Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como saber a hora de mudar seu blog de plano ou servidor

14/08/2017 às 16:00 WordPress

Como saber a hora de mudar seu blog de plano ou servidor

Se você acaba de receber uma notificação do seu provedor informando que o seu site estourou os limites do plano e que pode apresentar instabilidade, essa é a hora de começar a planejar a migração, seja para um novo serviço de hospedagem de site (que ofereça maior qualidade) ou realizar mais ajustes na sua instalação do WordPress.

Quando você precisa migrar de provedor, começa um longo trabalho de ajustar todos os seus arquivos, acessos, dados que não podem deixar de lado, mas antes de toda essa corrida contra o tempo você pode detectar sinais de que o problema vai acontecer e se preparar antes de tudo isso vir a te trazer problemas como a perda de visitas, punições no Google, entre outras coisas.

Monitore seu uptime 24 horas por dia

Saber os momentos em que o seu blog fica offline pode te ajudar a detectar problemas e ser um sinal de uma futura migração, se o seu blog começa a apresentar muita instabilidade e fica offline muitas vezes por semana, prepare-se para começar o processo de migração antes que seja tarde.

Fique atento a lentidão momentânea

Ainda que seja um problema temporário, uma navegação lenta vai trazer a você uma falsa sensação de que pode ser um problema coma sua conexão e que logo vai voltar a funcionar, mas se você tem esse problema muitas vezes ao dia, pode começar a investigar se o seu provedor está tendo problemas de desempenho.

Para esses dois primeiros casos, podemos seguir uma das dicas de aplicativos que comentamos na publicação sobre aplicativos para gerenciar o seu blog pelo smartphone.

Algumas páginas demoram de mais para carregar

Quando você tem uma consulta mais complexa ao banco de dados em algumas páginas, pode ser que ela acabe demorando alguns segundos para ser carregada, mas se esse tempo começar a ser muito exagerado, um problema pode estar surgindo.

Se o seu plano já não está tão rápido para processar os seus acessos de forma tranquila, vai começar a apresentar "engasgos" em momentos de mais acesso e talvez quedas nas páginas que exijam um pouco mais de processamento para apresentar resultados.

Quando isso começar a acontecer, seus visitantes podem se sentir prejudicados com isso e começar a deixar o seu blog, evite esse tipo de problema ficando atento aos mínimos relatos e aos problemas falados acima.

Leia aqui também sobre os tipos de marketing

Maximum Execution Time Exceeded

Esse é mais um dos erros que podem aparecer e começar a deixar claro que as coisas precisam mudar com urgência, geralmente ocorre quando alguma tarefa que você está realizando demora muito tempo para ser executada e o seu tempo limite é alcançado, apresentando assim esse erro.

Isso pode começar a atrapalhar na instalação de plugins, temas, até mesmo nas atualizações de sistema, o que é um problema crítico e você não pode correr esse risco.

Quando isso acontece uma vez ou outra, preste atenção na tarefa que está executando, se em outro momento o mesmo problema for apresentado, um problema com o processamento desse recurso pode estar causando instabilidade.

Você está recebendo notificações de erro

Se você recebe e-mails de notificação do seu provedor quanto ao seu blog, é sinal de que o seu plano não está mais comportando o seu projeto, se você correu atrás de visitas e engajamento com as mídias sociais, não quer perder esse resultado por problemas de carregamento ou instabilidade.

Passe a considerar a mudança de provedor e não espere que o problema seja grande o suficiente para te dar prejuízo.

Se isso acontecer você pode acabar desperdiçando toda a sua empreitada e investimento de tempo e dinheiro, se o seu tempo de otimização no SEO também foi um grande passo, também pode acabar prejudicado com esses imprevistos.

Conclusão

Se você está notando alguns desses problemas em seu blog, pare um pouco e comece a planejar a sua migração para um outro provedor, convidamos você inclusive para testar nosso plano de hospedagem de site por 30 dias grátis, vamos ajudar com o processo de migração e deixar tudo funcionando como deveria.

Assim você tem mais tempo para se dedicar ao seu projeto enquanto nós cuidamos da parte técnica.

Problemas de instabilidade podem acabar trazendo mais problemas do que o previsto, seja com o provedor, perda de ranking nas buscas, frustração dos visitantes com páginas de erro, sabemos que você não quer passar por isso em momento algum.

Então fique atento aos pequenos sinais que vão ser apresentados e comece logo a pensar na sua nova casa!

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: