Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Design para programadores: o básico que você precisa saber

22/05/2019 às 16:28 Ajuda

Design para programadores: o básico que você precisa saber

Quando escolhemos uma profissão temos que ter em mente que o estudo e aprendizado devem ser constantes. E essa busca por conhecimento se torna ainda mais fundamental quando o profissional está inserido em áreas da tecnologia, em que há mudanças constantes.

Com os programadores é assim. É importante mergulhar, também, nas áreas relacionadas, como o design. E sabe por quê?

Nesse texto vamos apontar o básico que você precisa saber de design para programadores e porque esse conhecimento é tão importante e vem sendo cada vez mais solicitado no mercado da programação.

Antes era uma questão de trabalhar em segmentos diferentes dentro da mesma área, mas hoje é muito comum vermos programadores trabalhando junto com designers, por isso é muito importante saber o que esse profissional faz e, mais do que isso, saber fazer o que ele faz.

Confira abaixo algumas dicas de design para programadores:

O que faz um designer?

Antes de começarmos é importante saber qual a função de um design. Quase sempre quem vai trabalhar com o programador é o designer digital.

Enquanto o programador é responsável pela criação e elaboração dos códigos, pode-se dizer que o design é o responsável por dar forma ao produto, seja ele físico ou digital.

Ele precisa pensar em todas as questões estéticas e visuais, criando, por exemplo, a identidade de uma empresa, de um projeto, ou também interfaces de sites e jogos.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano). Confira!

Por que um programador deve aprender sobre design?

Agora que você já sabe o que faz um designer ficou mais fácil entender porque esses dois profissionais estão sempre trabalhando juntos e qual a importância de um programador aprender o básico dessa profissão.

Um programador que sabe sobre design consegue visualizar o produto final, é capaz de enxergar como o cliente, focando também na questão visual e não apenas na programação.

Também consegue agilizar etapas e corrigir questões simples de design.

Design para programadores

Então quais são os pontos básicos que você precisa saber sobre design?

Vamos lista-los aqui para que você os conheça agora.

Layout responsivo

O Layout responsivo é aquele que se adequa a qualquer dispositivo, seja um site, um e-book ou um aplicativo.

Pensar no layout responsivo já não é mais obrigação apenas do designer, mas também do programador. Na hora de programar é preciso ter certeza que o produto vai ser acessível em diferentes plataformas.

Como fazer isso? Você não precisa mais esperar pela equipe de design.

Explore o Media Queries, recurso que vai te ajudar na hora de ajustar o tamanho para cada dispositivo. 

Projeto visual

Uma das principais funções do designer é pensar na questão visual, porém é importante que o programador também tenha essa visão.

Afinal, muitas vezes a estética chama muito mais a atenção do cliente do que a própria funcionalidade. Estude um pouco sobre a identidade da empresa do seu cliente, quais são as referências para o produto final e como você pode fazer isso de forma a combinar funcionalidade com boa impressão visual.

Leia: Qual é a melhor hospedagem de site?

Edição básica de imagens

Talvez a tarefa mais básica que você precisa saber sobre design seja a edição simples de imagens. E nesse caso estamos falando de fazer um recorte, inserir um fundo branco, reduzir o tamanho e trabalhar com as extensões adequadas.

Quando o programador sabe executar essas tarefas ele consegue agilizar algumas etapas, já que não precisa esperar, mais uma vez, pela equipe de design, que por sua vez não precisa parar seus trabalhos para fazer edições simples.

Portanto, comece aprendendo a usar os programas básicos e que todo designer usa para editar fotos. Isso vai poupar tanto o seu tempo quanto o dos seus colegas.

Trabalhe com cores e contrastes

Como falamos anteriormente, a questão visual também é muito importante no produto final.

Para que tudo saia conforme o esperado pelo cliente você precisa começar a entender as cores e seus códigos e mais do que isso trabalhar com o contraste. O que isso quer dizer?

Para o designer é óbvio, mas para um programador, nem tanto.

Trabalhar com contraste é saber mesclar tons claros e escuros de forma que, quando utilizados juntos, um dos tons tenha a função de destaque dentro daquele conjunto.

Destaque-se dentro da sua área

Por fim, destaque-se dentro da sua área. É claro que tudo o que você aprende está diretamente relacionado com a sua área de atuação.

Porém, quanto mais conhecimentos você tiver, não apenas sobre a sua formação, mas também de áreas relacionadas, como o design, mais chances você tem de se destacar no mercado de trabalho.

No entanto, busque por empresas e clientes que reconheçam esse seu diferencial e não apenas querem usar você como um funcionário que sabe fazer de tudo.

No mais, saber sobre design é muito mais importante para um programador que está trabalhando com a criação de sites e aplicativos, por exemplo, mas pode ser extremamente útil para qualquer programador.

Afinal, são conceitos e regras básicas que podem facilitar, não apenas o seu trabalho, mas de toda a sua equipe.

Você também pode se interessar: Hospedagem de site grautuita

Conclusão

E aí, notou como design para programadores também é fundamental para a realização de alguns projetos? E esse é apenas o básico que você precisa saber sobre design.

É muito importante ir além daquilo que conhecemos, expandindo a nossa visão sobre todas as áreas que trabalham em conjunto.

Quando um programador sabe o básico sobre design ele consegue entender os processos de criação e produção do projeto que está desenvolvendo, entende as dificuldades dos outros funcionários da equipe, e mais importante ainda, consegue agilizar algumas tarefas que antes seriam repassadas.

Gostou de nosso post? Compartilhe: