Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça as principais diferenças entre inbound e outbound marketing

12/06/2017 às 08:41 Marketing

Conheça as principais diferenças entre inbound e outbound marketing

Fique por dentro de todas as diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital e saiba qual deles é mais vantajoso para sua loja virtual ou empresa física

Nesse mundo globalizado em que vivemos, existem dois tipos de marketing que são o outbound, conhecido como marketing tradicional e o inbound, mais conhecido como marketing digital. Se você tem uma loja física ou uma empresa virtual, você deve ficar a par de todas as diferenças entre esses dois tipos de marketing. É claro que ambos apresentam diferentes formas de trabalho e através desse artigo, você vai saber qual estratégia de marketing se enquadra melhor no seu tipo de negócio. Afinal de contas, um marketing bem feito é a alma do sucesso de toda empresa, independente do seu ramo de atuação.

Principal diferença entre inbound e outbound marketing

Para começar, vale lembrar que ainda tem muita gente que confunde marketing com publicidade, mas na verdade, são áreas bem distintas. Enquanto a publicidade tem o objetivo de um bom posicionamento, criando uma sólida imagem da marca no mercado, o marketing é o braço direito do setor de vendas de uma empresa. A principal diferença entre esses dois tipos de marketing é que no inbound, o cliente vem até a sua empresa atraído pelo conteúdo digital que você produz e divulga através da internet, ao contrário do outbound, onde a empresa é que vai até seu cliente em potencial, seja através de visitas, propagandas ou promoções para tentar convencê-lo de comprar o seu produto ou serviço.

Estrutura

No outbound marketing, toda a estrutura é muito bem definida. As ações e campanhas nesse tipo de marketing são estrategicamente pensadas antes de ser colocadas em prática. No inbound marketing, todas as suas ações serão baseadas nas respostas ou nas reações positivas ou negativas do seu público-alvo. Suponhamos que determinado anúncio de um produto teve um grande número de acessos online. É o momento de estruturar muito bem todo o conteúdo sobre o produto para que o cliente bata o martelo e feche negócio. Uma campanha de e-mail marketing teve um retorno satisfatório para sua empresa? É hora de uma análise bem minuciosa do que chamou a atenção do cliente trabalhar em cima disso.

Direção da comunicação

No outbound marketing, todas as ações, campanhas e anúncios das marcas falam por si e não existe muito espaço para ouvir o cliente. Se a empresa anunciante tiver algum canal de comunicação com o cliente, como um SAC ou algum tipo de pesquisa de satisfação, menos mal. Caso contrário, a empresa não vai ter a opinião de seu cliente que comprou seu produto, o que pode parecer pouco caso com o mesmo. 

Já no inbound marketing existe sempre um espaço para se ouvir o cliente. As diversas plataformas na internet, sempre viabilizam essa importante interação do cliente com a empresa, através do envio de contatos e mensagens. Nesse tipo de marketing digital, é praticamente impossível o cliente ficar sem uma resposta ou dar sua opinião sobre a marca ou produto. A interatividade é bem mais rápida e prática, sem sombra de dúvidas.

Tempo das ações

O curioso é que no outbound marketing, existem as chamadas ações de longo prazo, como algumas campanhas em comerciais televisivos ou em rádio. Se fizer sucesso ao longo do tempo, vale a pena continuar investindo, caso contrário, melhor partir para outro tipo de marketing. Na verdade, depende de uma série de fatores para que essa estratégia dê certo. Já no inbound marketing, a coisa é bem mais simples e todo o trabalho é baseado na resposta do seu público perante determinado produto ou marca. Em suma, no inbound marketing, o investimento só é feito, depois da clara certeza da aceitação do produto pelos clientes.

Leia também nosso post sobre Como fazer um atendimento ao cliente usando o chatbot

Interação com os clientes

Na internet, tudo é muito rápido, em todos os sentidos. Se você tem uma loja online, por exemplo, o seu atendimento não pode ser apenas dentro do horário comercial, como acontece no outbound marketing, que limita e muito o cliente. É preciso estar sempre atento sobre tudo o que acontece com seu produto ou marca na internet durante 24 horas e 7 dias por semana. O mais interessante é que a voz do seu cliente também tem espaço no inbound marketing, seja elogiando sua empresa ou denegrindo sua imagem através das redes sociais ou sites de reclamação. Todo cuidado é pouco!

Alcance

O outbound marketing tem alcance limitado, pois nem todo mundo está assistindo televisão ou escutando rádio na hora do comercial de seu produto, por exemplo. Já no inbound marketing, acontece justamente o contrário. Tudo que você publicar sobre sua marca, poderá ser visto no mundo inteiro, em qualquer horário e por milhares de pessoas, inclusive futuros clientes. Mesmo que todo o seu conteúdo seja direcionado a um público específico, é impossível saber quem teve acesso ao mesmo.

Linguagem

Esqueça a formalidade quando o assunto é inbound marketing. Na internet, a linguagem usada para atrair seu público, não deve ser a mesma do que a usada em um jornal impresso. O outbound marketing geralmente é mais formal, pois é feito de forma presencial, através de folders, anúncios ou visitas. Mas quando o assunto é marketing digital, quanto mais descontração, bom humor e inovação, melhor para seu negócio.

Tipo de profissional envolvido

As dinâmicas de trabalho nesses dois tipos de marketing são completamente diferentes. O profissional que vai trabalhar com inbound marketing precisa ter uma visão analítica extremamente apurada dos fatos e muita facilidade para lidar com vários processos que se encontram em constante mudança e adaptação, ao contrário do profissional que trabalha com outbound marketing.

Ainda tem dúvidas sobre as diferenças entre inbound e outbound marketing? Não tem problema. Você pode ficar por dentro de outras preciosas dicas em Email Marketing o que não fazer

Queremos saber sua opinião sobre qual tipo de marketing você usa na divulgação de sua marca e se os resultados estão sendo positivos. A sua opinião será de grande valia para outros leitores que querem montar seu próprio negócio.

 

 

 

 

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: