há empresas no ramo que oferecem mensalidades baixas e acessíveis. É uma implementação simples, em que a própria empresa já cuida de todos os detalhes. É claro que saber escolher a melhor equipe para cuidar de seu negócio virtual é extremamente fundamental. Um sistema com falhas com o site saindo do ar ou que não seja compatível com os módulos comumente oferecidos não valem um investimento muito baixo, pois ocasiona perda de vendas e de oportunidade de fidelização e engajamento de novos clientes. Outro ponto aqui é a necessidade de você se adequar ao que o sistema te oferece, pois não é possível customizar seu e-commerce nesse ponto, mas vale lembrar também que essa prestação de serviços é contratual, ou seja, caso você não esteja satisfeito com o trabalho prestado, ele pode ser cancelado.

2 – Ou você pode usar sistemas open source: provavelmente, essa é uma das opções mais conhecidas para quem não quer gastar muito para ter sua loja virtual. Seu uso é livre e geralmente não é pago. Além do mais não há vínculos entre a empresa que desenvolveu esse sistema e seu e-commerce. É o caso, por exemplo, dos sistemas de lojas virtuais direcionadas para WordPress. Nesse caso, a instalação e o suporte costumam dar mais trabalho, já que essas plataformas gratuitas não contam com o auxílio de um profissional na elaboração de suas etapas: é você à frente do site.

3 – opte ainda por um modelo Open SaaS: ele se refere à utilização de uma plataforma como meio de oferta de um serviço específico, ou seja, você contrata uma empresa especializada em e-commerce e essa empresa cria sua loja virtual, hospedagem e suporte em um mesmo pacote. A primazia nesses casos é pelo perfeito funcionamento de sua loja virtual e novamente não conta com a possibilidade de que seu site seja personalizado por você. Estar atento às empresas que cobram comissão nas vendas e alguma taxa extra para colocar seu negócio no ar é sempre indicado. Associar uma mensalidade relativamente acessível ao cuidado constante com seu e-commerce é essencial.

Veja também Como migrar uma loja física pra uma loja virtual?

Além disso, boas estratégias para lançar seu negócio virtual são indispensáveis:

1 – Uso de sites responsivos que funcionem plenamente tanto nos computadores pessoais, como nos dispositivos móveis diminuem sua chance de que vendas e clientes sejam perdidos. Ninguém volta a um site que mal funciona no celular ou que está sempre fora do ar.

2 – Vincular sua marca a um blog não apenas expande os lugares de acesso aos seus produtos e serviços, mas também a abrangência de seu alcance. Conteúdos e postagens de qualidade movimentam clientes e estimulam a divulgação positiva da loja.

3 – Linkar o e-commerce às redes sociais é uma maneira de se destacar e de usufruir as ferramentas que as redes sociais têm para sua publicidade. As compras online são mais comuns aos internautas que já são usuários dessas mídias, logo, um canal de comunicação entre sua marca e esses clientes é naturalmente criado.

Ter um negócio virtual de sucesso não apenas demanda investimento financeiro, mas dedicação de tempo também. Um bom planejamento de ações de marketing digital, o conhecimento das possibilidades de retorno de cada um desses mecanismos quando aplicados, assim como definir as metas a curto e longo prazo fazem com que o sucesso da loja virtual esteja garantido. Saiba mais sobre as melhores estratégias de marketing digital, acessando o ISBrasil!

Gostou de nosso post? Compartilhe: