Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça os benefícios de um IP dedicado

23/08/2017 às 07:59 Hospedagem de Sites

Conheça os benefícios de um IP dedicado

Saiba de todas as vantagens de ser ter um IP dedicado e porque ele traz muito mais vantagens para sua loja virtual ou empresa física, alavancando suas vendas.
Certamente você já deve ter ouvido falar em um termo muito usado na era digital, que é o IP. Trata-se de uma série única de números que identificam todos os computadores individuais que acessam a internet, ou seja, é como se fosse a identidade do computador. A sigla IP (Internet Protocol), que em português significa Protocolo da Internet, pode ser dedicado ou compartilhado. Ambos têm vantagens, mas fazer o uso de um IP dedicado pode ser muito mais vantajoso para sua empresa. Através desse artigo, você vai conhecer os benefícios de um IP dedicado em como ele pode trazer mais segurança para os computadores de sua loja online ou empresa física.

Conheça as diferenças entre IP dedicado e IP compartilhado

Suponha que você tenha uma loja virtual com domínio hospedado com alguma empresa. Você vai ver que ele vai direcioná-lo para um IP que pode ser compartilhado ou dedicado. Mas você deve estar se perguntando qual a diferença dos dois, certo? Se você optou por um IP dedicado, poderá visitar a página de seu website, apenas digitando no browser o seu endereço de IP. Mas se você fizer a opção por um IP compartilhado, você divide o mesmo endereço com centenas de sites e caso tenha algum tipo de problema com esse IP compartilhado, a página de seu site pode ser diretamente afetada, trazendo-lhe transtornos.

Blacklists

No mercado, existem inúmeras empresas que monitoram todas as atividades dos endereços IP. Se você pensar de forma lógica, chegará a conclusão de que, se um único endereço IP é usado por vários domínios, as chances desse IP compartilhado apresentar algum tipo de falha, são enormes, certo? Muitos provedores de e-mail bastante conhecidos no mercado, verificam a reputação do endereço de IP e caso o mesmo já esteja comprometido, tais e-mails podem ser rejeitados por esses provedores. Se você fizer a opção por um IP dedicado, significa que somente você é o responsável por todas as informações que tiveram origem a partir dele. Em suma, é muito mais segurança e tranquilidade para você e seu website.

Aprenda como fazer um blog

Lojas virtuais

Se você é dono de uma loja virtual, por exemplo, o uso de um IP dedicado é extremamente recomendado. É uma forma de garantir a segurança e a confiança dos usuários que visitam ou compram de sua loja. Os donos de loja virtual, geralmente, precisam emitir nota fiscal de venda, e por isso precisam do Certificado Digital (SSL), o que não é permitido com um IP compartilhado. Se você já fez algum tipo de compra online, provavelmente já deve ter percebido quando digita o endereço do site, a diferença entre http:// e https://. No primeiro, significa que a loja não tem certificado digital, ao contrário do segundo, que significa que é totalmente seguro e todas suas informações serão mantidas em total sigilo, com total segurança.
Outra vantagem do IP dedicado é que ele fica totalmente livre de ataque DDoS. Mas o que é isso? É uma tentativa de fazer que aconteça uma sobrecarga de dados em um computador ou servidor, para que todos os recursos do sistema fiquem indisponíveis para seus usuários. Caso isso aconteça com quem tenha IP compartilhado, pode levar algum tempo para que tudo seja normalizado. O maior problema de fazer o uso de um IP compartilhado é descobrir que o site foi alvo desse tipo de ataque, o que com um IP dedicado não acontece.

Aproveite e leia nosso post sobre: Vantagens do IP Dedicado

Mais estabilidade

Suponha que o servidor em que vc tenha hospedagem de site tenha um bloqueio, causado por alguma medida de segurança. Se você estiver fazendo uso de um IP compartilhado, ficará totalmente sem acesso as informações até que a situação se normalize. Já o uso do IP dedicado, você terá acesso ao seu conteúdo, independentemente do bloqueio. Imagina na hora que você mais precisar de acessar as informações e não ter acesso por problemas no servidor. Péssimo, não é? Além de perda de tempo, pode gerar prejuízos para sua loja online.

Posicionamento nos buscadores

O posicionamento de um site que tenha IP dedicado pode ser beneficiado por buscadores que podem identificar que se trata de um site exclusivo e não está relacionado com nenhum outro site. Imagina o link de sua loja virtual nas primeiras posições do Google? Suas vendas iriam aumentar consideravelmente se estiver usando um IP dedicado. Além disso, um endereço de IP dedicado permite que um website ou aplicação, possam ser acessados com muito mais segurança e tranquilidade.

Mais segurança

Empresas ou usuários que fazem o uso de IP dedicado, tem muito mais segurança em fazer transações financeiras e afins. Seus dados pessoais ficam totalmente seguros, impossibilitando o acesso de hackers ou pessoas com segundas intenções. Além disso, você não vai se sentir totalmente seguro em colocar seus dados em um site que tenha endereço de IP compartilhado, certo? Não há necessidade de se arriscar tanto e ter suas informações pessoais clonadas ou usadas por outras pessoas, lhe trazendo dores de cabeça e gastos desnecessários. Segurança em tudo é primordial.

Conclusão

Ter um endereço de IP dedicado não é uma obrigação que você tenha que fazer. Mas se você fizer uma análise minuciosa, os benefícios de ter um IP dedicado são vários, não só para seus clientes, mas para sua empresa virtual também. Lembre-se de que a segurança dos seus dados e uma boa confiabilidade por parte dos usuários, pode ser um dos segredos para o sucesso de seu negócio.

Ainda tem dúvidas sobre a importância de ser ter um IP dedicado? Sem problemas. Você pode ficar por dentro de outras dicas bacanas em Como saber a hora de mudar seu blog de plano ou servidor. Queremos saber da sua experiência com o uso de um IP dedicado e se o retorno financeiro está sendo satisfatório. Toda troca de experiências sempre é muito válida, principalmente quando se trata de um assunto tão importante no complexo mundo da tecnologia da informação.

Gostou de nosso post? Compartilhe: