Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como reduzir o custo com servidores?

12/07/2017 às 09:00 Hospedagem de Sites

Como reduzir o custo com servidores?

Um dos principais problemas que empreendedores online acabam tendo em algum momento é o problema dos altos custos para manter o seu negócio online. Os custos aparecem de todo lugar, com softwares para proteger o seu site de qualquer invasão, com a manutenção do conteúdo do seu site ou da identidade visual e também com hospedagem de site e servidores.

O custo com os servidores muitas vezes acaba assustando algumas pessoas e impedindo que elas tentem fazer o seu negócio crescer como gostariam. Mas como reduzir o custo com servidores? Será que existe alguma fórmula mágica? É impossível não ter gastos com essa parte tão fundamental de ter um negócio online, muitas pessoas acham que não há solução, mas com certeza existem algumas dicas que podem ajudar a melhorar sua percepção com os gastos que você tem com servidores e te ajudar a economizar também nessa parte.

Conheça o seu negócio

A parte mais importante para saber como reduzir custos com servidores é entender onde o seu negócio online se encaixa, seja ele um site, um blog ou uma loja virtual. Muitas vezes as pessoas leem que servidores com muito espaço ajudam a melhorar o problema de lentidão e que servidor dedicado te oferecem muito mais segurança. Essas informações são verdadeiras, mas muitas vezes não entram na realidade de negócios pequenos e que estão somente começando.

O grande segredo é saber pagar apenas pelo tamanha do seu negócio. Ter muito espaço é bom, mas será que você precisa de todo aquele espaço? E será que um bom software não consegue ajudar na segurança do seu site, já que você não tem tantas informações assim ainda? Conhecer o seu negócio significa entender o lugar em que ele se encontra e saber onde você quer chegar. Pode ser que em algum momento você precise de todo o espaço e segurança que um plano maior oferece, mas primeiro você precisa crescer. Pense nisso.

Renegocie tudo o que puder

Essa é uma recomendação ótima e pouco seguida por empreendedores. É claro que pode dar algum trabalho e levar algum tempo para que você consiga renegociar tudo o que precisa para diminuir os seus custos com servidores, mas é uma dica de muita importância. Tente renegociar todos os contratos que possuir, sejam eles contratos de hardware, arrendamento, software, manutenção e também os de suporte, eliminando tudo aquilo que for muito caro e garantindo pagamento mais baixos para outros. É claro que você não deve pensar apenas no quanto irá pagar, mas sim fazer um cálculo de custos e benefícios para entender o que é melhor para você. Fazendo esses cálculos e renegociando tudo o que puder, você com certeza conseguirá reduzir alguns custos.

Leia aqui também sobre os tipos de marketing

Considere usar a nuvem

Muitas vezes você acaba gastando demais porque precisa de muito espaço em seu servidor, mas já pensou em utilizar serviços de nuvem para guardar informações e, consequentemente, reduzir o espaço necessário em seu servidor? É uma ótima recomendação principalmente para sites que armazenam muitos dados que são necessários, mas que podem estar em outros lugares. Além de serem serviços mais baratos e muito eficientes, a nuvem conta com diversas vantagens, porque é um serviço que pode ser acessado praticamente de qualquer lugar do mundo e onde você tem total controle sobre o que entra e o que sai de lá. Os custos com servidores normalmente podem ser reduzidos com esse tipo de solução, que combina economia, tecnologia e inteligência.

Muitas vezes migrar totalmente para a nuvem também pode ser uma opção. Isso depende de todos os equipamentos físicos que você possui e de quanto você gasta para mantê-los, além de saber qual o lucro que tais equipamentos te dão. Para alguns, migrar definitivamente para a nuvem é a melhor opção, para outros não. Seja qual for a sua situação, é sempre bom considerar tecnologias como a nuvem como opções seguras, seja para guardar arquivos ou para migrar em definitivo.

Virtualizar servidores físicos

A virtualização do hardware é uma opção que serve não só para melhorar a eficiência operacional do seu negócio online, mas também para apoiar programas de consolidação, desativação e gerenciamento de custos. Virtualizar significa reduzir o que você tem de hardware, o que também significa diminuir os custos que você tem com eles, como manutenção e atualização que sempre são necessárias, além de te livrar de contratos, que como já citados acima, sempre precisam ser renovados e renegociados.

Atualize os seus equipamentos

Muitas vezes renegociar contratos não é o suficiente, principalmente quando seus equipamentos começarem a ficar muito antigos. O maior problema de usar equipamentos que aos poucos se tornam obsoletos é que por causa da eficiência que fica cada vez menor e da manutenção que tende a ser cada vez mais cara, eles acabam fazendo você gastar mais dinheiro do que se trocasse de equipamentos. Então muitas vezes você precisa chegar à conclusão de que precisa atualizar seus equipamentos para reduzir o custo com servidores. Equipamentos que funcionam com mais eficiência e que gastam menos com manutenção com certeza vão valer a pena para você.

E aí, conseguiu aprender como reduzir o custo dos servidores? É sempre importante entender qual é a realidade do seu negócio, o tamanho dele e quais são as suas perspectivas de crescimento, principalmente a curto prazo. Dessa forma você vai conseguir entender quais são os verdadeiros custos que você precisa ter e assim começar a reduzir todos eles.

Negócios online envolvem diversos tipos de gastos e reduzir os custos com esse tipo de servidor nem sempre é fácil. Fique atento à todas as dicas dadas aqui e sempre pesquise em todo lugar que puder para saber como fazer o seu negócio online render mais. Lucros e gastos fazem parte da realidade de todos aqueles que empreender, mas é sempre importante ter a noção de como reduzir os custos e conseguir de alguma forma aumentar os lucros. Apesar de não ser fácil, aos poucos você vai entendendo todo o mecanismo do seu negócio online para poder prosperar cada vez mais.

Veja nosso post: Passo a Passo para criar um blog

Gostou de nosso post? Compartilhe: