Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como não perder backup do meu Site?

03/12/2017 às 09:30 Ajuda

Como não perder backup do meu Site?

Conheça as formas de fazer o backup do seu site de uma maneira simples, mantendo-o sempre atualizado e seguro. Se você é dono de uma loja virtual, sabe que fazer o backup regularmente do seu site é uma das ações mais importantes para garantir toda a segurança das informações e uma boa navegabilidade para o internauta. Mas antes de você conhecer as formas de fazer o backup do seu site, a frequência e de toda a sua importância, você sabe o que é o backup?  Leia esse artigo até o final e saiba mais sobre esse assunto que é de suma importância, mas que muita gente não dá a devida atenção.

O que é Backup?

Trata-se de uma cópia de segurança de todos os dados do seu site como textos, imagens, códigos de programação, entre outros. Todas as pessoas que tem sites na internet devem fazer um backup regular dos mesmo par se evitar dores de cabeça e estresse, caso alguma coisa aconteça como uma invasão, por exemplo. Além de ser muito simples de se fazer, o backup de segurança permite que você restaure todos os dados perdidos em caso de pane de com o servidor ou com o próprio sistema. Você se resguarda de uma ocasional perda dos arquivos originais do seu site. 

Qual a frequência?

Isso é muito relativo e você é quem vai decidir a frequência de fazer o backup. Ele pode ser feito semanalmente ou mensalmente e tudo dependerá de quanto você posta ou recebe de conteúdos. Se seu site tiver uma grande movimentação de informações e postagens diversas, recomenda-se que o backup do site seja feito 1 vez por semana. Se seu site ainda estiver em fase de consolidação e não tem muita postagem de informações e afins, o backup pode ser mensal. O mais importante é que ele seja feito, sempre! Conheça mais sobre os serviços de gerenciamento de servidor em Gerenciamento de servidor

Veja também nosso post sobre a w3c

Formas de fazer o backup do seu site

Existem algumas formas de se fazer o backup do seu site. Cada uma tem suas particularidades e você vai conhecer as formas mais usadas.

Backup do WordPress

O WordPress é uma das plataformas mais usadas para a criação de blogs e sites em geral. Essa plataforma oferece plugins específicos para que você possa fazer o backup com toda rapidez e segurança. Fazer backup pelo WordPress é muito prático e você vai apenas supervisionar o que precisa ser feito durante o processo, pois ele dá conta do recado sozinho. Pode-se até fazer o backup do seu site sem a ajuda dos plugins, mas não é muito recomendado por questões de segurança.

Backup para a nuvem

O sistema de nuvem (cloud) pode também ser usado para fazer o backup do seu site, além de ser um dos mais seguros do mercado. O backup precisará ser feito de forma manual por você, que deve ter um certo domínio do assunto. Você deve fazer a seleção de todos os arquivos que precisa em seu servidor e salvá-los no sistema de nuvem como o Dropbox ou Google Drive. É um método um pouco mais complexo, mas a grande vantagem desse tipo de backup é a forma de configuração para ele atualizar sozinho. Você define o período de atualização e ele faz todo o trabalho para você. Caso você precise restaurar seu site, basta acessar o backup que ele sempre estará atualizado para o que precisar.

Pelo próprio servidor

Se seu site usa um servidor dedicado ou tem hospedagem compartilhada, você também pode fazer o backup do seu site com as ferramentas que o próprio servidor disponibiliza para você. As vantagens desse tipo de backup de site são diversas, principalmente se você for leigo no assunto. É disponibilizado um passo a passo que deve ser seguido para se fazer o backup do seu site com segurança e praticidade. Você ainda pode configurar o sistema de acordo com suas preferências, personalizando suas atualizações, caso queira. 

Como restaurar o site do backup?

Existem várias formas de se fazer isso. É importante que você tenha ciência que essa prática só deve ser usada, caso aconteça algum tipo de problema em seu site como invasão de hackers ou pane no servidor.

Se você estiver restaurando um site que foi invadido ou removendo algum malware, você não precisa usar seu banco de dados antigo, desde que ele tenha o WordPress instalado. Você pode usar o cPanel para criar um novo banco de dados e descartar tabelas do seu banco de dados antigo. Lembre-se de que restaurar um banco de dados manualmente pode ser muito trabalhoso, pois podem acontecer pequenos erros em algum arquivo, prejudicando toda a base de dados que forma o seu site. Aproveite e leia também nosso post sobre preço do gerenciamento de servidor

O mais indicado nesse caso é o uso de plugins, pois a maioria deles já oferece a opção de restaurar seu site a partir de determinado ponto. Você só precisa indicar a versão que deseja que seu site tenha e pronto!

Conclusão

Independentemente da forma que você escolher para fazer o backup do seu site, o mais importante é lembrar de mantê-lo sempre atualizado de acordo com as suas necessidades. Não se esqueça de definir a frequência que o backup do site deverá ser feito. O mais importante é que você entenda que o backup é uma das formas mais seguras de recuperar todas as informações, caso aconteça algum imprevisto com seu site como invasões, vírus ou panes de sistema. Além de ser uma ação simples de se fazer e pouco trabalhosa, elas mantem o site de sua loja virtual a salvo e seguro.

Ainda tem dúvidas sobre como não perder o backup do seu site? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: