Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Desenvolvimento web: por onde começar a aprender

04/04/2021 às 08:57 Hospedagem de Sites

Desenvolvimento web: por onde começar a aprender

Ser um desenvolvedor web está sendo um dos assuntos mais procurados e comentados no mundo da tecnologia. Essa carreira está em alta no mercado de trabalho, as empresas estão possuindo cada vez mais programadores e desenvolvedores para suprir as novidades de uso no mundo da tecnologia e internet.

Temos observado muitos avanços nessa área de atuação, o Desenvolvimento web tem atraído um grande público e possui possibilidades altas de trabalho e salário. Sendo considerado uma das carreiras mais promissoras da atualidade.

Para quem está iniciando, essa área pode ser desafiadora! Mas não é impossível, todos podem aprender sobre desenvolvimento web. Vamos explicar como você pode começar a aprender. Vamos conhecer um pouco mais da História do desenvolvimento web:

Desenvolvimento web – Como surgiu?

O primeiro desenvolvimento web aconteceu em 6 de agosto de 1991, tendo a criação de um site. Foi desenvolvido no escritório do engenheiro inglês Tim Berners-Lee. A web foi confundida durante muito tempo com a rede mundial de computadores, e se tornou uma plataforma muito importante para comunicação.

World Wide Web – WWW – o sistema de publicação que foi criado, baseado na ideia de que as pessoas pudessem compartilhar conhecimentos por meio de uma linguagem de publicação (HTML).

A web foi criada dentro da internet, e depois disso, grandes empresas como o Google, foram surgindo sendo dependentes da web. Por meio dela também tivemos o nascimento de ferramentas de comunicação.

Depois dessa fase de criação, foram surgindo novas atualizações e aprimoramentos do sistema. Junto dessas novidades também tiveram as dificuldades no desenvolvimento, várias discussões foram feitas sobre os navegadores e linguagens de programação usadas na época.

Essa discussão e pesquisas também resultaram em avanços, e novos problemas, por exemplo a incompatibilidade das tecnologias. Os desenvolvedores não verificavam se o navegador que a pessoa utilizava determinados recursos, eles desenvolviam itens apenas para navegadores específicos! Sendo assim, eles não faziam nenhum levantamento sobre a resolução da tela, nem qual era o navegador ou a versão usada.

Tendo como resultado um acesso restrito a determinados conteúdos, dependendo das ferramentas de cada usuário. Essa fase durou por algum tempo, mas logo foi repensada. Atraindo a necessidade de avanços sem haver restrições, junto de uma organização para promover modelos padrões.

Hoje utilizamos linguagens em formato HTML, PNG, XHTML, PHP, CSS, DOM e outras. Sendo possível apenas com o desenvolvimento da W3C, fundada em outubro de 1994. Ela tinha o objetivo de promover uma padronização.

Tornando o desenvolvimento mais simples, por conta da padronização que foi criada.  Depois da criação dela, temos a possibilidade de fazer desenvolvimento agnóstico, e outros.

Dentro dos últimos 20 anos, tivemos novas atualizações visando a melhoria do desenvolvimento web. A internet se expandiu de forma incrível, e se tornou acessível a todas as pessoas.

arte de desenvolviento web

Atualmente, o que é o desenvolvimento web?

Usamos o desenvolvimento web para a criação de sites, aplicativos, banco de dados, softwares e outros tipos diferentes de ferramentas para a internet. Essa área tem como profissionais os desenvolvedores web ou programadores, eles são especializados em entender, manusear e usar as linguagens de programação em processos de criação de serviços e programas.

Existem diversas especialidades nessa profissão de desenvolvedor, por exemplo, desenvolvedor front e Back- End, infraestrutura de sistemas, bancos de dados, e outros meios de especialização.

Desenvolvedor Front-End: é o responsável por adicionar um layout estático, que foi produzido por designers. Ele utiliza linguagens de codificação, transformando a imagem em algo mais funcional e com uma característica mais intuitiva.

Desenvolvedor Back-End: É o responsável por criar a estrutura básica de um site, mas também se envolve com a segurança, regras, programação, codificação e com teste de acessibilidade dos projetos elaborados. No dia a dia desse profissional, vemos as linguagens PHP, JavaScript, CSS, Python e muitas outras que são usadas.

Por que os desenvolvedores web são importantes?

Os profissionais que atuam nessa área têm a responsabilidade de trazer inovações. Com o avanço da tecnologia, esses desenvolvedores utilizam elas para criar novos elementos e funções em tecnologias já criadas. Assim conseguem manter tudo atualizado, e pronto para ser usado.

Imagine um mundo onde desenvolvedores e programadores não existissem, ocorreria grandes problemas em empresas de tecnologia que não teriam avanços ou não saberiam utilizar a web ou linguagens.

Por meio dos desenvolvedores temos novas soluções, organizações cheias de inovações, e ficando à frente da concorrência.

foto de desenvolvimento web na pratica

Linguagem de programação – o que são e qual a importância?

Linguagem de programação são as instruções que os humanos utilizam para conseguir interagir com os computadores. O computador é uma máquina que trabalha com processamento de informação, chamada de linguagem binaria definida por 0 ou 1. É importante salientar que nem todas as linguagens utilizadas no desenvolvimento web são consideradas linguagens de programação. Como o HTML, que é uma linguagem de marcação de hipertexto.

Ela serve como tradutor transformando as palavras-chaves e símbolos para que o computador consiga entender e executar a tarefa que foi solicitada. Portanto, elas são importantes para que as máquinas entendam a solicitação que o desenvolvedor está fazendo no momento da criação de sites, programas, aplicativos, softwares ou outros.

Código binário:

Em vários lugares vemos alguém falar sobre isso, a famosa linguagem do computador. Todo trabalho que nosso computador faz, possui um processamento de dados composto por 0 e 1, sendo esse o código binário.

Tabela com o número escrito de forma decimal e binário, para linguagem de máquina:

Decimal

Binário

Decimal

Binário

0

0

16

10000

1

1

17

10001

2

10

18

10010

3

11

19

10011

4

100

20

10100

5

101

21

10101

6

110

22

10110

7

111

23

10111

8

1000

24

11000

9

1001

25

11001

10

1010

26

11010

11

1011

27

11011

12

1100

28

11100

13

1101

29

11101

14

1110

30

11110

15

1111

31

11111


Quais são as linguagens de programação?

Existem vários níveis de linguagem de programação, definidas pela distância entre o hardware e a linguagem. Veja algumas delas:

Nível baixo:

A linguagem de programação de nível baixo são as que estão próximas do sistema binário, fazendo uma conexão direta entre os programas e hardwares.

Nível alto:

A linguagem de nível alto é que está mais próxima da linguagem utilizada por seres humanos, conseguindo uma facilidade maior na vida do desenvolvedor ou programa. Em várias ocasiões elas são fáceis de serem escritas e possuem alta abstração.

A conversão dela para a linguagem de máquina é muito mais complexa, podendo ser feita por meio de compiladores ou tradutores, por exemplo, linguagem C++, JavaScript e python.

Esses são os níveis de linguagem de programação, existem outras diversas que são usadas no dia a dia por desenvolvedores web. Facilitando a vida deles, proporcionando novas novidades e muitas outras possibilidades.

binario foto

Linguagens de programação mais utilizadas atualmente:

Certas linguagens de programação são usadas fielmente pelos desenvolvedores, por possuírem facilidade e legibilidade. Vamos ver algumas delas:

Código HTML:

Utilizamos o HTML (Hypertext Markup Language) em representações de conteúdos diversos, por exemplo: parágrafos de textos, tabelas, títulos e outros. Esse é um dos códigos mais simples de se aprender, é uma ótima opção para os iniciantes em desenvolvimentos web. Podemos dizer que todo desenvolvedor precisa saber o que é HTML para estruturar um conteúdo na web, adicionando um significado e propósito para eles.

O HTML não é considerado uma linguagem de programação, e não pode ser utilizado para funções dinâmicas.

A estrutura do código HTML é feita por tags, por exemplo:

Título principal: < h1 >, H significando Head, o topo do texto.  Depois podemos ver as tags <h2>, <h3> e assim por diante. Essas tags definem a forma como os robôs de indexação vão ler.

O código HTML é uma linguagem de marcação, priorizando as informações e não o estilo (O estilo só é modificado no Código CSS).  No HTML precisamos usar <> para iniciar, e para finalizar algum processo utilizamos </>.

Lista de algumas tags HTML:

  • Para marcar o começo e fim de parágrafos utilizamos: <p> e </p>.
  • E quando queremos adicionar imagens: img.
  • Para inserir links no texto: <a> e </a>.
  • Dar um começo e finalizar as listas ordenadas: <ol> e </ol>.
  • Em listas não ordenadas: <ul> e </ul>.
  • Para marcar textos em negrito: <e> e <strong>.
  • Ou para deixar em itálico: <i>.

Tabela com caracteres usados no html:

A maiúsculo com acento agudo

Á

Á

E maiúsculo com acento agudo

É

É

I maiúsculo com acento agudo

Í

Í

O maiúsculo com acento agudo

Ó

Ó

U maiúsculo com acento agudo

Ú

Ú

A minúsculo com acento agudo

á

á

E minúsculo com acento agudo

é

é

I minúsculo com acento agudo

í

í

O minúsculo com acento agudo

ó

ó

U minúsculo com acento agudo

ú

ú

A maiúsculo com acento circunflexo

Â

Â

E maiúsculo com acento circunflexo

Ê

Ê

O maiúsculo com acento circunflexo

Ô

Ô

A minúsculo com acento circunflexo

â

â

E minúsculo com acento circunflexo

ê

ê

O minúsculo com acento circunflexo

ô

ô

A maiúsculo com crase

À

À

A minúsculo com crase

à

à

U maiúsculo com trema

Ü

Ü

U minúsculo com trema

ü

ü

C cedilha maiúsculo

Ç

Ç

C cedilha minúsculo

ç

ç

A com til maiúsculo

Ã

Ã

O com til maiúsculo

Õ

Õ

A com til minúsculo

ã

ã

O com til minúsculo

õ

õ

N com til maiúsculo

Ñ

Ñ

N com til minúsculo

ñ

ñ

E comercial

&

&

Aspa dupla

"

Aspa simples

Menor que

<

<

Maior que

>

>

 

Linguagem CSS – Cascading Style Sheets:

A linguagem CSS – Cascading Style Sheets – é considerada como um complemento do HTML. É importante que os desenvolvedores front-end entendam sobre essas duas linguagens de programação. Por meio dela podemos organizar todas as linhas de códigos da melhor forma, também podemos adicionar novas possibilidades e personalizar o visual dos sites por completo.

O HTML e o CSS possuem uma grande ligação, pois o HTML é o tipo de linguagem de marcação e o CSS é voltado para a edição e estilo, e por esse motivo os dois sempre estão juntos complementando um ao outro.

Podemos usar o CSS para não ter a necessidade de escrever de forma repetida os elementos individuais. Ajudando a economizar tempo, encurtar o código e diminuir as chances de cometer algum erro.

Lista de atributos usados no CSS:

  • Background: para configurar a cor de fundo, imagens e transparência;
  • Background-image: configurar a imagem de fundo;
  • Border: Configura a largura, estilo e cor de todas as bordas;
  • Bortder-bottom: largura, estilo e cor da borda inferior;
  • Borde-top-color: para configurar a cor da borda citada;
  • Clip: configurar a parte visível de algum elemento;
  • Clear: Usado para configurar os elementos flutuantes de um elemento;
  • Cursor: configurar o ponteiro do mouse;
  • Float: definir se o elemento deve flutuar;
  • Font: configurar o estilo, peso, tamanho e altura da linha com fonte.
  • Width: editar e configurar a largura do elemento;
  • Z-index: Configura a posição do elemento nas pilhas;
  • Top: configurar a posição do elemento na parte superior das páginas;
  • Visibility: configurar se o elemento deve ser visível ou invisível;
  • Text-align: alinhar o texto;
  • Margin: edita o tamanho de todas as margens;
  • Padding: configura o espaço que está em torno dos elementos e os lados dele;
  • Text-transform: configura a transformação para maiúsculas, minúsculas ou inicial maiúsculas;
  • Overflow: editar a exibição das imagens que estiverem maiores que as molduras;
  • Left: posicionamento do elemento na margem esquerda da página;
  • Letter-spacing: configura a distância;
  • Lite-height: distância das linhas de base;
  • Margin-top: edita o tamanho da margem superior.

Esses são apenas alguns dos atributos que podem ser usados na linguagem CSS.

JavaScript:

O JavaScript é uma linguagem de programação que, ao invés de rodar em servidores da internet, fica apenas em programas locais. Ele tem a possibilidade de programar e transformar os processamentos de dados que serão encaminhados e depois recebidos dos servidores e páginas.

Ele tem uma interação com a marcação que exibe o conteúdo da linguagem HTML com o estilo que o CSS proporciona nessas páginas de conteúdo.  Podemos escrever scripts de códigos para executar em navegadores, nos permitindo fazer atualização de conteúdos de sites. Sem a necessidade de carregar cada um deles, e preencher formulários, utilizando as técnicas de programação.

Assim podemos criar softwares mais completos e funcionais, com várias finalidades. Podemos perceber que o código HTML, CSS, e a linguagem de programação do JavaScript, ficam juntos e são fundamentais na web que conhecemos hoje.

Bootstrap:

O Bootstrap é um framework do tipo front-end, usado para facilitar o trabalho dos desenvolvedores web que criam sites utilizando tecnologia mobile sem ter a necessidade de usar a linguagem CSS.

Ele possui diversos plugins em JavaScript, que ajudam os desenvolvedores a resolverem problemas sem dificuldades. Por meio dele, o desenvolvimento web é mais rápido e dinâmico, por já possuir diversos elementos prontos.

Essa ferramenta pode ser usada no HTML, CSS, JavaScript e JS. Pois possui código aberto para todas as linguagens de programação.

Lista de tabelas e comandos para personalização do Bootstrap, possuindo vários estilos:

➜. Table-active

➜. Table-primary

➜. Table-secondary

➜. Table-success

➜. Table-info

➜. Table-warning

➜. Table-dark:

➜. Table-light

➜. Table-responsive-sm

➜. Table-responsive-md

➜. Table-responsive-lg

➜. Table-responsive-xl

Com esses comandos e tabelas você consegue definir temas, edição de bordas, cores das linhas, deixar tabelas com ou sem bordas, alterar a tabela para compactar, e assim por diante.

As quatro últimas tabelas, são para acrescentar responsivos para breaking points específicos e mais personalizados.

foto de computador com codigo de site

Linguagem PHP:

Se você não sabe o que é PHP, trata-se de uma linguagem de script usada para comunicações do servidor, sendo capaz de lidar com as funções de backend, coletar formulários de banco de dados, gerenciar os arquivos dos servidores, e fazer modificações das bases de dados, e muitas outras alterações e controles.

Por ter a possibilidade de ser integrado em arquivos HTML, o PHP é utilizado para desenvolvimento web. Sendo usado para esconder códigos-fonte. Também podemos usá-lo para não ficar repetindo a escrita de marcações HTML, apenas fazemos a adição do código em arquivo PHP.

Forma como o PHP é escrito:

<Html>

<Head>

<Title>Teste PHP</title>

</head>

<Body>

<? Php echo '<p>alguma mensagem</p>';?>

</body>

</html>

Saindo do arquivo PHP em HTML:

<Html>

<Head>

<Title>Teste PHP</title>

</head>

<Body>

<P> algum texto</p>

</body>

</html>

Esse é apenas um exemplo do que é preciso para conseguir utilizar o script, podendo ser em várias maneiras ou formatos.

Linguagem jQuery:

A jQuery tem a função de compactar várias linhas com os códigos em uma única função, assim os desenvolvedores não precisam reescrever vários blocos de forma repetida até concluir o trabalho.

Podemos utilizar o jQuery para criar novos efeitos de slides utilizando apenas uma pequena linha de código:

$("#flip"). Click (function () {

 $("#panel"). SlideDown ();

});

Com ele também conseguimos deixar os elementos em HTML escondidos, e até mesmo utilizar códigos para manipular o CSS. Ele também possui correção de erros automáticos, fazendo a execução com os navegadores que o desenvolvedor utiliza.

O jQuery é compatível com todos os sistemas operacionais, assim como também pode ser usado em qualquer navegador. Tem suporte para CCS 3, tem como fator de criação a estrutura do código HTML e utiliza os estilos selecionados do CSS para buscar as marcações do HTML em uma página.

Os desenvolvedores utilizam o jQuery nas seguintes funções: Fazer o uso de scripts e outros elementos, reduzir códigos em JavaScript, fazer a criação de uma sintaxe muito mais fluida, conseguir uma compatibilidade dos códigos com os navegadores, trabalhar utilizando o AJAX, garantir uma compatibilidade com os plugins de outros desenvolvedores web, e muitas outras tarefas.

Linguagem Assembly:

Linguagem de programação de nível baixo, definida também como linguagem de montagem. Foi criada utilizando funções binárias no passado, tornando a tarefa muito complicada. Era vista como uma linguagem menos complexa, porém não tinha linguagem de máquina.

Linguagem GO google:

Uma linguagem de programação que foi criada pelo google, com propósito de aumentar a produtividade de projetos. Foi lançada em 2009, como um caminho para solucionar as necessidades da empresa.

Ela tem como foco a performance, buscando desempenho nos projetos trabalhados. Ela é uma plataforma múltipla, com suporte para Linux, Windows, MacOS, e outros sistemas operacionais. Essa linguagem possui código aberto, podendo ser combinada com vários recursos em alto ou baixo nível. Também é muito fácil programar e aprender sobre essa linguagem.

Ela tem conseguido avançar e se tornar cada vez melhor, nas listas de linguagens utilizadas por desenvolvedores e programadores. As empresas que usam essa tecnologia são: Uber, SendGrid, Dropbox, e muitas outras. Já no Brasil, essa linguagem ainda não possui muito sucesso e aplicações.

Objective-C:

Também é uma linguagem com foco em objetos, foi baseada em Smalltak e C. foi criada e pensada para uma programação que reutilizasse códigos. Ela pertence à Apple, sendo usada para desenvolver aplicações do sistema iOS.

Essa linguagem está em declínio, isso porque a ascensão da linguagem de programação Swift ainda apresenta boas colocações de popularidade e uso no mundo.

Linguagem Swift:

Também foi criada pela empresa Apple, sendo destinada ao desenvolvimento de aplicativos para a plataforma da própria marca (MacOS, iOS, Apple TC e Apple Watch).

Ele é um open source, foi criado e projetado com o foco em trazer uma liberdade maior aos programadores e desenvolvedores. Ele possui uma sintaxe simples e de boa performance, tendo a possibilidade de incorporar outros códigos.

Linguagem Python:

É uma linguagem de programação de alto nível, sendo interpretada, modular, dinâmica, multiplataforma e com orientação a objetos. Ela possui uma linguagem de sintaxe simples e com fácil processo de compreensão.

Podemos desenvolver scripts para tarefas automatizadas, com total segurança e rapidez. Sendo possível por possuir as bibliotecas nativas, que são disponibilizadas com a instalação.

Também podemos utilizá-lo para desenvolver aplicações em web, em sites simples, hospedagens, ERPs, administração de empresas e realização de marketing e venda de produtos ou serviços. Os desenvolvedores preferem utilizar o python pela forma simples e fácil de aprender a utilizá-lo, e também das suas aplicações. Além disso, é possível obter uma certificação Python, pela internet.

Banco de dados:

Banco de dados são os armazenamentos virtuais e registros de informações e dados de uma pessoa, empresa ou organização. Tendo o objetivo de fornecer uma eficiente e praticidade de acesso e leitura futuramente.

Esses bancos de dados são utilizados como um armazenamento da internet, ou seja, tudo que for armazenado na internet estará arquivado em um banco de dados. Ele pode estar instalado na máquina ou em nuvem.

O que é preciso para ser um desenvolvedor web?

Como todos sabemos, o primeiro ponto é ter conhecimento e domínio das linguagens de programação (tendo como base as que falamos aqui).  Assim como conhecer as ferramentas para criação e desenvolvimento de um site, tecnologias auxiliares e ferramentas com modelos para desenvolvimento, já ajudará muito no seu início.

A linguagem do tipo Front-end costumam ser a primeira escolhida pelos desenvolvedores iniciantes, e depois partindo para a lógica de programação, back-end e as tecnologias de banco de dados. Todo desenvolvedor, seja ele iniciante ou alguém que já está na carreira, deve manter estudos constantes! Afinal, a tecnologia ganha avanços a todo tempo.

Carreira da área de desenvolvimento web:

Desenvolvimento web tem uma lista diversa de carreiras, mesmo pertencendo à mesma área. O profissional tem uma rotina diferente em cada seguimento dos outros especialistas.

Todas as especialidades são unidades de certo modo, o mercado atual tem cada vez mais necessidades para suprir as evoluções e atualizações constantes. E ainda podemos nos conectar com outros profissionais ao redor do mundo, auxiliando uns aos outros por meio de fóruns e grupos de redes sociais na internet.

Seja um desenvolvedor web:

Para ser um desenvolvedor web precisamos de muito esforço e dedicação, pois como todos sabem, o mundo da tecnologia tem avanços a todo momento. Para conseguir acompanhar tudo, é preciso muito estudo.

Essa profissão tem ganhado muito espaço aqui no Brasil, o mercado de trabalho está se tornando muito amplo para esses profissionais e para os novos. Siga as dicas para ter um começo:

Ter perseverança:

Todos sabemos que tudo na vida tem um sacrifício, e em várias dificuldades não podemos pensar em desistir de tudo. Esse caminho de estudos possui muitas dificuldades e desafios, mas nunca devemos nos desanimar.

Manter rotinas e criar o hábito da disciplina é muito importante, para conseguir manter a constância nos estudos.

Acompanhar as atualizações:

A internet está evoluindo e recebendo muitas atualizações, e o desenvolvimento web também. Se você deseja ser um desenvolvedor ou programador, deve sempre ficar atento a todas as novas atualizações que acontecem. Os estudos nunca devem parar.

Se o desenvolvedor não acompanha o setor que atua, ele fica com a carreira parada no tempo. Sem conseguir avançar e voltar a acompanhar todos os setores de tecnologia.

Siga metas!

Elaborar metas ajudará a alcançar mais resultados! Sentimos satisfação quando conseguimos conquistar e superar as metas que definimos, sendo um ótimo método para impulsionar nossa carreira.

Porém, é importante que criemos metas que sejam realmente capazes de cumprir! Assim como o resultado nos impulsiona com motivação, quando não alcançamos podemos sofrer frustrações.

Defina e tenha foco em metas de curto prazo, elas são mais fáceis de serem conquistadas e muito útil para quem está iniciando uma nova etapa de carreira profissional. Assim também evitamos a alteração dos nossos objetivos, por não ter alcançado os que já tinham sido definidos anteriormente.

Ideia de plano de ação:

Após decidir o que seguir e aprender, vamos ver por onde você pode começar:

  • Mês 1 – estudamos e aprendemos código HTML e CSS;
  • Mês 2 – Estudamos e aprendemos JavaScript;
  • Mês 3 – comece a estudar a linguagem PHP;
  • Mês 4 – faça um teste, crie um site usando seus conhecimentos em HTML, CSS, PHP e JavaScript;
  • Mês 5 – crie um site para conseguir apresentar um portfólio, com sua marca pessoal;
  • Mês 6 – hora de entrar em contato com as empresas e tentar ganhar experiência, comece a oferecer seus serviços e comece a trabalhar como desenvolvedor web;
  • Mês 7 – continue aprendendo;

Estudos constantes:

É importante que o estudante ou profissional de desenvolvimento web, mantenha os conhecimentos e aperfeiçoamento constante. Adquirindo cursos online, pagos ou gratuitos, para expandir os estudos. Quanto mais cursos e estudos você conseguir ter, melhor será o seu currículo. Tendo ainda mais chances de ter uma boa vaga profissional nas empresas.

Também deve acompanhar notícias de vários pontos do mundo inteiro e sites voltados para assuntos de tecnologia, conseguindo ficar atualizado sobre o mundo da internet e da programação.

Hoje em dia podemos ter contato com outros profissionais e estudantes da mesma área em que estamos, por meio das redes sociais você pode encontrar várias pessoas e páginas falando sobre essa carreira profissional.

Utilizando o portfólio:

Depois que você tiver começado a desenvolver aplicações na web, é importante que você comece a apresentar o seu trabalho de forma mais profissional. Para isso utiliza-se o portfólio, sendo com um currículo virtual.

Ele é muito importante para apresentar os trabalhos para clientes e empresas, mostrando o que você consegue e sabe fazer. Informando também os conhecimentos que você tem, junto da capacidade de aplicar todos eles.

Ter disciplina:

Quando estamos motivados é algo muito ótimo para ser produtivo, conseguindo encontrar vários motivos para manter uma constância no trabalho e nos estudos. Porém, ela dura pouco! E isso se torna um problema que poucos sabem resolver.

Nesse momento devemos entrar com a disciplina, onde conseguimos controlar o foco e fazer todas as tarefas necessárias. Mesmo que estamos em momentos de pouca vontade ou desânimo.

Estude sobre técnicas de motivação e disciplina, conseguindo ter mais controle sobre essa área e aumentar suas chances de sucesso. Isso não se aplica somente na área de desenvolvimento web, mas em várias carreiras e etapas da vida.

Conclusão:

Antes de escolher essa profissão, é importante saber que é ter em mente que ela exige um estudo e atualização constante. Em vários casos as tecnologias se complementam e os conhecimentos de algumas linguagens de programação acabam aderindo a outras.

Por esse motivo, o desenvolvedor fica em reflexão, estudo e atualizações constantes como algo normal da profissão. Sempre aprenda os conteúdos mais fáceis e depois vá para os mais difíceis, conseguindo dar um início melhor na sua carreira.

Desenvolvimento web exige muito mais do que conhecer códigos, você terá que ter muita força e energia mental e disposição também. Pensando sempre no que você busca, e usar isso como combustível durante sua jornada. E na hora de criar os seus sites, escolher uma boa hospedagem de sites é essencial. Então, confira as condições da ISBrasil!

Gostou de nosso post? Compartilhe: