Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Data Driven: Descubra o que é e a consequência para as empresas que o aplicam

12/08/2021 às 21:48 Ajuda

Data Driven: Descubra o que é e a consequência para as empresas que o aplicam

O Data Driven tem sido uma das principais revoluções nos padrões de trabalho em empresas, podendo direcionar decisões a partir de mudanças culturais e do investimento em tecnologias.

Antes de entrarmos com maior profundidade no assunto, é importante pontuar que o principal embasamento do Data Driven são os dados, e informações diversas de uma marca.

Elas podem ser das mais variadas, desde pontos internos da própria empresa de contrato de endereço fiscal até itens que envolvem diretamente seus clientes. 

O objetivo, portanto, é analisar pontos importantes e necessários e investir em soluções totalmente embasadas.

Lembrando que essa não é uma forma nova de lidar com as questões dentro de uma empresa. 

No entanto, a partir da popularização e utilização de tecnologias no ambiente de trabalho, isso se tornou muito mais aprofundado, e com certeza, passou a ser uma cultura de trabalho interno.

Por isso, no texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre data driven, pontuando questões essenciais de sua criação, vantagens para empresas que a usam e formas de praticá-lo.

Conheça mais sobre o Data Driven

O Data Driven, que em português significa algo como direcionamento por meio de dados, pode ser compreendido, parcialmente, a partir do próprio nome. 

Essa é considerada uma forma de trabalho, que considera basicamente dados como pontos importantes da marca.

Mas, para entendermos melhor essa questão, é necessário voltarmos alguns anos no tempo e compreendermos as principais formas de decisões que foram tomadas por empresas.

Quase todos os tipos de grandes, médios ou pequenos negócios com o mínimo de administração, sempre basearem seus dados a partir de resultado ou levantamentos da empresa de envelope personalizado para empresa, tal como:

  • Vendas;

  • Pesquisas de popularidade;

  • Resultados internos;

  • Relatórios financeiros.

Os pontos acima, dentre outras possibilidades de análise verificadas em cada realidade empresarial, formaram aquilo que chamamos de embasamento para decisões da empresa.

Por muito tempo, essas foram as principais formas de encontrar provas de que uma tomada de decisão seria necessária ou um modo de trabalho seria mais eficaz. 

Porém, com a chegada e popularização de tecnologias no ambiente corporativo, isso mudou.

O que era difícil de mensurar se tornou altamente avaliativo. Dados que eram praticamente impossíveis de serem alcançados, como tráfego em um canal de comunicação, passaram a fazer parte de uma realidade dentro de um negócio de bloco de pedido.

Logo, pudemos observar que a utilização e inversão de análise de dados dentro das empresas passou a ser muito mais fácil, provendo melhores estratégias e resultados.

Em meio a isso, o Data Driven nasceu e se popularizou, podendo ser considerado, hoje, uma das principais estratégias utilizadas por tomadores de decisões.

Isso dentro das mais variadas empresas em todo o mundo, que incorporam em praticamente toda a ação um dado base.

Por exemplo, os investimentos em marketing de um negócio de entrega de documentos pode ser bem avaliado a partir dos dados de CRM de vendas que são atrelados a anúncios.

A estratégia de venda de uma outra empresa pode ser verificada a partir do engajamento nas redes sociais, que evocam o número de contatos feitos com clientes. 

Dessa forma, é possível prover melhorias e até mesmo a abertura de novas frentes de trabalho.

Nesses dois exemplos podemos perceber que os dados e principalmente a análise deles consegue trazer muito mais embasamento para mudanças e decisões.

Essa de fato é a principal base do Data Driven, e com certeza, revolucionou empresas dos mais variados ramos, em múltiplos sentidos, trazendo vantagens interessantes.

Quais os principais impactos dentro da empresa?

A seguir, vamos entender alguns pontos de impactos positivos dentro de empresas de instalação de internet que utilizam o Data Driven como parte essencial de suas estratégias, tal como os pontos de decisão de vendas e investimentos.

  1. Maior assertividade em decisões

Com dados concretos e um assunto importante dentro de uma empresa, como a rotatividade de funcionários em um único ano.

Portanto, é possível propor decisões cada vez mais fortes e certas para o negócio, tendo muito mais chances de acertar nas soluções.

Em comparação com um cenário onde a análise dessas informações tidas como essenciais, tudo seria muito mais abstrato, e as chances de erros seriam com certeza maiores.

Por essas e outras, muitas empresas de impressão cartões de visita preferem a análise de dados em praticamente todas as ações de melhoria que fazem, conseguindo incorporar maior tranquilidade e também menos riscos ao apostar em uma novidade ou compra.

  1. Auxílio em crises empresariais

No momento de uma crise empresarial, algo que pode acontecer com praticamente todas as empresas.

Por motivos diversos, é essencial que os profissionais envolvidos guiem suas escolhas por dados, já que o erro pode ser algo extremamente perigoso e irreversível.

Por exemplo, dentro de um negócio de fachada com LED a análise feita por um setor de compras pode ter analisado um investimento demasiado, o que pode ser cortado.

Em meio a essa decisão, a escolha pode fazer sentido para a economia e também para o investimento da empresa em outro setor, que se considera em crise, o que pode trazer muito mais tranquilidade para os tomadores de decisões dentro de suas decisões.

  1. Melhores mudanças para clientes

Muitos dos dados coletados por uma empresa que viabiliza o Data Driven podem ter impacto com os clientes. 

Inclusive, é bem possível que muitas das informações tenham origem a partir de contatos com os consumidores, como relatórios de compra.

Dessa forma, um dos principais impactados com as mudanças feitas por uma empresa são de fato os clientes, algo que consegue surtir resultados de forma muito mais potente.

O ideal em casos de empresas de computador novo que tem como foco a melhoria do relacionamento ou aumento das compras, é colocar de fato modificações que venham a somar e a colaborar com aquilo que de fato o consumidor deseja no momento.

De que forma implantar o Data Driven com sucesso?

Saber implantar o Data driven da maneira correta é tão importante quanto reconhecer sua importância dentro de uma corporação.

Tendo em vista que alguns pontos são essenciais e podem fazer uma grande diferença em qualquer ação pontuada por dados.

Portanto, abaixo vamos entender as melhores formas de colocar em prática, atentando a questões que devem ser pontuada com grande impacto para que de fato o Data Driven se torne uma das principais ferramentas, e determine mudanças prioritárias no negócio

Trabalhar a cultura da empresa

A cultura empresarial é um ponto que dita as movimentações e padrões de trabalho em um local. 

Para que o data driven se torne uma prioridade e realidade dentro de uma empresa, o ideal é que a cultura de fato evolua. Mas, para tal, é preciso criar essa possibilidade.

O melhor a fazer é começar com essa conversa desde o momento em que um novo colaborador chega na empresa, estreitando ainda mais com aqueles mais antigos as novas formas de trabalho e de relações com dados no lugar.

Prover tecnologias cabíveis

Uma boa análise de dados acontece a partir da utilização de tecnologias cabíveis, responsáveis pela retenção de informações importantes dos mais diversos setores.

Para que toda a equipe da sua empresa consiga colocar isso em prática, é mais do que essencial que haja tecnologias, como sistemas, softwares e outras formas de captação e análise, o que vai de fato definir a existência ou não de relatórios de dados.

Teste ideias de colaboradores

Testar as ideias dos colaboradores, dentro de uma realidade de Data driven é, além de um voto de confiança importante, uma maneira de fazer com que projetos sejam implementados com a máxima participação de todos de dentro da equipe.

Além disso, quando falamos de dados e informações retiradas dos mais diferentes contextos, o melhor é sempre prover experiências onde possam ser visualizadas.

Conceda treinamentos sobre análises

Os treinamentos são mais do que essenciais dentro de realidades de análises de dados, já que nem todos da sua equipe podem ter o mesmo nível de expertise para isso.

Dessa forma, palestras, cursos e capacitações voltadas à análise de dados e o embasamento de decisões são mais do que eficientes nesse contexto.

Considerações finais 

O Data driven nada mais é do que um formato de trabalho onde os dados são os verdadeiros guias nas mentes e ações dos tomadores de decisões, bem como de todas as equipes responsáveis por cada parte dentro de uma empresa.

Trabalhar com essa estratégia dentro de uma cultura de trabalho pode ser essencial para trazer maior certeza e menos erros para dentro de um negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: