Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Confira as principais novidades do WordPress 5.0

03/12/2018 às 18:02 Novidades WordPress

Confira as principais novidades do WordPress 5.0

O WordPress 5.0 é a nova versão do CMS mais popular do mercado e por isso é esperada pela grande comunidade da plataforma com muita ansiedade.

A expectativa é grande após o anúncio que a nova atualização traz o que muitos usuários do WordPress pediam há muito tempo, um tema customizado e isso será possível através do novo editor Gutenberg.

Apesar das versões 4.8 e 4.9 terem otimizado o uso do WordPress e dos usuários terem gostado, as mudanças foram significativas, mas o serviço não passou por uma “reforma geral” que muitos usuários antigos da plataforma pedem.

Por isso, apesar de terem sido úteis as últimas versões tendem a ser, de certa maneira, esquecidas após o lançamento do WordPress 5.0, que promete revolucionar a plataforma, dando um grande salto de qualidade que facilitará ainda mais a vida dos usuários que utilizam a plataforma.

Em fase final de desenvolvimento e já anunciado, o WordPress 5.0 deve ser lançado provavelmente em janeiro de 2019, apesar de ter uma corrente de desenvolvedores que ainda suspeitam que a nova atualização seja lançada ainda neste ano.

O que esperar do WordPress 5.0?

Bom, para entender por que a nova versão tem atraído tantas expectativas, é preciso entender como se dará as mudanças que ela promete e por que elas são desejadas e necessárias.

Se voltarmos um pouco no tempo, veremos que no WordPress 4.8 tiverem várias mudanças em relação a adição de novos recursos que melhoraram muitas funções dentro da plataforma.

Já na versão 4.9 do CMS, as principais mudanças caminharam para a customização da plataforma com o intuito de facilitar a vida dos usuários que tinham a necessidade de personalizar a plataforma ao seu gosto.

As versões anteriores serviram para atender requisições a curto prazo dos usuários da plataforma, já o WordPress 5.0 promete revolucionar a rede com um foco principalmente no lançamento do novo editor Gutenberg.

O Gutenberg é uma tentativa da equipe do WordPress em mudar a visão dos usuários em relação ao editor de texto da plataforma.

E a promessa é que a atualização será uma reforma completa, ou seja, você terá um editor completamente diferente do que usa hoje.

A promessa é que o novo editor consiga modernizar a plataforma e dê um upgrade gigantesco na experiência do usuário ao administrar o seu site no WordPress.

O novo formato de editar traz uma atualização completa e não apenas pequenas mudanças.

Junto com o Gutenberg deve chegar novos frameworks, novos padrões, novos recursos que visam turbinam a experiência dentro da plataforma.

Em resumo, você terá que se readaptar a usar a plataforma, por que o editor de texto clássico do WordPress está com os dias contados.

Mesmo assim, apesar do lançamento da versão 5.0, o WordPress já anunciou que deve manter o editor clássico da plataforma através de um plugin para não deixar os usuários que querem continuar usando ou mesmo que testaram o Gutenberg e querem voltar ao antigo, possam usar a versão clássica do editor de texto.

Confira também: Dicas de SEO para WordPress.

Teste 30 dias de Hospedagem WordPress.

Quais são as outras mudanças que o WordPress 5.0 deve promover?

A tendência do marketing digital e do SEO para 2019 é valorizar cada vez mais a experiência do usuário.

Por isso, o Google transformou esse fator em um dos mais importantes para determinar a relevância dos conteúdos e reestruturar os resultados de busca.

Com isso, o WordPress, que é a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo no Brasil acompanha essa tendência no WordPress 5.0 onde busca promover uma experiência mais intuitiva e funcional para os usuários que querem criar e manter um site dentro da plataforma.

Essa mudança drástica que visa prover uma melhor experiência para os usuários não foi necessária só por tendência, mas também para brecar o crescimento de outras plataformas de CMS no país.

A aplicação WordPress Rest API também sofrerá muitas mudanças que tendem a facilitar a extração e o envio de dados do seu site, facilitando a vida dos visitantes do site do seu negócio.

Isso deve promover mais materiais ricos e a oferta de aplicativos dentro da plataforma.

Customizar temas dentro da plataforma também ficará muito mais fácil. Para melhorar a experiência do usuário, o Gutenberg chega na nova versão para tornar a customização de novos temas mais fácil para usuários leigos.

Através dos novos recursos, realizar mudanças e personalizar um novo tema será muito mais intuitivo e funcional.

Com  a chegada do Gutenberg tendem a surgir novos temas adaptáveis ao novo editor, o que pode fazer com que temas mais antigos sejam descontinuados pela plataforma.

Devido a isso, alguns plugins bastante conhecidos pelos usuários também devem sofrer mudanças com a adição de novos recursos e edição de códigos para torna-los amigáveis ao Gutenberg.

A mudança também deve desestimular os usuários a utilizarem plugins construtores de página, por que o Gutenberg tende a facilitar bastante a personalização e a criação de um site dentro da plataforma, o que a longo prazo pode fazer esses plugins perderem importância entre os usuários da plataforma.

Para finalizar o texto, traremos um novo tema que o WordPress 5.0 traz que  é o Twenty Nineteen.

Este é um tema minimalista que possui total suporte para o Gutenberg, tanto visualmente como na edição de códigos.

O tema tende a ser uma boa opção para usuários que preferirem otimizar seus sites para um tema mais limpo, visualmente bonito e facilmente editável no novo editor de texto da plataforma.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem WordPress.

Gostou de nosso post? Compartilhe: