Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Comunicação Integrada de Marketing (CIM): Entenda como funciona para aplicá-lo!

19/05/2022 às 13:38 Ajuda

Comunicação Integrada de Marketing (CIM): Entenda como funciona para aplicá-lo!

O sistema CIM é uma prática que consiste na integração de todos os meios de comunicação de uma empresa com o ambiente externo. É uma das mais importantes fases de consolidação da identidade de marca.

Neste artigo, o conceito de CIM será aplicado, junto às ações que devem ser tomadas para que ele se torne realidade dentro de uma empresa, gerando uma série de benefícios para o espaço corporativo.

O que é CIM?

A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) é uma metodologia que consiste na padronização da linguagem e do relacionamento entre uma empresa e seus grupos de interesse. A prática é regida pelos seguintes critérios (os quatro “C”s):

Consistência

Ser consistente é manter-se compatível com o que foi afirmado previamente. É o ato de evitar a contradição e portanto, está associada à credibilidade e à percepção de honra. O indivíduo ou empresa consistente é capaz de cumprir seus acordos.

Coerência

A coerência trata das implicações lógicas de uma decisão. Se uma empresa é especializada em gôndola canaletada, este deve ser seu principal produto em catálogo. A abordagem adotada em um canal deve ser seguida por todos os canais da marca.

Continuidade

A continuidade, em CIM, é a manutenção do contato com o cliente por todo o processo de interação com a empresa, adaptando o canal e o estilo de conteúdo de acordo com o estágio de interação em que o usuário se localiza.

Complementaridade

Complementaridade, por fim, pode ser explicada também pela abordagem omnichannel, que é a prática de atrelar um canal de comunicação a outro, gerando uma cadeia que conversa entre si, compartilhando informação.

Benefícios para as empresas

Com uma comunicação integrada, empresas podem ganhar receita, capital e influência em sua plotagem de projetos, o que expande suas oportunidades de negócio. Alguns dos efeitos mais desejados, alcançados pelo CIM, são:

Reputação de marca

A reputação de marca é a imagem que o público possui de sua empresa. O público, neste contexto, abrange todas as pessoas físicas e jurídicas que já entraram em contato com a empresa, independentemente da natureza de sua interação. São fatores de reputação:

  • Credibilidade;

  • Conhecimento;

  • Contribuição coletiva;

  • Afinidade.

Todos esses elementos são trabalhados na Comunicação Integrada de Marketing, como será explorado nos tópicos a seguir. Uma boa reputação de marca é uma postura consistente que dá frutos a longo prazo, gerando preferência de mercado.

Autoridade de mercado

A autoridade de mercado é uma consequência de uma boa reputação, que entre outros pontos, estabelece a visão da marca como uma referência em seu nicho, especializada no produto ou serviço que oferece.

Com o tempo, essa percepção pode tornar indissociável a marca com o produto em si, um processo que pode ser visualizado em muitas empresas de grande porte, especialmente aquelas que são pioneiras em seu setor. 

Como implementar o CIM? 

A aplicação prática da Comunicação Integrada de Marketing consiste no trabalho coordenado em múltiplos canais, para diversos públicos, de maneira a manter os princípios do CIM: consistência, coerência, continuidade e complementaridade.

Trata-se da nutrição sincronizada de todos os stakeholders e shareholders do negócio, preocupando-se com as taxas de satisfação de todos os grupos que estabelecem relações com uma empresa de portaria terceirizada, por exemplo.

Mais do que a qualidade do produto ou serviço, o agente econômico da era contemporânea exige uma postura mais ampla das organizações, onde estas não são apenas uma fonte de recursos, mas instituições que devem manifestar preocupações sociais.

A Comunicação Integrada de Marketing busca criar essa identificação no público-alvo, provando seu valor pela sua credibilidade e impacto sobre o consumidor em vários aspectos de sua vida.

1. Use o modelo PDCA

Também chamado de ciclo PDCA, o modelo é uma ferramenta do planejamento estratégico que consiste nas etapas “Plan” (planejar), “Do” (fazer), “Check” (avaliar) e “Act” (implementar). Com ela, é possível acompanhar o desempenho de um projeto.

O ciclo PDCA pode ser usado para analisar campanhas antigas de marketing e publicidade, bem como estruturar um esqueleto para ações integradas.

Uma grande contribuição deste recurso é viabilizar uma intervenção ágil na campanha, caso necessite de mudanças.

As fases “Check” e “Act” são instaladas para recálculo de rota, algo comum em ações integradas de marketing para projeto spda galpão, posto que se está lidando com públicos distintos e perfis separados de audiência, com necessidades que, por vezes, soam opostas.

É possível alimentar o ciclo PDCA com outra ferramenta, o Mapa da Empatia: sob a forma de um esquema em seis partes, o mapa disseca as necessidades do público-alvo, as características que formam cada perfil e como comunicar-se de forma otimizada.

2. Treine sua assessoria de imprensa

Uma boa assessoria de imprensa é indispensável para empresas que planejam se estabelecer no meio publicitário. Ela é a ponte entre a organização e o ambiente externo, falando em nome da empresa e estabelecendo conexões.

É a assessoria de imprensa que media parcerias, gerencia crises, publica comunicados oficiais e até mesmo entra em contato com stakeholders para investimento na marca. São equipes compostas por jornalistas e especialistas em marketing e vendas.

Para uma empresa que oferece infraestrutura de ti para escritórios, a qualidade da assessoria de imprensa é fundamental para a percepção de credibilidade do produto, o que é decisivo para conquistar novos clientes.

A assessoria deve ser treinada para redigir conteúdo publicitário oficial da marca, os chamados press releases, que são textos para divulgação de eventos, produtos da empresa ou apresentar a marca em si ao público.

Ter uma assessoria de imprensa, nesses casos, confere mais controle à organização, diminuindo as chances de publicações, em canais de terceiros, que não estejam de acordo com a identidade da marca ou a estratégia de comunicação integrada.

3. Crie endomarketing compatível com a imagem externa

Endomarketing é uma prática que consiste na criação de estratégias de marketing direcionadas aos seus colaboradores, ou seja, os profissionais que trabalham em uma empresa de locação de mesa de pebolim ou de segmentos diferenciados.

As ações de endomarketing visam motivar o colaborador a identificar suas necessidades e supri-las, inserindo fatores de satisfação como o reconhecimento social pelo trabalho, o aumento de perspectivas de renda, a melhoria no relacionamento da equipe.

A prática deve servir para alinhar a percepção dos trabalhadores da empresa com aquilo que deseja ser passado para consumidores, parceiros e investidores, convertendo o profissional contratado em embaixador da marca.

4. Otimize as equipes de atendimento

As equipes de atendimento são um dos pontos estratégicos em uma proposta de comunicação integrada de marketing. O vendedor é a personificação da empresa enquanto profissional, o ponto de contato entre pessoa física e jurídica.

Por esse motivo, a equipe de atendimento deve ser orientada de acordo com as normas do CIM, traçadas pelo planejamento estratégico. Essas normas dizem respeito à visão e aos valores que devem estar associados à marca e seu estilo de abordagem.

Para que a comunicação integrada seja bem-sucedida, é necessário que as equipes de atendimento trabalhem em uníssono, em qualquer canal, evitando a maneira dispersa como muitos vendedores e atendentes operam. 

5. Esteja à frente de eventos relevantes

Para ser relevante, é necessário gerar impacto real sobre as vidas daqueles que deseja influenciar. A comunicação integrada de marketing visa transformar a empresa em uma referência para seu mercado e, para isso, deve construir valor.

Eventos voltados para profissionais, empreendedores ou consumidores, como congressos, feiras e workshops, podem ser organizados pela empresa. É importante que a marca tome iniciativa para apoiar esses espaços de networking, marcando sua presença.

É possível oferecer contribuições adjacentes ao evento, como investir na infraestrutura do espaço, coordenando a distribuição de recursos como um porta crachá retrátil personalizado.

6. Marque sua presença nas redes sociais

As redes sociais representam o conjunto de plataformas mais acessadas da internet, reunindo, em conjunto, mais de 50 milhões de usuários. Esse grande público se encontra mais próximo das empresas pela inserção de marketplaces nesses sites.

Hoje, as plataformas de relacionamento definem tendências de moda, balizam discussões sociais, externalizam desejos e se transformam na vitrine do planeta. Tamanho poder de influência não pode ser negligenciado por um projeto de CIM.

Estar presente nas redes sociais vai além de abrir uma conta nesses canais. É necessário fazer publicações relevantes, engajar o público e unificar publicidade à entretenimento, sem com isso deixar de lado a necessidade de informar e gerar valor.

Como um expositor de maquiagem para loja, as redes sociais servem ao propósito de realçar qualidades que são nutridas de dentro para fora. No que compete às empresas, são diferenciais desenvolvidos desde a fase de produção até o fechamento da compra. 

Considerações finais

A comunicação integrada de marketing é uma conciliação entre os interesses de todos os entes envolvidos em uma empresa, sejam os profissionais, investidores, parceiros ou consumidores, onde o CIM funde todas as partes em um sistema único.

Entender o que os grupos de interesse do seu negócio querem, com cuidado para atender as reivindicações razoáveis de todos, é o melhor caminho para construir uma identidade corporativa sólida, capaz de sobreviver aos desafios do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: