Conheça as últimas novidades do WordPress

22/03/2018 às 11:25 WordPress

Conheça as últimas novidades do WordPress

O WordPress é o CMS (plataforma de gerenciamento de conteúdo) mais utilizado no mercado e cada vez mais vem passando por adaptações para se encaixar perfeitamente no uso de todos os tipos de públicos.

No fim de 2017, a nova versão da ferramenta, o WordPress 4.9.0 foi lançada e trouxe consigo diversas melhorias em funções e recursos da plataforma. Como a maioria dos sites atualmente é construída através do WordPress, é muito importante ficar por dentro das novidades para não perder nada.

O serviço tem focado não somente na atração de usuários leigos, mas também de editores e programadores web. A nova versão oferece novos recursos, que podem facilitar bastante a vida de quem trabalha com o WordPress.

Confira algumas das principais novidades da plataforma:

Atualização do Customizer

O Customizer é um dos recursos do WordPress que permite aos usuários agendar e alterar publicações mais rapidamente. Agora, o usuário também pode fazer o backup do conteúdo e restaurar as últimas alterações se quiser.

Com o Customizer agora também se tornou possível o compartilhamento de links públicos, podendo ainda visualizar as modificações realizadas antes delas serem aplicadas em seu site. Através dessa nova função, é possível enviar uma URL para outro usuário que pode ver seu site com as alterações feitas, sem elas terem sido de fato publicadas.

Confira os benefícios de uma hospedagem WordPress.

Melhorias nos Widgets

Uma das principais novidades que a versão 4.9.0 do WordPress trouxe a plataforma é a chegada de um novo widget para Galerias de Imagem. Através de novo recurso, é possível montar galerias de imagens, de maneira semelhante a edição de posts na ferramenta.

Com a nova funcionalidade, é possível montar a galera diretamente do WordPress e adicioná-la em seu site.

Outra novidade nos widgets é o novo widgets de texto simples, que agora torna possível a inclusão de posts e vídeos do Facebook e do Twitter, sem a necessidade de plugins adicionais. Até então, só era possível adicionar vídeos do Youtube e do Vimeo desta maneira.

Com a versão 4.9.0, o widget de Vídeo passou a ter suporte para que vídeos de outros sites sejam aplicados a qualquer blog. Também é possível adicionar mídias diretamente no texto, sem necessidade de edição do código HTML.

O editor HTML também foi melhorado. Agora, os códigos são identificados com mais clareza, por conta da diferença nas cores. O novo editor de código agora aprimorou os códigos, principalmente quando a aplicação tem como base um CSS personalizado. Com isso, as chances de erros de sintaxe durante a alterações em seus temas, serão corrigidos automaticamente.

Outra função que incomodava bastante os usuários é a mudança de temas e as customizações feitas no WordPress. Antes da nova versão, quando um usuário trocava de tema, todas as atualizações e modificações ao tema anterior eram perdidas.

Na versão 4.9.0, esse problema não existe mais. Agora é possível trocar de tema sem perder todas as configurações modificadas em temas anteriores.

Excelentes Mudanças para desenvolvedores

A nova versão do WordPress também veio com novidades para os desenvolvedores da plataforma. Agora, a ferramenta oferece uma maior compatibilidade com editores visuais, entre outras novidades.

Uma das principais mudanças foi a inclusão do CodeMirror ao editor de plugins e temas. Esse editor é feito em Javascript, mas possui excelentes recursos como a validação de html e css, aplicando cores em códigos e prevenindo erros na codificação.

Os programadores agora podem incorporar o CodeMirror em plugins e temas e até em alguns recursos do Customizer. Outras novidades também chegaram como as notificações globais, as notificações com overlay em tela cheia e um novo recurso de data e hora.

Outras funções foram melhoradas para permitir a maior granularidade, ou seja, a extensão de um sistema em pequenas partes, para melhorar o gerenciamento de plugins e outros arquivos.

Melhorias na segurança

Além de todas as novidades, a plataforma se concentrou em corrigir certos erros e otimizar outros recursos, melhorando a velocidade dos sites, tudo para potencializar o WordPress no mercado. É importante frisar que para ter total segurança ao utilizar a plataforma é preciso sempre estar utilizando a sua versão mais recente. A área de segurança sofreu pequenas alterações que vistam evitar ataques virtuais.

Por motivos de segurança, será preciso manter seu site WordPress sempre atualizado. Frisamos este ponto por que com a popularidade da ferramenta, as aplicações em WordPress se tornam cada vez mais alvos de cyber criminosos, que distribuim código maliciosos e tentam invadir sites para roubar dados.

Para aproveitar a todos os benefícios da versão 4.9.0 do WordPress, o ideal é que o usuário tenha uma hospedagem voltada para a plataforma. Uma boa hospedagem WordPress irá ajudar a qualquer usuário na hora da edição e gerenciamento de conteúdo, além de trazer mais benefícios para os sites.

Adquirir um servidor de hospedagem específica para o CMS é ter uma solução voltada para o serviço e que deverá tornar mais fácil a integração dos plugins e temas utilizados de forma rápida, sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

A hospedagem para WordPress é indicada principalmente para editores de pequeno e médio porte ou para empreendedores que estejam começando um blog pessoal. Este tipo de servidor também é aprovado por agências de comunicação e programadores, que costumam utilizar hospedagem WordPress para criar os sites de seus clientes.

Esse tipo de hospedagem garante que seu WordPress fique mais seguro, já que conta com varreduras automáticas, deixando o sistema mais seguro contra qualquer tipo de ataque. A velocidade no carregamento de páginas também é algo notável.

Em aplicações que utilizam uma hospedagem WordPress garante um alto desempenho no carregamento de seu site, fazendo com que os visitantes possam navegar por várias páginas sem problemas, o que é essencial para ganhar pontos com a experiência do usuário.

Além disso, como o serviço é totalmente voltando para a plataforma, o desempenho é bastante superior se comparado com outros servidores de hospedagem.

Gostou das dicas? Confira mais em nosso blog e conheça os nossos planos de Hospedagem com WordPress

Gostou de nosso post? Compartilhe: