Designer: 7 dicas para organizar seu escritório

27/01/2019 às 13:49 Ajuda

Designer: 7 dicas para organizar seu escritório

Organização é uma palavra que um profissional do design precisa ter em seu vocabulário o tempo todo. Seja para realizar algum trabalho ou mesmo para organizar seus clientes ou as tão necessárias reuniões.

Mas o que quase nunca ouvimos falar é na importância da organização do seu ambiente de trabalho.

Com um ambiente bagunçado, muitas vezes você também acaba ficando com a cabeça desorganizada, o que afeta todos os pontos aqui já citados.

Além disso, um ambiente desorganizado não combinada nada com uma profissão que tem como uma das premissas a organização.

Por isso hoje separamos 7 dicas para você, designer, organizar seu escritório. Confira e aproveite todos para reorganizar sua vida profissional!  

Limpe sua mesa

Quanto menos coisas sua mesa principal tiver, melhor. Objetos demais acabam de distraindo e fazendo com que você fique menos concentrado no seu trabalho.

Concentre-se não só em tirar coisas que não envolvem diretamente o seu trabalho, mas também coisas que envolvem trabalhos que você não está realizando no momento.

Na verdade, esses são os mais perigosos, já que são os que podem te distrair e tirar o foco do que você está realmente fazendo.

Ter uma mesa limpa não significa que você não pode ter nada ao seu lado.

Muita gente trabalha bem com um enfeite ou com uma foto de família ao lado do computador, mas isso deve ser tratado como exceção e não como regra. Faça o teste e você vai perceber como essa organização pode te ajudar em diversos aspectos.

Já conhece nosso serviço de Hospedagem de Sites? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet. Possuímos planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Crie um espaço de impressão

Essa é uma dica bastante valiosa para organizar seu escritório quando se é designer. Designe um espaço em seu escritório para deixar a impressora e tudo que envolve impressões.

Se você tem uma impressora sem fio, é mais fácil e melhor ainda. Ao colocá-la em um gabinete ou outra área em seu escritório, você ganhará muito mais espaço em sua mesa, a deixando mais limpa (lembra da primeira dica?) e para que você possa ter mais espaço para outras coisas que são necessárias.

Utilize marcadores

Quando se lida com muito papel, os marcadores podem ser verdadeiros anjos para o seu trabalho.

Agora, nem todo tipo de designer precisa lidar com tanto papel impresso assim, mas com certeza você vai precisar separar suas coisas, principalmente quando sua cartela de clientes começa a aumentar.

Então, de uma forma ou de outra, os marcadores são eficientes e extremamente úteis. Experimente essa ideia também.

Você também pode se interessar: Qual é a melhor hospedagem de site?

Utilize suas cores preferidas

Se essas dicas para organizar seu escritório são sobre fazer com que o seu trabalho seja feito de uma maneira melhor e mais eficiente, nada mais justo do que pensar nas cores.

Quando se é designer, as cores são um fator importante e essencial do trabalho, por isso você também pode estender essa importância para todo o seu escritório.

Se você não puder pintar as paredes, faça com que os móveis, os objetos ou até mesmo as pequenas decorações te traga algo das cores com as quais você se sente bem trabalhando.

Essa é uma atitude que pode transformar o seu ambiente de trabalho e você vai logo perceber que vale muito a pena.

Tenha um lixo organizado

Papeis, embalagens, garrafas d’água, muito do material que jogamos fora em nossos escritórios é reciclável.

Retirar a bagunça de lixo no escritório não é só importante para mantê-lo limpo, mas com a reciclagem você também estará facilitando o trabalho de outras pessoas.

E isso não é uma coisa difícil de ser feita. Montando um pequeno espaço de reciclagem com lixeiras bem etiquetadas, você já consegue organizar isso de uma forma barata e muito eficiente. Por que não?

A iluminação te afeta

Sentar de costas para a janela ou de frente para ela pode ser um grande diferencial na hora de trabalhar.

Tem gente que prefere de um jeito, tem quem prefira de outro, mas a verdade é que isso conta diretamente na produtividade.

Então, principalmente para quem fica o dia inteiro no escritório, é importante saber que a iluminação conta e conta muito.

Teste as diversas posições de acordo com a iluminação do seu ambiente de trabalho para ter certeza qual é a melhor para você. Essa é uma das dicas para organizar o seu escritório que pouca gente dá, mas que pode fazer toda a diferença.

Utilize as paredes

Essa dica serve principalmente para quem tem escritórios pequenos e não sabe mais onde deixar suas coisas: Utilize as paredes.

É disso que frequentemente as pessoas sentem falta quando organizam o seu escritório. Você pode utilizar o seu espaço de parede para pendurar diversas coisas, como sistemas de arquivos, calendários, quadros brancos, prateleiras e muito mais.

Há muito mais espaço disponível quando você olha pela vertical. Se você não gosta de polução visual e se sente mal com isso, não tem problema, as paredes ainda assim podem ser grandes aliadas.

Basta instalar armários fechados em que apenas eles serão visíveis, mas todas as coisas que você deve organizar estão lá dentro.

Leia também: Passo a passo para criar um blog

Conclusão

E aí, o que achou das nossas dicas para organizar seu escritório? Trabalhar como designer definitivamente exige que você saiba onde todas as suas coisas estão e como tudo funciona em seu ambiente de trabalho.

E exatamente por isso aproveitar essas dicas pode ser tão valioso para você, ainda mais se você está começando na profissão.

É importante saber que todas essas dicas existem, ainda que você não precise usar todas elas de uma só vez.

Ao se deparar com um problema ou quando você não sabe como organizar seu escritório, é só tentar uma forma diferente, testá-la e ver se combina ou não com sua forma de trabalho.

É assim, pouco a pouco, que você se torna um profissional melhor.

Gostou de nosso post? Compartilhe: