Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Datacenter virtual: Conheça essa tendência

27/12/2018 às 20:39 Hospedagem de Sites Ajuda

Datacenter virtual: Conheça essa tendência

A tecnologia avança, muda e se transforma constantemente. E essas transformações acontecem de maneira rápida e, para quem não está totalmente conectado nas nossas tendências, elas parecem até imperceptíveis.

Mas quem não pode deixar de acompanhar tudo o que há de novo no mundo das tecnologias são aqueles que possuem um negócio na internet.

Mas entre todas as ferramentas e opções que têm surgido para que o seu negócio possa crescer, existe uma que tem se destacado ultimamente.

Vamos falar hoje sobre o Datacenter Virtual, uma tendência que tem se concretizado cada vez mais no mundo dos empreendedores. Confira!

Aprenda como fazer um blog

O que é Datacenter Virtual?

Trata-se de um conjunto de recursos de infraestrutura em nuvem projetados especificamente para as necessidades de negócios, ou seja, um grupo de recursos feitos exatamente para quem depende da internet para trabalhar, que não são poucas pessoas hoje em dia.

Não é difícil imaginar como ele funciona. O Datacenter Virtual é basicamente uma representação de um datacenter físico através da nuvem, completo com servidores, clusters de armazenamento e muitos componentes de rede que residem em um espaço virtual e hospedado por um ou mais datacenters reais.

Assim como você faz em qualquer Datacenter físico, você pode modificar os recursos do Datacenter Virtual para o que você preferir, seja para aplicativos, unidades de negócios ou projetos.

A grande diferença aqui é que você não precisa se preocupar com o espaço físico.

Você já conhece o nosso serviço de Gerenciamento de Servidor?  Ele é tabelado conforme analise. Contamos ainda com diferenciais como: O Monitoramento 24/7/365, verificações preventivas programas e muito mais. Confira já!

Principais Vantagens do Datacenter Virtual

É claro que uma tecnologia com tantas inovações traz uma série de benefícios tanto para os pequenos empreendedores quanto para as grandes empresas.

Vamos listar aqui quais são as principais vantagens do Datacenter Virtual e falar um pouco mais profundamente sobre cada uma delas. Elas são:

  • Redução de custos
  • Backups mais fáceis
  • Redução do calor
  • É bom para o meio ambiente

Redução de custos

É inevitável. Se falamos sobre como fazer sua empresa crescer, a primeira vantagem sempre tem que ter relação com o quanto você gasta e o quanto você ganha. E nesse sentido o Datacenter Virtual é bastante vantajoso.

Pare para pensar. O hardware é, na maioria das vezes, o maior custo no datacenter comum. Reduzindo a quantidade de hardware usada por sua empresa, você inevitavelmente reduz seu custo também.

Mas o custo vai muito além do hardware. Com um Datacenter Virtual você não precisa pagar pelo tempo de inatividade e manutenção, além de também acabar gastando menos eletricidade.

Com o tempo, tudo isso resulta em uma economia significativa para o seu negócio.

Backups mais fáceis

Você pode não apenas fazer backups completos do seu servidor virtual, como também pode fazer backups e instantâneos de suas máquinas virtuais.

O que significa, basicamente, que você terá backups por todo o tempo de atividade do seu Datacenter Virtual, o que também significa mais segurança.

Os backups instantâneos podem ser feitos ao longo do dia, garantindo dados sempre atualizados.

E como o disparo de um backup instantâneo é ainda mais rápido do que inicializar um servidor físico comum, o tempo de inatividade é drasticamente reduzido. Ou seja, segurança e economia andando juntas dentro do mesmo benefício.

Redução do calor

O controle de calor em um datacenter físico sempre foi uma das principais preocupações de quem possuía um negócio dependente desse tipo de tecnologia.

A única solução para todos esses problemas decorrentes da geração de calor é usar menos servidores e a técnica para fazer isso, é claro, é virtualização de Datacenters.

A conta é simples: Menos o hardware, menor a geração de calor. Isso acaba eliminando todos os problemas de geração de calor que foram uma verdadeira dor de cabeça nas empresas por muito tempo.

É bom para o meio ambiente

É impossível ignorar a questão ambiental hoje em dia. E isso não deve ser apenas uma preocupação com a imagem da sua empresa, mas com o futuro da humanidade no geral.

Utilizar um Datacenter Virtual significa utilizar menos recursos físicos, produzir menos lixo e, principalmente, menos lixo tóxico.

No fim das contas, além de você estar contribuindo para o planeta, sua empresa também sai ganhando como amiga do meio ambiente.

Leia também: Qual é o preço de um Gerenciamento de Servidores?

Existem desvantagens?

Apesar de existirem muitas boas vantagens para você utilizar um Datacenter Virtual, é necessário ressaltar que ainda existem algumas desvantagens sim em seu uso.

Podemos falar que a principal delas está na dificuldade de virtualizar hardwares específicos que sua empresa usa. A tecnologia ainda não deu conta de virtualizar todo tipo de processo feito por meios físicos e, fazer um negócio metade virtual e metade físico pode acabar saindo caro demais.

Por essa razão muitas empresas ainda tem um pé atrás na hora de utilizar tecnologias como o Datacenter Virtual.

Além disso, os investimentos para se utilizar um Datacenter Virtual  também não são para qualquer um.

A tendência é que pequenos negócios ainda precisem utilizar datacenters físicos por um tempo se não quiserem desembolsar uma considerável quantia, o que normalmente ninguém quer.

É claro que, aos poucos, essas desvantagens tendem a sumir conforme a tecnologia for avançando.

Conseguiu aprender um pouco mais sobre a tendência que é o Datacenter Virtual? Acompanhar as tendências e tudo o que há de novo no mundo das tecnologias não é só importante, mas obrigatório para todos que pretendem manter os seus negócios ativos nos próximos anos.

O mercado hoje em dia é mais volátil do que nunca e a necessidade de se adaptar à novas realidade tem se tornado cada vez mais real.

Por isso, acompanhar tendências como o Datacenter Virtual é tão importante, assim manter o olho no futuro para saber quais serão os novos rumos a serem tomados.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: