Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como funciona o backup de hospedagem?

08/06/2017 às 09:00 Hospedagem de Sites

Como funciona o backup de hospedagem?

Como funciona o backup de hospedagem?

Você já parou para pensar no que fazer se o seu site for invadido ou se por algum motivo você perder os arquivos do seu negócio online? Muitas pessoas que tem sites e blogs podem pensar que esse é o fim, que vão ter que recomeçar tudo do zero, o que não precisa ser verdade. O backup é uma forma de manter o seu site seguro contra qualquer problema que possa acontecer, seja ele um problema técnico ou um ataque de hackers.

O backup de hospedagem funciona como um site reserva do seu, que você pode utilizar quando ocorro algum problema. Se o seu servidor tiver um problema técnico, por exemplo, você pode utilizar o último backup que fez para chegar em uma versão muito parecida do que era o seu site. Por isso é tão importante que os seus backups sejam feitos com frequência, dessa forma você não perde muito caso ocorra algum problema. 

Por que é tão importante fazer o backup do seu banco de dados?

A resposta parece simples de início, mas se você pensar mais profundamente sobre o tema, vai perceber que a importância do backup vai além de “salvar o site”. Na verdade, ela é a função última, é o que ele faz resumidamente, mas não é só isso. O banco de dados de um site, principalmente se tratando de um site de empresa ou negócio online, contém arquivos muito importantes organizados da melhor maneira para o dono desse negócio. Quando você perde seus arquivos, você também acaba perdendo toda essa organização, por consequência.

Não é à toa que muita gente acaba ficando paranoica com a organização de seus arquivos, mas não é pra tanto. O mais importante é saber que eles estarão em algum lugar quando você precisar, mas para isso você precisa saber como um backup de hospedagem funciona.

Veja também nosso post sobre a w3c

Formas de fazer backup

Para evitar a perda de dados, você deve criar cópias de backup do banco de dados em algum dispositivo de armazenamento externo. Ter essas cópias permite que você recupere o banco de dados a partir do momento do backup de dados inicial. Existem algumas diferenças entre backups online e off-line que são cruciais: Os backups online são criados sem ter que desligar o banco de dados. Isso significa que durante o processo de segurança, o seu site vai registrando as mudanças realizadas em uma área separada e as adiciona ao arquivo no final do processo.

Se o banco de dados do site é desligado durante esse processo, é um backup off-line. Esta técnica de backup de dados tem a vantagem de ser relativamente fácil de executar, mas também significa que as mudanças e novidades que chegarem no seu site a partir daquele momento não estarão disponíveis durante o processo. Por essa razão, é mais recomendado fazer um backup off-line durante a noite,  momento em que há menos tráfego e poucos usuários no site.

Os backups ainda podem ser divididos em mais algumas categorias como o backup completo, incremental, o backup diferencial e o progressivo. Quer saber como funciona cada backup de hospedagem? Vamos falar sobre eles a seguir.

Backup completo

Assim como o nome sugere, esse tipo de backup de dados transfere tudo o que foi armazenado em seu site ou blog. Isso significa que é necessário muito espaço para backups frequentes. Ele é perfeito para quem nunca fez nenhum e precisa que seu site permaneça intacto com as informações mais importantes ali.

Backup diferencial

Quando falamos de backup diferencial, já temos em mente que um backup completo precisa ser criado. Isso porque ele difere de um backup completo em apenas alguns pontos. Aqui apenas os arquivos que foram alterados ou adicionados desde o último backup são salvos. Então, ao contrário dos backups completos, um bom espaço de armazenamento no seu site é poupado. A cada backup diferencial que você fizer, novos arquivos serão copiados até o próximo backup completo, substituindo tudo o que foi modificado. Uma recuperação completa e bem sucedida de dados perdidos vai precisar de duas coisas com esse método: O último backup completo e o respectivo backup diferencial desejado.

Backup incremental

Em um backup incremental apenas os arquivos que foram modificados ou adicionados desde o último backup são copiados após um backup completo. Ao contrário do backup diferencial, um backup incremental  ao backup anterior (backup completo e backup incremental). Os arquivos só são salvos uma vez, o que libera algum espaço de armazenamento. Apesar de poupar um bom espaço, esse tipo de backup não é o mais simples para recuperar arquivos, já que  todos os backups são necessários, ou seja, se você tiver desde o backup completo até dois ou três diferenciais, todos eles vão ter que ser recuperados um por um para que o backup incremental possa recuperar todos os seus dados de maneira correta. Ainda assim é uma boa opção para economizar espaço, principalmente para quem tem mais experiência na área.

Backup progressivo

Bem parecido com o backup incremental, ele apresenta apenas algumas pequenas diferenças. Para distinguir um backup progressivo de incremental, pense na disponibilidade dos dados. Enquanto a recuperação de um backup incremental vai precisar de um completo e todos os que você tiver até chegar no lugar do arquivo que você precisa recuperar, o backup progressivo faz esse processo de maneira automática. Ou seja, você não precisa ser um expert na área e ainda assim vai ter algum espaço do seu site poupado. Muitos ainda preferem fazer o backup incremental por ter mais liberdade de saber até onde querem chegar, mas o backup progressivo é uma ótima opção para quem não entende muito do assunto e ainda assim quer ter segurança.

Depois de entender  toda a importância e como funciona o backup de uma hospedagem, dá pra ficar mais tranquilo quanto aos arquivos do seu site ou blog, não é mesmo? Não se esqueça que, apesar do backup ser uma ferramenta de segurança essencial, ele deve ser um recurso utilizado apenas em casos extremos. Você também deve proteger o seu negócio online de outras maneiras com antivírus e fazendo constantes varreduras para que não sofra com os males que vem junto com os benefícios da internet.

Gostou de nosso post? Compartilhe: