Como migrar uma loja física pra uma loja virtual?

Como migrar uma loja física pra uma loja virtual?

16/07/2017 às 18:43Loja Virtual

Cada vez mais cresce o número de lojas virtuais na internet e diminui o número de lojas físicas nos centros comerciais espalhados pelo Brasil. Lojas físicas trazem despesas como aluguel, luz, água, telefone, IPTU, que acabam pesando num momento de crise econômica, como se passa no Brasil, onde o poder aquisitivo dos consumidores está menor e por isso as lojas estão vendendo menos. Aliado a isso, está a maior comodidade que muitos consumidores têm encontrado ao comprar seus produtos por lojas virtuais, sem precisar sair de casa para fazer uma compra.

Confira nossas dicas para fazer uma migração saudável de sua loja física para uma loja virtual:

Tenha uma boa estrutura

Apesar de não contar com diversos custos que a loja física possui, você vai precisar gastar um pouco de dinheiro para ter uma estrutura ideal para que o formato virtual da sua loja permite que você mantenha uma boa estrutura de venda e de estoque dos produtos. É preciso encontrar um plano de loja virtual que ofereça um espaço suficiente para armazenar corretamente seus produtos e um domínio que seja de fácil acesso para seus clientes, além de ser bem fácil visualmente comprar na sua loja.

Avalie a necessidade de funcionários

Tenha noção da sua necessidade, verifique se você vai precisar de entregadores, empacotadores, atendentes e de profissionais de logística. Confira quantos profissionais você deve contratar e se fica mais fácil terceirizar alguns serviços para nova forma de operação com a loja virtual.

Faça uma estratégia de vendas voltada para a internet

Busque por estratégias de marketing e comunicação para conseguir aumentar suas vendas e captar mais clientes, agora para sua loja virtual. A equipe ou agência que você contratou para o serviço deve focar agora seu foco para a internet, mantendo as redes sociais da loja atualizadas, a loja virtual com uma boa estrutura e bem atrativa e criar anúncios que interessem aos seus clientes na rede.

Calcule bem os custos com entrega, frete e devolução

Um ponto intensificado com a mudança de loja física para loja virtual é o sistema de entrega. Pese os custos que você terá para entregar os produtos, o valor que será cobrado pelo frete e também qual processo você adotará no caso de possíveis trocas ou devoluções dos produtos. Diferente da loja física, o cliente não vai até você, agora você é que vai até o cliente!

Estude seus concorrentes

Não necessariamente os seus concorrentes na web serão os mesmos de sua loja física. A quantidade de e-commerce atualmente é bem mais que o de lojas físicas, o que acirra a briga pelo interesse dos consumidores. Estude bem o seu ramo de mercado e busque criar estratégias para fazer a sua loja virtual se destacar perante as concorrentes.

Tenha um bom design e um bom conteúdo

As estruturas de lojas virtuais são diferenciadas de outros sites, já existem no mercado algumas empresas que oferecem esse serviço específico. É preciso ter praticidade, oferecer facilidades para seus clientes online, otimizar ao máximo a forma como seus produtos são mostrados e como as compras podem ser feitas. Um bom design é essencial para transmitir qualidade e profissionalismo da sua marca. Um bom conteúdo também vai ajudar a atrair mais clientes, inclusive com estratégias de SEO, para melhorar o ranqueamento da sua loja virtual nos sites de buscas como o Google.

Marque presença nas redes sociais!

Uma rede social não serve apenas para divulgar as novidades de sua marca, seus produtos ou serviços, mas também para interagir com seus clientes. Esteja ativo nas redes, responde os comentários dos interessados, tire dúvidas nos chats de cada, converse com os usuários para incentivar a confiança deles em sua marca, gerar engajamento deles com a empresa é essencial para aumentar suas vendas.

Cuide bem do estoque

É preciso definir se você vai utilizar o mesmo estoque da loja física para a loja virtual. Você deve ter uma plena noção de seu estoque para não oferecer produtos que não tenha em sua loja virtual, o que pode gerar problemas como atraso na entrega, entre outras coisas, o que pode fazer você perde clientes por falta de credibilidade.

Confira algumas estratégias para sua loja vender mais.

Tenha boas descrições de seus produtos

Sem o contato pessoal do cliente com seus produtos é preciso apelar para o imaginário. Os clientes através da descrição de seus produtos devem imaginar como eles realmente são. Foque nos principais argumentos de venda, que você percebeu que seus clientes da loja física questionavam quando experimentavam seus produtos e crie descrições matadoras, que vão atrair seus clientes para comprar seus produtos.

Aposte nos produtos mais vendáveis

É importante frisar que alguns produtos serão destaques no seu negócio. Crie páginas específicas que destaquem os principais itens, com informações precisas, imagens, vídeos para gerar interesse de seus clientes nesses produtos.

Confira agora alguns motivos que justifiquem a migração de sua marca, de uma loja física para uma loja virtual:

Maior alcance

O comércio eletrônico não limita seu público, nem área de atuação. Seus produtos podem ser vistos e comprados por pessoas de qualquer lugar do mundo, coisa que em sua loja física você não podia fazer.

Mais opções de canais de contato, melhorando o atendimento a seus clientes

Atualmente, o atendimento de uma loja virtual não se limita a e-mail e telefone. Os clientes querem que você saia do convencional, oferece atendimento em outros canais como chat online, redes sociais, FAQ, aplicativos, entre outros.

Os problemas com horário acabaram!

Com uma loja online você pode realizar vendas a qualquer hora do dia, o que aumenta a chance de compra de seus clientes. Muitas vezes, os consumidores não pode ou até não querem ter que sair de casa no horário comercial para comprar algum produto. A loja virtual traz a comodidade deles poderem comprar de qualquer lugar e a qualquer hora, ou seja, uma chance de você aumentar suas vendas.

Custos mais baratos

O custo para abrir uma loja virtual é muito menor, fora a burocracia, do que o de uma loja física, e a manutenção também é muito mais barata. Não será preciso todo o espaço de uma loja física em uma loja virtual para que sua equipe trabalhe com foco em vender e entregar os produtos de sua marca aos consumidores.

Gostou das dicas? Confira mais posts do nosso blog. Conheça também os planos de loja virtual da ISBrasil.

Gostou de nosso post? Compartilhe: