Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como fazer sua equipe de vendas vender mais?

08/09/2017 às 10:27 Marketing

Como fazer sua equipe de vendas vender mais?

Conheça preciosas dicas que podem fazer sua equipe de vendas vender muito mais, com motivação e prazer. Não há dúvidas de que a equipe de vendas de uma empresa é uma das mais importantes. É ela que lida diretamente com os clientes, realizando as vendas e prestando todo suporte necessário com o intuito de fidelizar o cliente, para que ele possa comprar novamente. Mas para que sua empresa tenha um atendimento de qualidade, ter uma equipe de vendas motivada e preparada para atender bem os clientes nem sempre é tarefa fácil. Através desse artigo, você vai saber como fazer sua equipe de vendas vender mais, com pequenas atitudes que podem fazer que seus funcionários tenham orgulho de trabalhar em sua loja.

Reconheça os pontos fracos e fortes individualmente

Considere as características individuais de cada um e veja o que cada funcionário tem de melhor a oferecer e valorize isso. É claro que ninguém é perfeito e defeitos são inerentes ao ser humano. Mas você deve valorizar as qualidades individuais de sua equipe de vendas. Enxergue sua equipe como pessoas trabalhando e não como uma máquina de fazer dinheiro. Ser reconhecido pelas qualidades é uma motivação e tanto para qualquer pessoa.

Reconheça e diga o tanto que sua equipe é importante para sua empresa

Saber reconhecer e orientar sua equipe de vendas são características natas de um bom líder e de uma empresa de sucesso. Participe de todas as realizações, seja vibrante com as conquistas e reconheça as vitórias de sua equipe de vendas. Todo ser humano quando é reconhecido, tende a dar o melhor de si ainda mais. Nunca se esqueça de deixar claro o quanto sua equipe de vendas é importante para a empresa.

Veja também nosso post sobre a w3c

Dê feedbacks positivos

Se você quer fazer sua equipe de vendas vender mais, dê sempre retornos positivos. É natural do ser humano enxergar os erros ao invés dos acertos, em todas as ocasiões. Para que isso não desanime sua equipe, dê feedbacks positivos a toda a equipe ou de forma individual. Quando você for conversar em particular com algum funcionário, seja construtivo e evite críticas desnecessárias. Faça tudo para que ele se sinta cada vez mais motivado e nunca o contrário. Destaque seus pontos positivos ao invés dos negativos.

Dê incentivo aos seus vendedores

Tenha sempre em mente que é muito mais vantajoso para a empresa, vender mais e ganhar 90% de lucro do que vender bem menos e ganhar 100%. Comissões e incentivos devem ser dados para sua equipe de vendas quando se alcança a meta do mês, por exemplo. Tal atitude vai ser benéfica diretamente para sua empresa, pois vai manter sua equipe muito mais motivada para sempre vender mais. Lembre-se de que motivação, reconhecimento e recompensa andam de mãos dadas quando ao assunto é vendas. Imagine como seus vendedores vão trabalhar para vender muito mais, se você der algum incentivo ou prêmio extra no final do mês. Pense nisso!

Aproveite e leia esse post sobre E-commerce: Dicas para aumentar suas vendas

Crie um ambiente favorável ao desenvolvimento profissional e pessoal
Outro ponto que pode fazer sua equipe de vendas vender mais. Invista em treinamentos e palestras para promover um ambiente de desenvolvimento profissional de toda sua equipe. Durante os treinamentos, ministre assuntos como relações pessoais no ambiente de trabalho, gerenciamento do estresse, qualidade de vida, relacionamento familiar, entre outros. Lembre-se de que o mais difícil não é formar talentos, mas mantê-los. Para isso, um ambiente motivador e propício é fundamental.

Disponibilize os recursos necessários para boas vendas

Os vendedores de sua empresa se sentirão muito mais motivados quando tiverem modernos recursos para desenvolver um bom trabalho e os auxiliarem nas vendas. Além de gerar ótimos resultados para sua empresa, seus funcionários se sentirão bem mais valorizados e mais empenhados em alcançar a meta do mês, por exemplo. Esse é o tipo de investimento que nunca sai caro.

Dê um suporte frequente

Se você quer fazer sua equipe de vendas vender mais, esse é um dos pontos cruciais dessa questão. Se você deseja ter uma equipe motivada, forneça o suporte necessário para ela. Uma das piores situações que pode existir é o vendedor que não tem o suporte necessário quando surge alguma dúvida sobre determinado produto ou serviço. Além do funcionário se sentir mais seguro perante o cliente, as possibilidades de aumentar as vendas são enormes, quando se tem o suporte de um supervisor. Um vendedor sem a devida assistência vai ficar desmotivado, perdido e frustrado por não exercer sua função como deveria.

Leia mais sobre esse assunto em Estratégias para vender mais com a Loja


Proponha metas que possam ser alcançadas

É comum algumas empresas que trabalham com vendas de produtos ou serviços, traçar metas praticamente impossíveis de serem alcançadas. Vale reforçar que se você estiver fazendo isso, pare imediatamente. Esse tipo de ação gera muito mais desgaste na equipe, estresse, desmotivação e falta de interesse entre os funcionários. Uma meta impossível de ser alcançada é sinal de imaturidade na profissão e total despreparo para lidar com pessoas. Se você traçar metas palpáveis, seus vendedores ficarão mais animados e farão de tudo para que sejam alcançadas. No final das contas, todos ganham.

Gere e conquiste a confiança da equipe

Se você conquistar a confiança da sua equipe de vendedores, certamente estará a um passo do sucesso. Confiança e comprometimento andam de mãos dadas e podem levar a resultados que farão toda a diferença. Se você cumprir à risca o que realmente prometeu, certamente terá uma equipe muito mais empenhada em vender mais. Provavelmente você conhece aquele velho ditado popular que diz que confiança gera confiança, certo? Isso vale e muito, principalmente para uma equipe de vendas.
Ainda tem dúvidas sobre como fazer sua equipe de vendas vender mais? Sem problemas. Você pode ter mais informações em outros links desse blog. Depois de navegar à vontade, gostaríamos de saber se sua equipe de vendas anda a todo o vapor e se seu faturamento tem aumentado. Conte sempre com nossa equipe que está pronta para te ajudar no que for necessário.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: