Como reduzir as taxas de cancelamento no seu e-mail marketing

Como reduzir as taxas de cancelamento no seu e-mail marketing

23/09/2017 às 10:06Email Marketing

Conhecido como Opt-Out, a taxa de cancelamento de e-mail marketing é uma métrica muito importante para as campanhas. Se muitos usuários estão optando pelo cancelamento, é sinal de que algo de errado está acontecendo. Seja na campanha em si ou no momento de captar os leads. Pois, uma estratégia mal alinhada tem o poder de conquistar uma audiência que irá adiante dentro do funil de vendas. Não sabe O que é Email Marketing? Veja nosso post no nosso blog.

A boa notícia é que, por meio de algumas dicas e estratégias práticas, é possível diminuir consideravelmente a taxa de cancelamento. Dessa forma, será possível criar campanhas mais assertivas e diminuir drasticamente o número de pessoas que estão saindo de sua lista de e-mails. Ficou interessando em saber mais? Então confira o conteúdo a seguir!

6 dicas para diminuir a taxa de cancelamento do e-mail marketing

1. Ofereça canais alternativos para continuar em contato

Para o usuário, nada é pior do que de se inscrever em uma lista de e-mail marketing e passar a receber uma grande quantidade de mensagens. Lotar a caixa de entrada dos inscritos não é uma estratégia recomendada nas campanhas de e-mail marketing. Isso porque o grande volume faz com que o usuário se sinta “sufocado” e procure, de imediato, uma solução para deixar de receber essas mensagens. Contribuindo para o aumento da taxa de cancelamento. Em vez disso, o administrador das campanhas deverá oferecer outros canais de comunicação para os seus usuários. Informe-os sobre outros canais da empresa, como os links de artigos interessantes em blogs ou vídeos sobre temas do interesse dos seus inscritos.

A ideia é mostrar que o recebimento de e-mail é algo especial, uma ação que vai agregar valor para a vida do inscrito.

2. Não envie muitas mensagens em um curto período de tempo

Muitas vezes, a principal causa do cancelamento da inscrição da lista é por conta de um grande volume de mensagens. Assim como citamos, esse volume acaba por sufocar o usuário. Esse erro é muito comum em empresas que estão começando a trabalhar com campanhas do gênero, por acabarem achanado que quanto mais, melhor. Isso não acontece nessa estratégia. Para manter a taxa de cancelamento sempre baixa, será necessário criar um planejamento com um cronograma mostrando a frequência em que os e-mails deverão ser enviados.

Uma alternativa para esse problema é criar a possibilidade dos usuários escolherem a frequência que desejam receber os e-mails! Dessa maneira, eles não ficarão saturados de sua empresa e as chances de consumir o produto aumentarão, já que toda vez que uma nova mensagem chegar ela será lida.

3. Disponibilize a opção do usuário opinar sobre as mensagens recebidas

Além de reduzir a taxa de cancelamento, essa opção traz uma vantagem a mais: a possibilidade de saber o que os inscritos estão achando do conteúdo que estão recebendo. Através desses feedbacks será possível otimizar as campanhas e entregar um conteúdo com uma qualidade maior. O que certamente contribuirá para o aumento dos resultados. A ideia é oferecer alguma maneira para que o inscrito possa opinar sobre o conteúdo que acabou de receber. Você poderá adicionar um campo com o texto a seguir: “De uma nota de 1 a 10, quanto você dá para o conteúdo dessa mensagem?”.

Nessa escala, 1 é muito ruim e 10 é muito bom. A partir dessas respostas será possível obter um retorno real das pessoas mais importantes da estratégia: os leads.

Veja também: Como fidelizar clientes através do e-mail marketing

4. Dê a quem assinou o conteúdo que ele está procurando

Os inscritos em sua lista colocaram seus nomes por algum motivo: seja para realizar o download de um e-book, receber dicas exclusivas ou qualquer outro benefício. Se as campanhas não entregarem o que o público está pedindo, então as taxas de cancelamento não pararão de crescer. Para evitar isso é muito simples: é preciso entregar um conteúdo de qualidade e não apenas propagandas. Para aumentar o engajamento, ofereça uma lista de assuntos que os inscritos possam selecionar.

Outra estratégia é oferecer a opção do usuário cancelar a inscrição em apenas um assunto específico. Dessa maneira, ele deixará de receber mensagens de uma ou mais categoria mas sem deixar de fazer parte da sua lista de contatos.

5. Questione o porquê do usuário estar cancelando a sua inscrição na lista

Se o inscrito quiser cancelar a sua inscrição, não force a barra. Se a taxa de cancelamento está alta, é sinal de que alguma coisa não está funcionando em sua estratégia. A estratégia é obter um feedback direto e sincero sobre o porque daquela pessoa estar cancelando a sua inscrição na lista de e-mails de sua empresa. Ofereça um formulário onde o usuário poderá responder de forma voluntária assim que clicarem no link para cancelar a inscrição. Utilize as respostas como um guia para poder melhorar na entrega de conteúdo em suas campanhas futuras.

6. Incentive os inscritos a editarem suas preferências

Por fim, uma das dicas mais importantes e práticas para diminuir a taxa de cancelamento de e-mail marketing é o incetivo para os usuários editarem suas próprias preferências. Assim, o usuário poderá definir o que exatamente deseja receber. Essa possibilidade fará com que mais pessoas se interessem pelo conteúdo oferecido, já que ele passará a ser personalizado conforme os seus gostos. Assim, você poderá oferecer opções bem interessantes: como a capacidade de escolher por receber ofertas especiais em uma determinada categoria. Essa opção é especialmente interessante para quem está trabalhando em campanhas para loja online.

Dicas extras

Além dessas dicas, há outras práticas que podem influenciar na diminuição de cancelamentos de sua lista. Tais como:

Realize um relatório para saber quais são os assuntos/conteúdos que possuem mais aceitação. A partir dessa análise, será possível saber quais são as abordagens de mais sucesso em suas campanhas.

Outra dica importante é fornecer uma lista de temas e assuntos que gostariam de receber diretamente do formulário de inscrição. Dessa maneira, a taxa de inscrição será drasticamente reduzida, já que os usuários vão personalizar o que vão receber antes mesmo de se inscrever na lista.

Seguindo essas dicas você será capaz de reduzir as taxas de cancelamento do e-mail marketing e obter muito mais engajamento de seus leads.

Para otimizar suas campanhas e melhorar os resultados, baixa o Ebook 9 Dicas para ter sucesso no Email Marketing!

Gostou de nosso post? Compartilhe: