Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como vender produtos em um marketplace

10/04/2020 às 15:45 Loja Virtual

Como vender produtos em um marketplace

Vender produtos online é um tipo de negócio que tem se tornado cada vez mais comum não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro.

E isso se deve muito à ação dos marketplaces, verdadeiros comércios organizados na internet, onde você consegue encontrar praticamente qualquer tipo de produto.

Apesar de isso soar como uma incrível oportunidade, fazer esse tipo de negócio dar certo depende de diversos fatores e de uma estratégia bem traçada.

Por isso vamos falar hoje sobre como vender produtos em um marketplace. Dessa forma, você vai aprender quais são as principais plataformas que atuam hoje em dia no Brasil e de que forma você pode fazer seus produtos se destacarem nelas.

Conheça os tipos de marketing

Os principais marketplaces da atualidade

Antes de mais nada, é importante que você conheça as plataformas se realmente quer aprender como vender produtos em um marketplace.

Por isso vamos dar um breve resumo sobre as principais plataformas que atuam no Brasil hoje em dia. Elas são:

  • Amazon
  • B2W
  • Magazine Luiza
  • Netshoes

Amazon

A Amazon foi criada em 1994 e, desde então, tem se consagrado como uma das maiores plataformas de vendas de todo o mundo.

Apesar de ter seu foco em produtos eletrônicos, inicialmente, hoje em dia você pode encontrar os mais variados produtos nela, desde livros até roupas e calçados, passando por eletrônicos, produtos de entretenimento e muito mais.

Por ter um nome tão forte, é uma ótima opção para quem deseja atingir um público amplo.

B2W

A B2W nasceu da fusão de três gigantes: A Submarino, a Lojas Americanas e a Shoptime. Por conta disso, é fácil imaginar que muitos produtos podem ser vendidos através desse marketplace, sendo dos mais diversos nichos e através de diferentes canais.

Esse é, aliás, um dos principais pontos positivos da B2W: Você tem oportunidade de vender em diversos canais diferentes. E isso pode ser ótimo para o seu negócio.

Magazine Luiza

A Magazine Luiza não é uma loja nova, mas foi recentemente que ela teve uma expansão surpreendente.

Na última década, a loja também teve um grande crescimento nas plataformas digitais e hoje em dia é um dos maiores marketplaces do Brasil.

Netshoes

Outra empresa genuinamente brasileira e que cresceu de forma surpreendente na última década.

Apesar de o foco da Netshoes serem os calçados e os produtos esportivos, hoje em dia você consegue encontrar uma grande variedade de coisas por lá, até mesmo games.

Ainda assim, essa é uma ótima opção para quem deseja vender produtos relacionados a esportes, já que é um grande nome dentro do nicho.

Leia também: Por que ter uma loja virtual?

Como vender produtos em um marketplace?

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre os principais marketplaces, fica mais fácil decidir em qual deles apostar para colocar seus produtos e subir seu número de vendas.

E uma vez que isso estiver decidido, você precisa pensar nas estratégias que irá usar nessas vendas. Separamos algumas para falar para você, elas são:

  • Encontre um nicho
  • Tenha produtos com potencial de venda
  • Trabalhe duro

Encontre um nicho

A primeira pergunta que a maioria de nós faz quando inicia um novo negócio é sempre a mesma: Afinal, o que eu devo vender?

Não há necessariamente uma resposta certa ou errada para isso, mas é importante que você saiba com qual produto está lidando.

Considerar o nicho de mercado que você deseja atingir é vital para o sucesso do seu negócio. Os nichos menores geralmente possuem menos concorrência, oferecendo uma melhor chance de se conectar com potenciais clientes.

Por outro lado, é necessário saber que o número de pessoas que irá comprar será também menor.

Por isso é importante passe algum tempo pensando em seu nicho para entender esse equilíbrio entre o nível de concorrência com o tamanho do mercado.

Você já conhece o nosso serviço de Loja Virtual? O Serviço de Loja Virtual é apartir de R$39,00 mensal com 40 produtos (cada plano tem sua quantidade de produto limite).

Tenha produtos com potencial de venda

É claro que não é só no nicho que você deve pensar. Há muitos fatores a serem considerados quando você pensa em como vender produtos em um marketplace.

E quais serão esses produtos é outra coisa muito importante. Para que isso realmente funcione, é necessário que você tenha em mente exatamente o que vai vender para o seu nicho.

No que você vai ser especializado? Por que comprar o seu tipo de produto?

Uma dica que podemos dar aqui é: Menos é mais. Seu produto ou serviço não precisa necessariamente ser algo enorme e complicado.

Pode ser bastante simples, mas excepcionalmente eficaz. E apostar no simples muitas vezes é certeiro.

Trabalhe duro

A grande verdade é que trabalhar vendendo produtos online significa que você pode encontrar uma enorme variedade de clientes, mas também significa uma concorrência igualmente grande.

De certa forma, isso equilibra os negócios, mas você precisa encontrar um diferencial para que seus produtos possam se destacar em marketplaces.

Não existe segredo. Quando você trabalha duro, os resultados aparecem. As coisas provavelmente vão mudar lentamente quando você começa, mas quanto mais tempo e esforço você coloca na criação e promoção de sua loja virtual e em seus produtos dentro dos marketplaces, mais vendas você terá. Lembre-se de que você precisará criar vários canais para comercializar seus produtos.

Mídias sociais, conteúdo, SEO e publicidade paga levam tempo para gerarem resultados e você deve aprimorar isso um pouco mais todos os dias.

Você também pode se interessar: 5 passos para montar sua loja virtual

Conclusão

Agora que você já entendeu melhor como vender produtos em um marketplace, é hora de aplicar todos esses conhecimentos e fazer sua loja crescer cada vez mais.

Lembre-se: muitas das estratégias que você aplica ao seu negócio demoram para fazer efeito.

É importante que tudo seja aprimorado, que você trabalhe duro e que você entenda sobre o nicho em que trabalha e sobre os produtos que vende.

Você vai perceber a melhora do seu trabalho aos poucos e, lentamente, vai entender quais são as estratégias que geram mais resultados. O importante é manter o trabalho e ver seu negócio crescer cada vez mais.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: