Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como formatar seu conteúdo para manter os leitores mais tempo online

19/12/2017 às 17:10 WordPress

Como formatar seu conteúdo para manter os leitores mais tempo online

Se você tem um negócio virtual sabe que a formatação do conteúdo é fundamental para que seu site seja bem sucedido.

É claro que as informações dentro do seu conteúdo são extremamente importantes, mas a apresentação delas pode fazer toda a diferença para o visitante.

Enquanto o conteúdo é a motivação principal dos internautas entrarem no seu site, o formato como esse conteúdo é apresentado é fator determinante para que eles permaneçam por mais tempo em seu site.

Leia esse artigo até o final e veja como formatar seu conteúdo para manter seus leitores por mais tempo online. 

Otimize a largura do conteúdo

Uma formatação inteligente e chamativa começa com o design do seu site, mais especificamente com o espaço reservado para a publicação do seu conteúdo.

O tamanho da largura da coluna do seu post pode influenciar bastante o layout de todo o site. Isso engloba desde o comprimento da linha até o tamanho das imagens, além da espessura do parágrafo.

Todos esses detalhes podem tornar a leitura do seu conteúdo agradável ou não.

Imagine que sua postagem ocupe a tela inteira do computador. Quais as chances do usuário ler todo o post? São mínimas.

Sem mencionar que a possibilidade do usuário ficar perdido durante a leitura ou perder o interesse é enorme.

Posts sem uma formatação inteligente, podem fazer a leitura ficar enfadonha e cansativa para o leitor, por mais que o assunto seja interessante.

A largura ideal de cada linha de conteúdo é de 55 a 100 caracteres. Essa extensão vai atender tanto os leitores mais lentos quanto os mais rápidos.

Leia também nosso post w3c

Repense a barra lateral

As barras laterais marcam presença na maioria dos sites. Na verdade, elas são bastante úteis e oferecem espaço para posts adicionais como formulários de inscrições ou biografias.

Em contrapartida, a barra lateral também é conhecida por ter uma taxa de conversão baixa. O problema é que ela distrai os leitores do conteúdo principal por também conter informações.

A atenção dos mesmos pode ficar dividida, fazendo-os perder o interesse na leitura e fechar sua página.

Se for possível, remova a barra lateral de seu website ou faça um teste para decidir se manter a barra lateral é uma opção viável ou não para seu negócio online.

Se as informações presentes na barra lateral agregarem valor ao seu conteúdo, você deve mantê-la, caso contrário, a remoção é necessária.

Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem de Site

Seja pessoal e acessível

Os seres humanos são programados para se relacionarem com os outros. Quer manter os leitores mais tempo online? Use palavras que estabeleçam uma ligação com eles.

Utilize uma linguagem informal e de fácil entendimento para seu público. Evite ser impessoal demais e tenha mais leveza ao escrever para seus leitores.

Uma boa dica é escrever como você fala. Ao estruturar seu post, imagine que você esteja conversando com um amigo e envolva o leitor com seu texto.

Quanto mais descontraído for a leitura do internauta, mas tempo ele vai permanecer na sua página.

Você nunca deve passar uma sensação de frieza para o leitor, pelo contrário, quanto mais seu conteúdo interagir com ele, mais tempo ele vai ficar online em sua página.

Seja acessível com seu leitor, tornando o seu conteúdo pessoal, eventualmente. Você pode usar sua própria experiência para enfatizar alguma parte de seu post.

É fundamental que seu leitor tenha exemplos reais para compreender melhor sua mensagem.

Use imagens da maneira correta

Utilizar imagens é uma das melhores formas de complementar seu conteúdo e deixar ele mais atraente. Elas também podem manter os leitores mais tempo online se utilizadas da maneira correta.

O que isso significa? Primeiramente, você deve utilizar as imagens certas para seu site. Fazer isso é muito simples e basta um pouco de atenção a alguns detalhes relevantes.

Use imagens que tenham a ver com o assunto do seu conteúdo, caso contrário, seu artigo pode ficar confuso e de baixa qualidade.

Imagens únicas trazem um ótimo resultado para seu site. Use tabelas, gráficos ou infográficos que complementem seu conteúdo trazendo informações adicionais.

Agora se quer atingir melhores resultados, utilize imagens animadas, pois elas possuem os melhores engajamentos e maiores compartilhamentos nas redes sociais.

Só não vale encher seu conteúdo de imagens, pois elas podem gerar mais confusão do que clareza para o leitor.

Aproveite para aprimorar mais seus conhecimentos em Passo a passo para criar o seu Blog

Inove seu conteúdo

Vale tudo para tornar seu conteúdo mais interessante para o leitor, mantendo-o mais tempo online, certo? Seu objetivo é conseguir mais engajamento e melhorar a posição do seu site no Google.

Que tal inovar e investir também em outros elementos que podem deixar seu conteúdo mais interessante? Os vídeos, por exemplo, podem fazer com que o leitor fique mais tempo na sua página.

Movimento e som fazem com que seu conteúdo fique mais atrativo, principalmente se esses vídeos forem criados por você.

Outra boa opção são as atualizações de mídia social. Você pode postar o link de um twit ou permitir que o WordPress faça isso de forma automática em seu post.

Essa tática também funciona com outras redes sociais como Facebook, Instagram e outras plataformas de interação social. Investir em tabelas também é uma excelente maneira de apresentar dados de uma forma mais leve e compreensiva.

Elas quebram todo o conteúdo de uma ótima forma, passando para o usuário todas as informações de uma maneira clara e fácil.

Agora é só seguir as dicas dadas acima que seus clientes ficarão muito mais tempo navegando no seu website.

Ainda tem dúvidas sobre como formatar seu conteúdo para manter os leitores mais tempo online? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.

Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar e não medimos esforços para atende-lo da melhor forma possível.

Gostou de nosso post? Compartilhe: