Desenvolvimento de Landing pages pode ser um bom caminho

22/05/2018 às 17:57 Ajuda

Desenvolvimento de Landing pages pode ser um bom caminho

Você já pensou em incluir estratégias de Inbound Marketing na sua loja virtual utilizando Landing Pages? Dentre todas as potenciais ações do Marketing Digital disponíveis, certamente esta é que apresenta um dos caminhos mais consistentes para iniciar ou desenvolver um bom relacionamento com potenciais clientes.

Diante desse cenário, as Landing Pages são o ponto fundamental para capturas objetivas e bem direcionadas. Mas como fazer uma landing page de sucesso e que traga o retorno esperado? Continue a leitura e conheça 7 dicas bacanas que vão te ajudar bastante. 

O que é uma Landing Page? 

Landing Page, também conhecida como página de conversão, é uma página que traz uma oferta para os visitantes e tem um único objetivo que é convencer os clientes a fechar o negócio com sua loja.

Ela é composta por, no mínimo: 

  • Uma oferta;
  • Um formulário;
  • Um CTA;

A oferta pode ser um produto ou serviço dentro de uma estratégia de Marketing Digital. Geralmente é oferecido algum material gratuito, como um e-book informativo, alguma ferramenta da área, infográfico ou qualquer conteúdo que agregue valor para o visitante.

Em troca disso, o internauta fornece através o formulário, algumas informações de contato, como nome ou e-mail de contato. Essas informações são valiosas e podem ser utilizadas pela empresa para que o lead seja nutrido e seja encaminhado em direção ao fundo do funil de vendas, ou seja, o momento de compra. Aprimore seus conhecimentos em Hospedagem de site gratuito

Um bom funil de vendas é aquele que considera o estágio onde cada grupo de potenciais clientes se encontra. Quando nos referimos sobre um visitante com interesse superficial sobre algum assunto, ele está no topo do funil. Já o internauta que tem pleno domínio sobre o assunto e busca por algo mais denso e técnico, se encontra no fundo do funil.

Depois disso, ele conclui a ação clicando no botão CTA (call to action) que deve ajudá-lo a entender qual foi o resultado da sua ação. Pode ser uma mensagem para receber o e-book, baixar o template ou acessar uma ferramenta. 

Para garantir o foco do usuário na ação que precisa ser concluída, a landing page dispensa menus, links e outros elementos que possam distraí-lo durante a navegação. 

Vale sempre ressaltar que o sempre deve ser a conversão. Por isso, qualquer informação que não traga os benefícios da oferta de forma objetiva, clara e simples não deve existir em uma landing page. 

Mas para que a conversão aconteça, você deve estar disposto a produzir conteúdo de qualidade. Ofertar informações relevantes é a principal ação para criar uma imagem através da qual a sua empresa será vista como referência. 

Dessa forma, sua empresa vai estar apta a entender e atender todas as necessidades do visitante virtual. Antes de pensar em construir uma Landing Page, defina o que será ofertado por meio dela. Confira agora as dicas para o desenvolvimento de sua landing page. 

1. Apresente a oferta com objetividade

A Landing Page precisa informar seu objetivo logo de cara, pois o foco dela são as conversões, ou seja, a captura efetiva de contatos que tem algum interesse pela sua oferta. 

Mas para conseguir capturar as pessoas certas, é importante considerar algumas características próprias desse tipo de página, que garantem clareza, objetividade e a permanência dos visitantes. 

Entregue o que deseja ao visitante com clareza. O título e o subtítulo são o cartão de visitas em uma Landing Page. Em uma página resumida, você tem pouco tempo para captar atenções, portanto, vá direto ao assunto. Alguns cuidados e atenções especiais fazem toda diferença na hora de construir uma Landing Page de sucesso. 

2. Conheça o seu público

Essa é outra dica fundamental. Construa uma oferta adequada para seu visitante, pois ele deve se sentir interessado no seu conteúdo. Não crie ofertas genéricas ou que não tenham nada a ver com o seu público-alvo. Entenda com clareza quais são as dificuldades desse grupo de pessoas para que sua landing page contribua de forma significativa. 

3. Preste atenção aos detalhes

Explicar a oferta de forma resumida no cabeçalho de uma Landing Page não é tarefa fácil. Por isso, existe a possibilidade de incluir tópicos de detalhamento. Você pode descrever exatamente o que seu lead vai encontrar, aumentando e muito as chances de conversão. Leia nosso post sobre hospedagem ilimitada existe

4. Faça um formulário resumo

Você não precisa capturar todos os dados do seu lead logo no primeiro contato. Evite atritos desnecessários com perguntas desgastantes e sempre prefira ser direto, sem distrações. Concentre no formulário de conversão solicitando informações básicas como nome, e-mail e profissão.

5. Crie ofertas que sejam atrativas

Tente explicar exatamente o que o seu visitante vai receber com o máximo de detalhes possíveis. Você deve construir um sólido relacionamento com seu lead e não apenas em contatos pontuais. Por isso, garanta o engajamento contínuo, planejando o envio conteúdos relevantes periodicamente.

6. O conteúdo é tudo

É natural que você volte suas atenções para o layout da sua Landing Page. Logicamente isso é importante, mas o conteúdo vale muito mais. Por isso, o detalhamento em tópicos é uma ótima oportunidade de despertar interesse, antecipando o resultado final do material. Exibir perguntas frequentes sobre um tema é sempre um boa alternativa. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

7. Não se esqueça dos CTAs

Crie botões Calls-to-Action que sejam efetivos. Se ao final da visita você quiser que seu lead faça o download do material, não esqueça de sugerir esta ação de forma direta e explícita. Se o objetivo é fazer a inscrição para um curso online, por exemplo, não se esqueça de deixar isso em destaque.

Conclusão

Essas dicas podem garantir boas conversões na sua Landing Page. Lembre-se também de que esta é uma ótima oportunidade de mostrar que você domina seu nicho de atuação. Mesmo se não converter, certamente deixará a sua marca como uma fonte confiável e relevante. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: