Como problemas de E-mail pode atrapalhar o funcionamento da sua empresa? Como proceder?

Como problemas de E-mail pode atrapalhar o funcionamento da sua empresa? Como proceder?

06/10/2017 às 11:51Hospedagem de Sites

Ter um negócio online hoje em dia significa que você precisa entender de muitas áreas que vão além do seu segmento. Não importa o que você venda ou quais os serviços que você oferece, você precisa saber como fazer para atingir o seu público-alvo de maneira eficiente. E precisa saber como fazer isso online. Com os avanços das comunicações, nós já conhecemos diversas ferramentas que nos ajudam de diversas formas a conseguir alcançar esse público e uma das mais importantes e eficientes que conhecemos hoje em dia é o e-mail da sua empresa.

Já é mais do que comprovado que o e-mail é uma ferramenta essencial para todos que possuem um negócio online e querem manter um público fiel. Então não é difícil imaginar que problemas com e-mail podem atrapalhar o funcionamento da sua empresa como um todo. Quer saber de que maneira esses problemas afetam o seu negócio? Separamos uma lista para você entender melhor sobre o assunto e como solucionar os problemas que podem atrapalhar a sua empresa.

Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado. Você encontra planos a partir de R$250,00, com diferencias como o Monitoramento, Gerenciamento Preventivo, Backup e a Licença do cPanel incluso.
Muitos dos problemas com e-mail têm a ver com o servidor. Não estamos falando que se você tem um problema do tipo é com certeza culpa do servidor, mas existe uma boa chance de ser., mas é claro que esses problemas de e-mail que podem atrapalhar o funcionamento de sua empresa também podem surgir por diferentes causas, algumas das principais são:

•    Pouco espaço para armazenamento
•    Problemas com SPAM
•    Indisponibilidade de serviço
•    Problemas com servidores em geral

Vamos analisar cada um desses problemas e tentar analisar o quais são suas causas e quais são as melhores soluções para cada um.

Pouco espaço de armazenamento

Esse não é um problema incomum e pode atrapalhar muito o funcionamento de sua empresa. Acontece geralmente quando o seu plano de hospedagem ou seu servidor de e-mail oferece um espaço menor do que você necessita. Isso pode acontecer porque a sua empresa tem crescido muito e o espaço que você tinha já não é mais suficiente ou então porque você adquiriu um plano com tamanho menor do que realmente necessita.

Qual a solução?

Independente de qual seja o motivo, para solucionar esse problema você vai precisar de um novo plano de hospedagem ou renovar o seu servidor, caso utilize um interno. Não há muito como fugir disso. O importante é analisar e entender o quanto de espaço que a sua empresa realmente precisa para que esse problema não volte a aparecer.

Problemas com SPAM

Não importa qual é o tipo de negócio que você mantém, esse problema aparece muitas vezes. Quando se trata de negócios online, como revenda de hospedagem ou serviços de cloud, por exemplo, o SPAM pode se tornar algo ainda mais comum. (Leia mais sobre: Revenda ou cloud? Qual é o melhor?)
O maior problema dos SPAMS não é recebe-los todos os dias, ainda que isso seja muito desagradável e, às vezes, até perigoso, já que muitos desses e-mails são mal intencionados e podem conter vírus ou malwares. O grande problema que pode atrapalhar o funcionamento da sua empresa aqui é o tempo que você precisa gastar para que esses e-mails sejam eliminados das caixas de entrada.

Qual a solução para o problema de SPAM?

A solução mais simples e eficiente é, sem dúvida, utilizar mecanismos que impeçam que esses e-mails cheguem até você. Muitos provedores utilizam esses mecanismos, mas se você possui um servidor interno de e-mail, é importante ter um antivírus eficiente instalado. O melhor remédio para esse tipo de problemas é, sem dúvida, a prevenção.

Indisponibilidade de serviço

É quase impossível encontrar alguém que não tenha sofrido alguma vez com esse tipo de problema. A indisponibilidade de serviço afeta muitos donos de negócios muitas vezes por falta de atenção sobre o que está acontecendo com seu servidor interno. Mas o problema também pode surgir como algum tipo de falha no servidor de seu provedor, o que é pior, já que não cabe a você resolver o problema, pelo menos não diretamente.

Qual a solução?

No caso de um servidor interno, você precisa contatar um profissional de T.I que entenda as causas da indisponibilidade de serviço e saiba consertar esse problema. Se o problema for com seu servidor, a solução é muito parecida, já que você vai precisar contatar a empresa que contratou e o suporte para te auxiliar.

Problemas com servidores em geral

De início, precisamos falar que “servidores em geral” significa que você pode ter um servidor interno ou externo para os e-mails da sua empresa. Os dois tipos podem enfrentar problemas diferentes, com dificuldades próprias, mas muitas vezes com soluções parecidas. Enquanto um servidor interno vai sempre precisar de uma manutenção da sua parte, o que pode elevar os custos para o seu negócio. Por outro lado, podemos ver vários provedores de e-mail oferecendo serviços não tão bons e esses problemas de e-mail podem acabar atrapalhando o funcionamento da sua empresa.

Qual a solução?

A melhor maneira de proceder nesses casos é a pesquisa. Pesquise tudo sobre qual o melhor serviço de e-mail para a sua empresa e o que mais vale a pena. Talvez, para a sua empresa, manter um servidor de e-mail interno compense por diversas razões, ou talvez contratar um serviço de qualidade possa resolver todos os seus problemas de e-mail. Independente de qual seja a sua escolha, tenha sempre em mente que pesquisar e entender seu negócio é essencial para que tudo funcione com naturalidade.  Ter um negócio significa saber onde investir e como solucionar determinados problemas. A tecnologia tem nos trazido ótimas soluções como, por exemplo, os serviços em nuvem, ou Cloud (leia mais sobre O que é Cloud Gerenciado).

E aí, conseguiu entender como esses problemas de e-mail podem atrapalhar o funcionamento de sua empresa? Muitas vezes quando esse tipo de coisa ocorre, não sabemos como proceder e nem que decisões tomarmos, mas é importante mantermos a calma, identificarmos quais são as principais causas, analisarmos qual é a melhor solução para esse problema e então aplica-la. Parece simples, mas isso exige que você conheça o seu negócio profundamente e entenda como essa poderosa ferramenta é uma aliada para a sua empresa.

Gostou de nosso post? Compartilhe: