Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça as vantagens de um IP dedicado

15/12/2017 às 22:04 Hospedagem de Sites

Conheça as vantagens de um IP dedicado

Existem diversos termos que precisamos aprender quando estamos falando sobre negócios na internet. Construir um site vai sim muito além dos termos técnicos, passando por marketing digital e muitas questões criativas. Mas o primeiro passo é entender como o seu negócio está lá. Qual é o servidor que mantém o seu site? Qual é o tipo de hospedagem? Ela é ideal para o seu negócio? Todas essas questões precisam fazer parte do planejamento de quem deseja que o seu negócio cresça, independente do que seja.

E um dos termos mais ouvidos por nós, mas nem tão entendidos é o IP. O termo vem do inglês e significa Protocolo de Internet (Internet Protocol) e funciona como um verdadeiro endereço de onde você está. Um protocolo de Internet é, basicamente, um conjunto de regras que regem as atividades da internet e facilitam a conclusão de uma variedade de ações dentro desse universo. Resumidamente, é o IP que faz com que um dispositivo possa se comunicar com outros, é o que possibilita a comunicação bidirecional.

Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site!

Tudo bem, mas o que isso tem a ver diretamente com o meu site? É claro que muitas pessoas podem fazer essa pergunta. Mas a resposta é muito mais simples do que parece. Se um endereço de IP é o que rege a comunicação entre uma parte e outra da internet, existem tipos de IPs para diversos tipos de site. E é aí que entram as vantagens de um IP dedicado. Separamos uma lista para você conhecer quais são essas vantagens e como isso pode ajudar para que o seu negócio online tenha mais qualidade. Mas antes de saber como isso pode ajudar, vamos esclarecer do que se trata realmente.

O que é um IP dedicado, afinal?

Ao hospedar o seu site, você pode compartilhar um servidor com muitos outros, o que chamamos de IP compartilhado, o que é mais barato, mas pode afetar a performance do seu em diversos aspectos. Quando falamos em IP dedicado, significa que é um lugar em que o seu site está hospedado que pertence apenas a você, ou seja, um endereço de IP que trabalha apenas para o seu site, sem dividir com mais ninguém. É de se imaginar que isso traz diversos benefícios, não é? E é exatamente sobre eles que vamos falar agora.

Menos tempo de inatividade

Não é à toa que essa é a primeira vantagem de um IP dedicado da lista. A importância de ter menos tempo de inatividade é imensa, principalmente para quem trabalha com uma loja online, por exemplo. Cada vez que seu endereço IP atualiza, você corre o risco de tempo de inatividade do servidor. Ter um endereço estático elimina esse risco de uma vez por todas. (Leia também: Vantagens de criar um blog).

É benéfico para sua reputação

Como já dissemos anteriormente, ter um endereço de IP compartilhado pode trazer alguns problemas para você e seu site. Existem algumas situações em que alguns usuários, compartilhando o mesmo endereço IP com você, são proibidos ou colocados na lista negra de SPAM, o que provavelmente afetará seu serviço de e-mail também. O uso de um endereço IP dedicado para e-mail isola o seu serviço das consequências em que outros são culpados. Dessa forma, não há como sua reputação ser prejudicada pelos indexadores da internet, o que vai ajudar seu site a crescer e o seu plano de SEO a não falhar.

Ajuda a criar sua identidade como empreendedor

Se você vai hospedar sua própria loja virtual e você não pretende usar serviços terceirizados para lidar com pagamentos, é muito importante ter um endereço IP dedicado, além de também ter um certificado SSL para que o site possa fornecer segurança aos dados dos seus clientes. Isso gera confiança e ajuda a fortalecer o seu nome dentro do mercado. Essa lógica é que faz com que diversos negócios cresçam na internet.

O nosso Hospedagem de Site é o produto ideal para quem está começando na internet. O preço? A partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Ter seu próprio Certificado SSL Privado

Os sites que são considerados seguros no meio do comércio eletrônico precisam de um certificados SSL para aceitar tipos de pagamento como os de cartões de crédito on-line, por exemplo. Servidores geralmente oferecem um certificado SSL compartilhado onde os clientes podem compartilhar o SSL do servidor, mas com certeza ter o seu próprio é uma da principais vantagens de ter um IP dedicado, principalmente quando o assunto são as suas vendas e os dados de seus clientes.

Acesso remoto

Com um endereço de IP estático, você pode acessar seu PC, independentemente de onde você estiver no mundo. Usando programas específicos em qualquer lugar, você pode fazer login no seu computador de trabalho ou em casa, não importa onde você esteja. Embora você possa configurar a conexão, independentemente do tipo de endereço IP que possuir, você precisa de um endereço fixo para manter o site, caso contrário, o programa não poderá mais encontrar seu computador quando seu PC atualizar o endereço dinâmico. (Leia também: Hospedagem de site gratuito).

São diversas as vantagens que ter um IP dedicado pode trazer, por isso mesmo é importante sabermos um pouco mais sobre cada uma delas antes de começar algum plano de mudanças em nosso site.

Muitas vezes nós não percebemos, mas tudo o que nos falta é um pouco de conhecimento em determinadas áreas para que o nosso negócio online cresça cada vez mais. Conhecer quais são as vantagens de um IP dedicado muitas vezes é uma dessas coisas que as pessoas esquecem de pesquisar, seja por falta de informação ou por achar que não é necessário. Entender quais são essas vantagens e como usá-las em benefício do seu negócio não vão te ajudar apenas a melhorar a performance do seu site, mas a fazer você crescer como empreendedor também.

Gostou de nosso post? Compartilhe: