Como gerar mais tráfego orgânico?

Como gerar mais tráfego orgânico?

13/01/2018 às 10:50Ajuda

Quem tem um site ou um blog sempre se faz essa pergunta, afinal gerar mais tráfego orgânico é tudo o que sua empresa pode querer, atrair mais visitantes sem gastar nenhum centavo para isso, não é mesmo? Conseguir mais tráfego orgânico é um dos principais objetivos da maioria dos empreendedores virtuais. Como já está explícito, o tráfego orgânico é o inverso do tráfego pago, ou seja, a intenção é conquistar novos visitantes para o seu site, usando técnicas para que seu site apareça para mais pessoas e assim receba mais visitas.

Já no tráfego pago, a estratégia é simples, pagar por anúncios no Google Adwords e em redes sociais para aparecer para mais pessoas e assim também ganhar novos visitantes. Apesar das duas formas terem o mesmo objetivo, gerar mais tráfego orgânico não depende de investimento financeiro e sim de tempo para que os resultados possam começar a serem notados. O baixo custo é a principal vantagem do tráfego orgânico, que também costuma atrair leads melhores gerando mais oportunidades de negócios. Isso porque esse tipo de tráfego está ligado a pesquisas por palavras-chave mais específicas, focando em internautas que já conheçam determinado tema e estão mais preparados para comprar algo de sua empresa.

A principal desvantagem em relação ao tráfego pago, é que o tráfego orgânico requer tempo, o processo de crescimento do seu site será mais lenta e você terá que dedicar boa parte do seu tempo para cuidar do seu negócio, produzindo mais conteúdo e trabalhando em maneiras para otimizar o seu site. Existem diversas formas bastante utilizadas para gerar mais tráfego orgânico com foco na criação de um bom conteúdo e um bom planejamento para que os resultados possam aparecer. Não existe mistério, mas não há fórmula mágica, é preciso muito empenho para que seu site se torne um sucesso na web.

Confira algumas dicas para seu site ter mais visitas oriundas do tráfego orgânico:

Pesquise as melhores palavras-chave para o seu negócio

Fazer uma pesquisa detalhada destes termos é o primeiro passo de uma boa estratégia de conteúdo. Já que tudo gira em torno do que você produz, obviamente que as palavras-chave irão ajudar os seus textos a ranquearem melhor no Google.

Para fazer a pesquisa, é possível usar ferramentas do próprio Google como o Google Keyword Planner ou o SEMrush. Estas plataformas ajudam (e muito!) a encontrar palavras-chave mais específicas para o seu negócio.

Fugir um pouco mais das palavras-chave mais genéricas é uma estratégia bastante utilizada para aumentar as visitas do seu site, além de qualificar seus clientes. Isso porque através de termos mais específicos é possível atingir o seu público-alvo em cheio e fugir da concorrência com sites de empresas maiores e mais conhecidas que a sua.

Apesar das palavras-chave mais específicas terem um menor volume de buscas, dependendo elas podem ser valiosas para gerar mais tráfego orgânico para o seu site ou blog. É importante frisar que os termos devem possuir um número razoável de buscas, senão não adianta em nada produzir conteúdo para palavras-chave que não são pesquisadas no Google.

Espione seus concorrentes

Sabe quem são concorrentes no mundo digital? Então busque entender como eles atuam na web e de onde vem seus clientes. A ideia é analisar como eles conseguem se posicionar bem no Google. É por meio de anúncios? Ou eles conseguem ranquear bem através de certas palavras-chave? É muito importante descobrir!

Se eles encontraram boas palavras-chave que tem a ver com seu negócio e os termos ainda não são muitos concorridos, você pode passar a produzir conteúdo para competir com poucos concorrentes, o que é uma vantagem e acaba gerando mais tráfego orgânico para todos os envolvidos.

Espionar concorrentes é uma excelente maneira para descobrir oportunidades de gerar mais tráfego orgânico para o seu site ou blog, já que o público que lhe interessa visita outros sites do ramo dessa forma e pode passar a visitar o seu, caso você consiga usufruir dos pontos positivos como espião, aproveitando as brechas para trazer mais visitantes para o seu site ou blog.

Confira também dicas para se tornar um blogueiro.

Faça uma análise sobre seu próprio tráfego

É muito importante para conseguir gerar mais tráfego orgânico para um site, saber de onde vem o tráfego que já está sendo gerado. Assim você saberá os pontos fortes e fracos de sua estratégia de conteúdo e poderá otimizar seu conteúdo para obter melhores resultados.

Através de ferramentas como o Google Analytics é possível mapear e mensurar todas as principais taxas de tráfego de um site ou blog. Ter acesso a todos os dados possíveis é essencial para que você possa estudar e descobrir formas para melhorar o desempenho do seu site.

Liste os principais KPIs (indicadores chaves de perfomance) para seu objetivo e veja se você está conseguindo melhorar seu desempenho frequentemente. Não adianta apenas espionar os concorrentes, senão se preocupar com o seu próprio conteúdo.

Otimize seus conteúdos antigos

Você já tem conteúdos publicados em seu site e não é apenas conteúdos novos que farão seu tráfego orgânico melhorar. Otimizar os conteúdos mais antigos também pode render muitas mais visitantes ao seu site ou blog.

Existem muitos conteúdos que não ficam velhos, mesmo depois de um tempo. Com isso, sempre é possível atualizar os conteúdos, colocando novas informações e até mesmo mudando o rumo, colocando outra palavra-chave, modificando um pouco a estrutura para que ele ranqueie melhor nos sites de busca.

Em uma pesquisa, você com certeza notará que alguns dos conteúdos mais visualizados do seu site são aqueles mais antigos. Por isso, além de produzir novo conteúdo com frequência, também é preciso fazer uma atualização periódica de textos mais antigos para que eles possam ter mais validade com seu público.

O bom do conteúdo em texto é que ele pode ser editado a qualquer momento, diferente de um vídeo ou um áudio, no qual uma atualização nem sempre torna o conteúdo mais atrativo. Além disso, você gastará menos tempo para otimizar conteúdos antigos e poderá ter excelentes resultados, economizando um pouco de tempo.

Gostou? Conheça nossos planos de Hospedagem WordPress.

Gostou de nosso post? Compartilhe: