Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça os 3 tipos de hospedagens: compartilhada, cloud e revenda

19/10/2017 às 14:44 Hospedagem de Sites

Conheça os 3 tipos de hospedagens: compartilhada, cloud e revenda
Ter um negócio online significa que você deve pensar em diversos aspectos para colocar o seu site, blog ou loja virtual no ar. Significa que você precisa tomar diversas medidas e verificar quais serão suas consequências, mas acima de tudo, você precisa saber o que é mais vantajoso para você, afinal se trata de um negócio.

E na hora de pensar na hospedagem não é diferente. Para muitos surgem diversas dúvida: Que tipo de hospedagem devo escolher? Compartilhada, cloud ou revenda? Quais são as vantagens de cada um? Qual serve melhor para o meu negócio? É sobre isso que vamos falar. Conheça aqui os tipos de hospedagem que você pode ter para o seu site e saiba qual é a mais vantajosa para você!

Conheça o seu negócio

Antes de saber mais sobre cada um dos tipos de hospedagem, você tem que conhecer profundamente o negócio que você tem. Isso significa que você precisa ter noção do seu tamanho dentro do mercado, da concorrência, da previsão de crescimento, além de diversos outros fatores como o seu nicho e o seu público-alvo, por exemplo. Sem saber sobre todas essas questões, fica muito difícil saber se o melhor tipo de hospedagem para o seu negócio online é a compartilhada, o cloud ou a revenda. Todos esses 3 tipos possuem características diferentes, com vantagens e desvantagens que podem variar muito. Por isso é tão importante conhecer muito bem o seu negócio antes de qualquer coisa.

Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é um tipo de hospedagem na qual o provedor fornece páginas para vários sites diferentes, cada um com seu próprio nome de domínio, mas a partir de um único servidor. A maioria das empresas de hospedagem hoje em dia oferece algum tipo de pacote de hospedagem compartilhada. A grande vantagem desse tipo de hospedagem é, sem dúvidas, o preço, que é muito menor do que qualquer outro tipo de hospedagem, mas geralmente não é suficiente para sites com alto tráfego.

Desvantagens da hospedagem compartilhada

Talvez a maior desvantagem da hospedagem compartilhada são os problemas de segurança que o servidor enfrenta, já que servidores compartilhados geralmente são mais vulneráveis a ataques de hackers. Além disso, qualquer ataque que o servidor sofre, afeta toda a rede de sites usando o servidor, ou seja, se um site que compartilha o servidor com o seu for invadido, você também corre riscos.

 A segunda desvantagem é a lentidão que pode ocorrer se o seu site tiver um alto tráfego. Isso também pode acontecer se um ou mais dos sites que compartilham o servidor com você estiverem recebendo um grande número de visitas. O servidor pode ficar sobrecarregado, o que pode fazer com que ele pare.

Para quem a hospedagem compartilhada é indicada?

Para sites pequenos e negócios que ainda estão começando. Com esse tipo de hospedagem, você pode começar a projetar o crescimento do seu negócio sem precisar se preocupar com um grande investimento.

Hospedagem em cloud

É muito comum, hoje em dia, ouvir-se falar de serviço de cloud, ou nuvem. Mas como será que funciona esse tipo de hospedagem? Os sites hospedados em cloud funcionam basicamente em vários servidores da que estão interligados e, ao contrário de outros tipos de hospedagem mais tradicionais, como hospedagem compartilhada e revenda, os dados são processados a partir desses vários servidores, não apenas de um. Isso faz com que o seu servidor seja mais flexível, possibilitando que você adquira mais espaço ou menos, de acordo com as necessidades do seu negócio. (Leia sobre as vantagens do cloud privado).

Desvantagens da hospedagem em cloud

Assim como os outros tipos de hospedagem como a compartilhada e a revenda, a hospedagem em cloud também tem suas desvantagens. O maior deles talvez seja também a segurança, já que se trata de um servidor virtual, o seus cuidados tem que ser redobrados. Além disso, as possibilidades de inatividade também crescem em comparação com outros tipos de servidores, porque muitas vezes depende de serviços de internet diretamente ligados a você. Isso significa que, se você tem um problema com internet em casa, o seu servidor em cloud também poderá ter. Isso é muito mais comum em negócios pequenos, é claro.

Para quem é recomendada a hospedagem em cloud?

Para todos os tipos de negócios que buscam flexibilidade, mas que já possuem uma boa estabilidade no mercado. Podemos considerar então que negócios que já são rentáveis e buscam uma solução para crescerem aos poucos são perfeitos para a hospedagem em cloud. Ainda assim, grandes empresas também costumam usar esse tipo de hospedagem.

Conheça o nosso serivço de Cloud GerenciadoOs planos do Cloud Privado custam a partir de R$250,00 e contam com diferenciais como o Monitoramento, Gerenciamento Preventivo, Backup e a Licença do cPanel incluso.

Revenda de hospedagem

Dos 3 tipos de hospedagem, podemos dizer que a revenda é o mais diferente, principalmente porque ele também pode ser um negócio. O cliente compra os serviços do servidor a um preço por atacado e revende a largura de banda e o espaço do servidor para outros clientes. Existem dois métodos para se fazer isso: Primeiro, o revendedor aluga um servidor dedicado e vende o espaço ou ele pode revender o espaço como um servidor compartilhado.

Quais as desvantagem da revenda de hospedagem?

O custo pode ser considerado a maior desvantagem, já que você corre o risco do seu negócio não dar certo e acabar sendo um investimento em vão. Além disso, as preocupações com a segurança também aumentam.

Para quem é recomendada a revenda de hospedagem?

Principalmente para aqueles que precisam de muito espaço, ou que pretendem fazer disso um negócio. (Revenda ou cloud? Qual é o melhor? Leia aqui sobre)

Agora que você conheceu bem os 3 tipos de hospedagem, a compartilhada, o cloud e a revenda, você já deve ter uma boa noção de qual é a mais vantajosa para você e para o seu negócio. Não deixe de seguir a dica de sempre conhecer melhor o seu negócio, saber qual a previsão de crescimento e de como o mercado se comporta para que você continue sempre ativo e com o seu negócio prosperando. Ter um negócio online muitas vezes é complicado, mas certos tipos de conhecimentos podem fazer com que sua vida se torne um pouco mais fácil. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: