Como usar estratégias de marketing em seu blog?

20/03/2018 às 22:40 Marketing WordPress

Como usar estratégias de marketing em seu blog?

O blog é um de seus principais aliados para crescer o seu negócio no mundo digital. O ponto de partida ao colocar um plano de marketing em ação é trabalhar os conteúdos que serão publicados em seu blog. É através da criação de um bom conteúdo que você conseguirá gerar tráfego orgânico para o seu blog e por tabela expandir a sua empresa.

Os resultados do seu blog dependem efetivamente de sua estratégia de marketing, já que para ter sucesso é preciso que as pessoas leiam suas postagens e comecem a se interessar pelo seu negócio. Resumindo, é preciso pensar em maneiras de gerar mais tráfego para que você tenha um blog de sucesso na web.

Bom, agora vamos citar abaixo algumas maneiras que podem ajudar na implementação de uma boa estratégia de marketing para o seu blog, confira:

Conteúdo é tudo!

Criar um conteúdo de qualidade para o seu blog é meio caminho andado para o sucesso. É preciso que suas publicações tragam informações relevantes sobre a área de atuação de sua empresa. Também deve se prestar atenção a erros ortográficos e gramaticais, pois eles podem afastar novos visitantes de seu blog.

Para fazer um conteúdo de boa qualidade é preciso estruturar toda a sua escrita. Não basta apenas, escrever um texto por si só, ele precisa ser formulado, portanto separe referências, divida a pauta em tópicos e aprimore sua escrita.

Você precisa ter noção do que é um bom conteúdo e para isso será preciso ler outros blogs. Pegue alguns cases e avalie o modelo de relacionamento e a construção da imagem que blogs de sucesso desenvolveram, isso deve ser inspiração para qualquer conteúdo que você escreva.

Divulgação é essencial!

“Quem não é visto, não é lembrado!”, esse ditado popular resume esse tópico. Afinal, não adianta produzir um excelente conteúdo se ninguém vai ver. Apesar do conteúdo ser muito importante, é preciso pensar em maneiras de promove-lo.

A divulgação é um passo essencial para estruturar o crescimento de sua empresa através do seu blog. Antes de criar conteúdo, antes mesmo de começar a postar em seu blog, liste as formas de divulgação do seu conteúdo.

Uma maneira bastante efetiva é a divulgação por meio das redes sociais. Use bastante todas as mídias, caso tenha dinheiro para investir também faça alguns anúncios e pense em estratégias de Guest Post, entre outras formas.

Confira também Passo a passo para criar o seu Blog

Faça as parceiras certas!

Fechar parcerias com site de boa audiência que se relacionem ao seu tipo de negócio é essencial para acelerar o crescimento do seu blog na internet. A intenção dessas parcerias deve ser para atrair mais visitantes para o seu blog.

Gerar um tráfego orgânico e qualificado é essencial para alavancar o seu blog. Numa estratégia de marketing digital é essencial para que mais pessoas conheçam sua empresa que eles venham indicados por outros parceiros, que já tem mais tempo de mercado  e estão mais consolidados.

O que você não pode fazer é criar parcerias que não sejam relevantes. Por exemplo, se você tem um negócio relacionado a venda de produtos orgânicos, você não deve fechar parcerias com redes de fast food, lanchonetes, etc.

Só feche parcerias com negócios que tenham a ver com a sua empresa, pense bem antes de faze-la e tenha a certeza de que existem alguma relação entre os usuários que acessam o blog do seu parceiro e o blog de sua empresa.

Materiais ricos geram mais conversão!

Publicar ebooks, produzir infográficos, planilhas e templates se tornaram bastante fácil com o crescimento da internet. Esses materiais são chamados de risco e são oferecidos de graça para atrair e converter mais leitores.

Produza bons materiais desse tipo e distribua para os visitantes de seu blog, assim você poderá cadastrá-lo em sua lista de e-mails, além de aumentar as chances de eles retornarem para ler as novidades de seu blog.

Dependendo do seu negócio e de seus objetivos, pode ser possível também vender estes materiais. Assim, além de ser uma forma de atração e conversão de leads, você terá uma boa fonte de lucro para sua empresa, sem ter feito nenhum investimento, além de gastar um tempo para produzir os materiais.

Use os materiais ricos como ganhos para gerar mais tráfego orgânico para o seu blog.

SEO pode te levar ao topo!

Outra parte importante de uma estratégia de marketing digital em blogs é a aplicação de técnicas de SEO. Estas práticas otimizam seu conteúdo para eles ranquearem melhor nos sites de busca como o Google.

O primeiro passo é criar um título chamativo. Independente da origem de tráfego é importante garantir que o título chamou a atenção de novos leitores. Crie títulos que despertem a vontade das pessoas em lerem seus textos.

Outro ponto essencial é se atentar ao tamanho do texto. De acordo com as regras de SEO, um conteúdo sempre deve ter mais de 300 palavras. Mas é possível fazer posts maiores? Sim, desde que eles sejam objetivos. Não adianta criar um texto de 2.000 palavras que tenha informações repetidas ou que seja uma redação enrolada.

O Google, principal site de buscas no mercado avalia os textos, de pequenos a longos para ranqueá-los no site e levam muito em conta o tamanho e a relevância do conteúdo, esses fatores combinados podem levar o seu blog ao topo dos resultados de busca.

Saber como distribuir a palavra-chave também é essencial. Colocar a palavra-chave no título, na alt tag da imagem, na meta-descrição e no corpo do texto, de forma coerente, irá ajudar bastante o Google a considerar seu conteúdo como de boa qualidade. Tenha coerência e seja objetivo neste ponto.

Por último, saiba mais sobre o conceito de escaneabilidade. Não adianta criar textos longos com parágrafos corridos. O ideal é separar o texto em tópicos, caso seja necessário faça listas durante o texto. Os parágrafos não devem ser tão longos, ficando entre três e quatro linhas.

O ideal é que você busque facilitar ao máximo a leitura dos visitantes, fazendo com que ele ao passar os olhos no texto consiga saber do que se trata e encontrar todas as informações necessárias.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem para WordPress

Gostou de nosso post? Compartilhe: