Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como o cache pode ajudar a sua rotina de programador

27/04/2019 às 10:41 Ajuda

Como o cache pode ajudar a sua rotina de programador

Trabalhar com programação exige diversas habilidades que vão muito além do que você pode fazer tecnicamente. Isso significa que organização, boa comunicação e alguns outros atributos importantes são essenciais se você deseja que seus clientes estejam sempre satisfeitos com seu trabalho.

E a boa notícia é que existem muitas coisas que podem te ajudar nesse sentido, coisas que você nem imaginava que poderiam ser tão úteis.

Hoje vamos falar sobre como o cache pode ajudar na sua rotina de programador e te tornar um profissional ainda melhor. Confira todas as nossas dicas aqui!

O que é cache?

Antes de falarmos das dicas propriamente ditas, é importante que você compreenda exatamente o que é cache e por que ele é tão importante na internet hoje em dia.

Sem esse conhecimento básico, entender como o cache pode ajudar na sua rotina de programador fica praticamente impossível, já que uma coisa depende diretamente da outra.

Cache é, basicamente, um componente de hardware ou software que armazena dados para que solicitações futuras desses dados possam ser atendidas mais rapidamente.

Dados armazenados em um cache podem ser o resultado de uma uso anterior de um determinado disco rígido ou servidor ou simplesmente uma cópia dos dados armazenados em outro lugar e que foram transmitidos.

Um acerto de cache ocorre quando os dados solicitados podem ser encontrados, enquanto um erro de cache ocorre quando não é possível, ainda que essas informações tenham sido armazenadas em algum lugar.

É possível afirmar que, quanto mais solicitações puderem ser atendidas no cache, mais rápido será o desempenho do sistema e, consequentemente, melhor será o desempenho de um profissional que depende dessas solicitações para trabalhar, seja ele um programador, um designer, um redator ou qualquer um que necessite de certos tipos de sistema para que o trabalho seja realizado.

Conheça o nosso Serviço de Hospedagem de Site! O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Como o cache pode ajudar na sua rotina de programador?

E agora que você já conseguiu entender com mais clareza o que é cache e para que ele serve, você já pode conferir todas as nossas principais dicas e entender melhor como avançar em sua carreira como programador através delas.

O conceito de cache na programação

Em geral, podemos definir cache como o componente que armazena dados para que solicitações futuras de dados possam ser atendidas mais rapidamente.

Isso significa que os dados armazenados em um cache podem ser o resultado de um uso anterior de determinado servidor ou de um disco rígido.

Assim, sempre que o mesmo resultado for necessário, você pode usar diretamente o valor que já é calculado e armazenado em algum lugar, de modo que não é necessário fazer mais cálculos da mesma coisa.

Isso pode ser extremamente benéfico para um programador, já que a repetição de diversas informações pode não apenas atrasar seu trabalho, mas também fazer com que você se confunda muitas vezes e tenha que repetir certos comandos.

Com certos dados armazenados em cache, seja na internet ou em um disco local, esses problemas são resolvidos com bastante facilidade.

Web cache

Tanto bavegadores quanto servidores proxy  utilizam web caches para armazenar respostas anteriores de servidores. como páginas, imagens, formulários e até mesmo senhas, se você assim desejar.

Web cahces reduzem a quantidade de informações que precisam ser transmitidas pela rede, pois as informações armazenadas anteriormente no cache podem ser reutilizadas com frequência.

Isso reduz os requisitos de largura de banda e processamento do servidor e, consequentemente, ajuda a melhorar a capacidade de resposta dos usuários. Isso é particularmente positivo para programadores, que não precisam ficar repetindo os dados todas as vezes que acessarem determinado sistema de um servidor, já que muitas dessas informações ficam gravadas.

Leia também: Hospedagem ilimitada existe?

Cache em disco

Embora esse tipo de caches geralmente sejam gerenciados inteiramente por hardware, vários softwares do próprio sistema operacional de um computador gerenciam outros caches.

O cache de disco, por exemplo, é gerenciado pelo kernel do sistema operacional. E como isso pode ajudar na sua rotina de programador? Você logo verá.

Enquanto o buffer de disco, que é parte fundamental da unidade de disco rígido (HD) do seu computador, é muitas vezes chamado erroneamente de "cache de disco", suas principais funções são sequenciamento de gravação e pré-busca de leitura.

Ocorrências de cache repetidas são relativamente raras, devido ao tamanho do buffer em comparação com a capacidade da unidade.

No entanto, os controladores de disco geralmente têm seu próprio nos blocos de dados da unidade de disco rígido, o que faz com que você tenha todas essas informações “pré-gravadas” já no seu HD.

Por fim, um HD que seja realmente rápido também pode armazenar em cache informações armazenadas em dispositivos de armazenamento de dados ainda mais lentos, como servidores remotos (o caso de web cache que já falamos anteriormente).

Esse esquema é o principal conceito de gerenciamento de armazenamento hierárquico. Além disso, as unidades de estado sólido (SSDs), normalmente baseadas em flash, podem ser usadas como caches para unidades de HDs de mídias mais lentas, trabalhando juntas como unidades híbridas, o que pode melhorar a performance do seu trabalho.

Existem outras diversas formas de caches que nós poderíamos analisar e falar sobre aqui.

Todavia, focar no web cache e no cache em disco faz com que você compreenda muito melhor como cada uma das outras formas funciona, já que elas são as mais importantes não só para você se organizar melhor no trabalho, mas também para você aprender melhor como domina-las.

Leia: Vantagens de criar um blog

Conclusão

Conseguiu entender como o cache pode ajudar na sua rotina de programador e fazer com que o seu trabalho seja feito de forma mais eficiente?

Nem sempre as respostas para questões simples do trabalho estão onde nós imaginávamos, mas mesmo assim elas podem estar muito perto de nós.

Agora que você aprendeu, é hora de utilizar o cache para fazer com que a sua carreira fique cada vez mais organizada e que você cresça cada vez mais como programador em todos os sentidos.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: