Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Vantagens do IP Dedicado

02/03/2017 às 10:12 Hospedagem de Sites Loja Virtual

Vantagens do IP Dedicado

Vantagens do IP Dedicado

Quando se trata de hospedar um site em um servidor, surge sempre uma dúvida: é necessário ter um endereço IP dedicado para o seu site ou aquele compartilhado, que é padrão, continua sendo uma boa alternativa? Segundo especialistas, usar um endereço IP dedicado fornece algumas vantagens cruciais, mas é importante saber a definição desse recurso. 

Veja também nosso post sobre a diferença entre Servidor VPS ou dedicado

Você já conheçe nosso serviço de Hospedagem de Site? Conheça agora!

O que é um endereço IP dedicado?

IP (Internet Protocol) significa ‘’Protocolo da Internet’’ e é definido como um endereço exclusivo atribuído a cada computador que está conectado a uma determinada rede. O endereço do protocolo desempenha o papel de um identificador exclusivo que é usado para fornecer a localização válida de uma máquina ou de um site em uma determinada rede.

 

Qual é a diferença entre um endereço IP compartilhado e dedicado?

A diferença entre os endereços IP compartilhados e dedicados é bastante simples. Um endereço IP compartilhado é um único endereço usado por vários sites dentro de um servidor web. Neste caso, o servidor deve fazer algum trabalho extra, analisando a solicitação do usuário para o site correto. Ter um endereço IP dedicado significa que o site tem seu próprio endereço, e você pode usá-lo ou o nome de domínio de sua página para acessá-la a partir da web, quando quiser.

 

9 vantagens do IP dedicado

Há uma série de razões pelas quais é recomendável usar um endereço IP dedicado para um site hospedado em um servidor compartilhado. Selecionamos alguns benefícios que você deve considerar ao pensar nesse recurso:

 

Ele concede acesso ao seu site sempre que precisar

Às vezes, é necessário verificar como o site vai olhar antes de apontar o nome de domínio para o servidor e lançar seu site na web. Um endereço IP dedicado fornecerá a capacidade de acessar o servidor diretamente sem alterar as configurações de DNS para o nome de domínio.

 

 

Ótimo para reputação no e-mail marketing

Como já mencionamos, ter seu site executado em um único endereço IP pode causar dificuldades imprevisíveis e serviço de e-mail também pode ser afetado neste caso. Existem algumas situações em que algum usuário, compartilhando o mesmo endereço IP com você é banido ou colocado na lista negra para spam, o que pode afetar seu serviço de e-mail também. O uso de um endereço IP dedicado para e-mail marketing deixa as mensagens mais confiáveis e com maior credibilidade.

 

É bom para a identidade de seu negócio

Se você vai hospedar sua própria loja virtual ou outro site relacionado ao comércio eletrônico, você não deve usar serviços de terceiros adicionais para lidar com pagamentos. Para esse objetivo, é ecessário pegar um endereço IP dedicado e um certificado SSL para garantir a segurança dos dados dos seus clientes.

 

Indicado para o acesso à aplicações / scripts de terceiros

Às vezes, um determinado aplicativo ou script que você pode querer executar em seu servidor requer um endereço IP dedicado, o que aumenta a segurança no acesso. Assim, você mantém seu site mais protegido e livre de algum ataque ou ameaça.

 

Menos tempo de inatividade

Cada vez que o seu endereço IP é atualizado, você corre o risco de indisponibilidade do servidor. Normalmente, isso acontece apenas por um tempo muito curto, mas, mesmo assim, pode ser prejudicial. Imagine quantos acessos você não pode perder com a página fora do ar? Sendo assim, ter um endereço estático elimina esse risco.

 

Ter seu próprio Certificado SSL Privado 

Lojas virtuais e e-commerce em geral, para ficarem mais seguros, precisam de certificados SSL para aceitar cartões de crédito e outras formas de pagamento confiáveis. Os serviços de hospedagem normalmente oferecem um certificado SSL compartilhado para os clientes, mas é mais indicado ter seu próprio, privado e exclusivo apenas para seu site. 

 

Executar um servidor FTP 

O File Transfer Protocol (FTP) é uma maneira eficiente e confiável para transferir dados de um computador para outro. Novamente, um software específico deve ser instalado para que você possa configurar um site FTP, e assim você pode usá-lo para compartilhar arquivos ou para aprimorar sua organização. De qualquer forma, uma vez que você configurou o site, clientes, parceiros ou amigos só precisa fazer login para acessar, editar ou carregar arquivos.

 

Quais os maiores mitos sobre IP dedicado?

Quando se trata de IP dedicado, alguns mitos deixam vários desenvolvedores confusos. Confira as respostas para três principais questões que sempre levam a muitos erros e não fazem tanto sentido assim:

 

Um endereço IP dedicado tornará meu site mais rápido?

Não. Este é um equívoco comum, mas IP não significa velocidade.

 

Um endereço IP dedicado ajudará o meu ranking do Google?

Não, IP também não tem relação nenhuma com SEO ou qualquer outro recurso que ajuda no ranqueamento no Google e nos demais buscadores.

 

Um endereço IP dedicado ajudará com a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)?

Não. Como dissemos, não há relação dessa estrutura com SEO e estratégias similares.

Bom, essas foram as principais recomendações e dicas sobre IP dedicado. Se você acha interessante para seu site e seus negócios online, aposte! Qualquer dúvida, contate a ISBrasil. 

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: