Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça os principais fatores SEO de ranqueamento do Google

19/07/2018 às 08:59 SEO

Conheça os principais fatores SEO de ranqueamento do Google

Todo profissional de marketing digital sabe da importância do SEO para ter sucesso em sua estratégia digital.

Aplicar as técnicas corretas de SEO é o caminho para levar um conteúdo ao topo dos resultados de pesquisa do Google.

Porém, é difícil saber quais são os principais fatores de ranqueamento, já que o Google vem realizando constantes atualizações em seu algoritmo para melhorar a definição de relevância e destaque de um conteúdo no site.

Por isso, viemos trazer neste texto uma lista com os principais fatores SEO de ranqueamento no Google.

Como você verá abaixo, seguindo os passos que daremos, você entenderá quais são os critérios que mais importam e como obter um bom resultado para colocar um texto na primeira página do Google.

Antes de tudo, é importante frisar que os conceitos listados abaixo são baseados em algumas citações do Google e de especialistas do setor, já que o próprio site nunca afirmou quais são seus principais fatores de ranqueamento.

Confira abaixo os principais fatores SEO de ranqueamento no Google:

Conteúdo único e altamente relevante

O primeiro passo para levar um texto ao topo de ranking do Google e buscar escrever um conteúdo original.

É lógico, que todo conteúdo deve ser formulado com base em referências, mas passar sua visão e sua experiência sobre o assunto, por exemplo, são pontos em que se deve investir para que o texto seja único, seja original, seja seu.

Outro ponto é criar um conteúdo relevante. Mas como saber o que tem relevância? Conheça seu público! Apenas sabendo que são seus clientes, você conseguirá escrever sobre o que lhe interessa.

É por isso que um dos primeiros passos numa estratégia de marketing é a criação de personas.

Busque saber e entender o que seus clientes precisam e assim escreva um conteúdo utilizando tudo o que puder para aumentar sua relevância, como citar exemplos, falar sobre cases, expor dados de pesquisa, etc.

Tudo isso, fará com que o Google considere seu texto único e altamente relevante para os usuários da plataforma.

Autoridade de página e de domínio

O PageRank de um site foi um dos fatores que influenciaram o algoritmo do Google e ainda gozam de grande relevância para o mecanismo.

Para ter um bom resultado neste ponto é preciso que sua página receba links de outros sites confiáveis, quanto mais melhor.

Mas como tudo passa por modificações, a nova versão do PageRank é o Page Authority, que traz mais transparência para o algoritmo do Google do que a versão anterior.

Outro ponto importante é a autoridade de domínio, ou seja, o posicionamento do seu site na internet.

Para checar a posição do seu site nestas ferramentas, você pode entrar no site Open Site Explorer.

Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.  

TrustRank

O TrustRank é uma métrica definida através do relacionamento do seu site com outras páginas de internet.

Esse fator aponta o quanto seu site é confiável para os usuários do Google e pode ajudar a alavancar sua estratégia de SEO e o levar ao topo do ranking.

Basicamente para ter um bom TrustRank, o seu site deve se relacionar apenas com outros sites confiáveis.

Em suma, a dica aqui é buscar parcerias de guest posts e troca de links com sites relevantes e que agreguem valor ao seu conteúdo.

Velocidade de carregamento da página e site responsivo

Estes são dois fatores importantíssimos para o Google, principalmente com o uso cada vez maior de dispositivos móveis como smartphones e tablets para o acesso à internet.

O próprio Google, inclusive, que avisou aos profissionais de SEO sobre a importância destes dois fatores.

E por que eles são tão importantes? Bom, vamos por partes.

Primeiro, vamos falar sobre a importância da velocidade de carregamento de página.

Este fator é bastante importante para quem acessa o Google pelo smartphone, por exemplo.

Como a maioria das conexões neste caso são de 3G e 4G, a velocidade e a estabilidade deixam um pouco a desejar.

Por isso, que as páginas web devem ser bem leves, para que elas possam carregar também em conexões de baixa velocidade.

Agora, vamos falar sobre a importância do site responsivo. Isso acontece por que a visualização de uma página web é bem diferente por um smartphone em relação ao computador.

É por isso que adotar um modelo responsivo em seu site é muito importante para que os usuários consigam acessá-lo sem nenhum problema todas as informações sobre sua empresa e os conteúdos que você lança em seu blog.

Uso de certificado SSL

Os sites que começam sua URL com o prefixo HTTPS ganham pontos com o Google. E por que isso acontece? É simples, estes sites são considerados sites seguros.

Eles utilizam alguma versão de Certificado SSL, que garantem a criptografia das informações e tornam mais difícil a invasão e roubo de dados.

Entendeu a importância? Aqui na ISBrasil, todos os nossos planos de hospedagem contam com Certificado SSL gratuito para garantir a segurança de nossos clientes.

Por isso, que muitos sites estão buscando obter esse certificado para não terem um ranqueamento impactado pelo Google.

Distribuição da palavra-chave no texto

O ranqueamento, como todos sabemos, acontece através do uso correto da palavra-chave. Isso já é conhecido desde os primórdios do SEO, mas ainda existem muitos empreendedores que pecam neste ponto.

O ideal é que você utilize a palavra-chave no título, em algum subtítulo do seu texto, no primeiro e no último parágrafo e a insira algumas vezes no corpo do texto de maneira coerente e natural.

Outro erro cometido por muitos é o uso em excesso da palavra-chave, o que acaba tendo efeito inverso no Google, que entende que o site que pratica esta técnica está tentando manipular o algoritmo e acaba muitas vezes aplicando punições como perda de posições no ranking e até o banimento do site.

Gostou das dicas? Confira mais sobre o assunto em nosso blog. Conheça o nosso serviço de G-Suite.

Gostou de nosso post? Compartilhe: