Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como otimizar imagens no WordPress

23/02/2021 às 11:23 WordPress

Como otimizar imagens no WordPress

Deixar nosso site com uma aparência chamativa para os visitantes é algo muito importante, existe a possibilidade de fazermos essa função e ao mesmo tempo otimizar as imagens para gerar mais tráfego.

Sites que não utilizam imagens acabam sendo pouco atrativos, os visitantes entram e se deparam apenas com textos e mais textos. Quando inserimos imagens de qualidade, os usuários ficam mais atraídos por se sentirem mais confortáveis ali.

As imagens dividem o texto, deixando eles muito mais agradáveis para uma leitura. Elas também podem proporcionar um crescimento maior de tráfego para seu site, através da busca de imagens ela será um dos resultados. Porém, ter esse tipo de benefício precisamos otimizar as imagens de correta!

Muitas pessoas que fazem posts no WordPress fazem upload de imagens que muitas vezes não estão otimizadas corretamente para a internet, ou não possuem quase nenhuma qualidade. Isso é muito prejudicial para o site, resultando em nenhum benefício. Em resumo, é um erro de iniciante, daqueles que não sabem o que é WordPress. A seguir, acompanhe as formas que você pode utilizar para conseguir otimizar imagens WordPress de forma certa:

Otimizar imagens WordPress:

Quando não otimizamos as imagens em nosso site, podemos ter problemas no decorrer do tempo. Um dos problemas pode ser a própria velocidade do carregamento e largura de banda. Essas imagens podem ocupar espaços demais e isso não é necessário. Quando otimizamos as imagens, podemos ter um carregamento mais rápido para a página, resultados lentos e demorados fazem com que o leitor abandone o site.

Também iremos ter uma grande melhoria no ranking de buscas, ou seja, quando otimizamos a imagem o desempenho do site melhora rapidamente. O próprio Google reconhece isso e encontra ela no seu site.

Utilizando essa função, em pouco tempo seu site será capaz de ter mais tráfego e consequentemente ele irá aparecer com um ótimo lugar nos buscadores.

Como melhorar suas imagens:

Agora que já entendemos a parte importante e as vantagens que esse procedimento nos trás, vamos ver as formas que temos para gerar essa otimização de imagens. É importante lembrar que devemos otimizar as imagens, reduzir o tamanho do arquivo e manter a qualidade!

Faça ajustes e tente ao máximo deixar em um nível balanceado, mantendo otimização e qualidade no mesmo nível.

O processo de otimização de imagens possui várias técnicas, onde podemos até mesmo unir algumas para diminuir ainda mais o tamanho do arquivo (a imagem). Veja algumas técnicas e os benefícios que elas podem trazer:

Formato do arquivo:

Esse primeiro ponto é muito importante! Preste atenção no formato que o arquivo com a imagem está, isso deve ser feito antes do processo de otimização. O formato que estiver pode afetar o tamanho que ela terá na última etapa, e depois o resultado vai ser visto na capacidade de otimizar essa mesma imagem.

Formato JPEG – usado imagens em geral, ele tem um tamanho menor, possui qualidade sólida, e a melhor parte é querer poder ser comprimido e manter sua qualidade original.

Formato PNG – Esse formato é usado em vetores, logos, capturas de tela e outras imagens que são menores. Ele sempre gera imagens com tamanho muito maiores, não use de forma frequente.

Esses dois tipos de formatos são apenas uns dos que existem, porém são os mais recomendados para otimização de imagens no WordPress.

Tratamento da imagem:

Ao diminuir o tamanho das imagens, podemos perder a qualidade delas. Portanto, precisamos manter um equilíbrio entre o melhor desempenho para otimizar e também em qualidade da imagem.

Em processo de compressão mais baixas, teremos um arquivo de imagem mais pesada e muito grande, a qualidade será ótima. Em compressão maior os arquivos terão tamanhos menores, a qualidade também é afetada com menos cores, detalhes e a resolução. Dependendo do assunto do seu site, você vai precisar cuidar detalhadamente desse equilíbrio de qualidade.

Usando ferramentas:

Existe programas de computadores que possuem ferramentas manuais, que nos ajudam a ter um controle maior das imagens e suas configurações para otimização, vamos ver algumas delas:

Photoshop – Esse programa possui a ferramenta e compressão de imagem, otimizando as imagens para a web;

Affinity Photo – Essa é uma opção de valor mais baixo, e que também as mesmas ferramentas para compressão das imagens;

Paint. NET – Esse editor pode ser útil e substituto do Adobe Photoshop, ele também faz o processo de compressão das suas imagens.

Esses são alguns dos programas que possuem ferramentas básicas, nelas você poder comprimir suas imagens e utilizar melhor para otimizar e mante a qualidade.

Ferramentas automáticas:

Assim como as ferramentas manuais, também podemos encontrar programas com ferramentas que fazem todo o processo automático nas imagens. Elas são uma excelente escolha e que em pouco tempo você consegue controlar todo o processo de edição.

As mais conhecidas são TinyPNG e o JPEGmini, essas ferramentas são online e fáceis de serem usadas. Basta inserir a imagem e executar a ferramenta automática. O Programa faz download e começa o processo de otimização dela de acordo com sua máquina.

Também existe softwares para esse tipo de edição, são eles os ImageOptim, OptiPNG e o Trimage que fazem o mesmo processo automático de comprimir e otimizar as imagens inseridas por você.

Edição no WordPress – utilizando Plugins:

Dentro do próprio WordPress podemos encontrar plugins para otimizar nossas imagens e depois fazer o upload delas. Segue uma lista de plugins disponíveis:

  • Imagify image Optimizer: possui a ferramenta de comprimir as imagens, assim como redimensionar, armazenar e outros detalhes importantes;
  • ShortPixel image optimizer: Ele é um plugin gratuito que permite que você faça a compressão de até 100 imagens por mês, podendo fazer em diferentes tipos de formatos. Ela também possui uma função integrada para restaurar e ainda assim otimizar;
  • Optimus Image Optimizer: Ele também otimiza as suas imagens sem que tenha a perda de qualidade, ela apenas faz a redução do tamanho do arquivo.

Esses são alguns dos melhores plugins disponíveis gratuitamente no WordPress, eles são leves e fáceis de mexer. As ferramentas deles não deixam que suas imagens percam qualidade, eles conseguem deixar o equilíbrio adequado entre tamanho e qualidade.

Tamanho da imagem:

É recomendado que antes de iniciar o processo de otimização das imagens, você deverá fazer um posicionamento delas primeiro. Antes de fazer o upload você deve escolher quais serão as dimensões certas para a imagem, desse modo estaremos com uma imagem menor logo no início.

Digamos que sua imagem precise ter 300x300 pixels, e você faz o upload de uma com valor maior que isso. Você coloca uma com 4000x4000 pixels, e depois obriga que o WordPress comprima essa imagem para ficar com 300x300. Isso vai aumentar a banda do seu site, e também vai gerar um carregamento lento da imagem.

Para evitar isso, sempre anote qual é a dimensão de imagem que seu tema pede e depois dimensione elas de acordo com isso. Ao executar as ferramentas elas serão otimizadas de forma correta, sem causar problemas no seu site. Isso é muito importante especialmente para a imagem destacada WordPress.

SEO das imagens:

Quando otimizamos nossas imagens estamos pensando em aumentar as chances de termos um ranqueamento melhor nos sites de busca. E para isso, podemos usar ferramentas adicionais que fazem uma melhoria no SEO das nossas imagens. Veja abaixo e siga os seguintes passos:

Otimizando o Title text:

O primeiro passo é editar Title Text das imagens, ele aparece quando os leitores passam o mouse em cima das imagens que estão no site. Para editar, devemos ir até o editor de postagens, que está no trecho onde fazemos o upload das nossas imagens.

Passe com o ponteiro do mouse e selecione em Editar, abrira uma tela de opções avançadas. Nela teremos o campo que nos permite nomear especificamente, ou definir um título para nossa imagem.

ALT TAG das imagens:

Esse atributo dá ao Google a ideia sobre páginas, postagens e imagens. Quando temos muitas imagens em uma página, é a primeira imagem que deverá ter palavra-chave principal. As outras precisam ter variações dessa mesma palavra, para manter a semântica das imagens.

Você poderá mudar esse atributo indo até o editor das postagens, e com o ponteiro do mouse passando por cima da imagem veremos um ícone em formato de lápis, clique na opção editar. Uma nova tela será aberta, e nela procure por Texto Alternativo, nesse campo você deve inserir a palavra-chave ou a palavra relacionada a imagem.

Nomes adequados nos arquivos:

Os nomes que inserimos nos arquivos de imagem podem nos ajudar a futuramente ter uma posição melhor na otimização e gerar maior trafego para nosso site.

Não coloque nomes que não fazem sentido, mude para um nome que inclua a palavra-chave. Uma outra dica importante é usar hífen entre as palavras-chaves, o google lê como se eles fossem o uso de Espaço. Quando não usamos, essas palavras podem aparecer juntas nos motores de busca, tornando o nome ilegível.

Conclusão:

Depois te entender os passos de como otimizar imagens wordpress, tamanhos, qualidades, e quais ferramentas manuais ou automáticas podem estar disponíveis para uso. A pratica de otimizar suas imagens se tornara mais fácil. Coloque tudo em pratica tudo que aprendeu, assim seu site terá resultados mais rápidos nos buscadores. E você pode contratar uma hospedagem WordPress com os plugins essenciais já instalados aqui na ISBrasil!

Gostou de nosso post? Compartilhe: