Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Desenvolvedor: 5 suportes básicos para o cliente

03/07/2019 às 19:40 Ajuda

Desenvolvedor: 5 suportes básicos para o cliente

Não importa qual seja sua profissão ou qual seja o tipo de negócio que você tenha, lidar com clientes é sempre necessário.

E além disso, entender bem como funciona toda a questão do suporte pode ser um diferencial para o seu negócio e exatamente a chave que faltava para seu crescimento.

Por isso listamos hoje os 5 suportes básicos para o cliente que um desenvolvedor precisa ter.

É a partir deles que você pode desenvolver outras habilidades e se aprimorar ainda mais nesse aspecto. Acompanhe as dicas aqui!

Ter didática

Um produto projetado de forma perfeita não precisaria de suporte ao cliente, não é verdade? Isso significa, então, que por melhor que seja esse produto, ele ainda terá alguma falha.

E até que o produto perfeito exista, um bom desenvolvedor precisa saber que a didática é um dos suportes básicos para o cliente.

Ao desenvolver um produto, é fácil ficar preso ao seu próprio ponto de vista.

Mas uma interface ou recurso que possa parecer intuitivo para você, não parecerá natural para alguns clientes, principalmente para quem não está tão habituado com o universo da tecnologia.

Conversar com eles ajudará você a entender uma perspectiva de usuário diferente, o que pode otimizar sua abordagem de design para torná-la mais clara e, consequentemente, mais didática.

Leia também: como fazer um blog

Ter paciência

Colocamos a paciência como um dos 5 suportes básicos para o cliente que um desenvolvedor precisa ter, mas a verdade é que qualquer um que lide com clientes precisa dela.

Isso vai ser necessário, na verdade, em qualquer profissão em que você precisa lidar com pessoas que desejam o melhor de você e, não raro, que desejam mais do que você pode oferecer, ainda que não por maldade.

A paciência é apenas importante também para os clientes, que geralmente acionam o suporte de um desenvolvedor quando estão confusos ou com muitas dificuldades de lidar com determinado produto.

Por outro lado, a paciência também não deve ser usada como desculpa para um serviço preguiçoso ou feito de forma lenta.

Deve existir um equilíbrio entre o quanto seu cliente precisa lidar com você e o quanto você precisa lidar com ele. Uma boa relação nesse sentido geralmente traz uma boa imagem para o seu negócio.

Saber se comunicar

Certifique-se de que você está chegando ao problema rapidamente, os clientes não precisam da sua história de vida nem de saber como está o seu dia.

Em outras palavras, saiba ir direto ao ponto antes que seu cliente pense que você não sabe o que está fazendo.

Mais importante do que isso, você precisa ser cauteloso sobre como alguns dos seus hábitos de comunicação são traduzidos ou interpretados pelos clientes.

E nesse caso, é melhor pecar no excesso (de cautela) do que ser questionando pelo seu trabalho.

É claro que isso é uma habilidade que deve ser adquirida com o tempo e que, invariavelmente, acaba melhorando com a prática.

Ainda assim, ter uma boa comunicação é sempre a chave para qualquer negócio de sucesso, por isso preste atenção em pequenos erros que pode cometer e aprenda a melhorar sempre que puder.

Saber entender o cliente

Dentro os 5 suportes básicos para o cliente que um desenvolvedor pode ter, esse é um dos que mais se transformou nos últimos anos e até por isso um dos que as pessoas mais tem dificuldades.

Isso porque, com a digitalização dos trabalhos, você nem sempre poderá ver os clientes cara a cara e, em muitos casos nem mesmo ouvirá a voz deles.

A transformação desse tipo de relação também exige um certo tipo de transformação na hora de interpretar o que seu cliente deseja.

É necessário saber qual é a linguagem que ele está falando e tentar ser o mais claro possível de que está lá para ajudar a lidar com um problema específico.

É claro que existem recursos que podem ser muito úteis, como as mensagens por áudio e até mesmo vídeo. Mas em tempos onde tudo é resolvido com muita rapidez e através de poucos cliques, desenvolver essa habilidade é extremamente necessário.

Você já conhece o nosso serivço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Ter empatia

Podemos definir empatia como a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos de outra pessoa. E essa habilidade desenvolvida (que também pode ser interpretada como um traço de caráter) reflete em diversos outros aspectos de sua vida.

E por ser uma habilidade, a empatia pode ser aprendida e aprimorada e é um suporte básico para qualquer tipo de cliente.

Mesmo quando você não consegue (ou não pode) dizer ao cliente exatamente o que deseja ouvir, uma dose de cuidado, preocupação e compreensão será muito útil.

A capacidade de um desenvolvedor ter empatia com um cliente e criar uma mensagem que direcione as coisas para um resultado melhor pode, com frequência, fazer toda a diferença no crescimento e na imagem do seu negócio.

Você também pode se interessar: Hospedagem de site gratuita

E aí, o que você achou dos 5 suportes básico para o cliente que todo desenvolvedor precisa ter? Como dissemos no início do texto, essas habilidades são apenas pontos de partida para que você possa desenvolver muitas outras que serão realmente importantes para que o trabalho de lidar com clientes seja cada vez melhor. 

Comunicação é a palavra-chave para que esse desenvolvimento aconteça e, ainda que algumas habilidades sejam difíceis de se desenvolver, como ter mais paciência com clientes cada vez mais exigentes, é necessário saber que elas existem e tentar encontrar maneiras de fazer com que elas tragam algo de positivo para o suporte da sua empresa ou mesmo para o seu trabalho como desenvolvedor.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: