Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como fazer SEO para portais de notícias? Google News SEO

29/03/2019 às 12:30 SEO

Como fazer SEO para portais de notícias? Google News SEO

Os portais de notícias trabalham com pautas factuais ou as chamadas “pautas quentes”, notícias que tem alta repercussão no dia em que são divulgadas, mas depois sofrem uma queda brusca nos acessos.

Então, como fazer SEO para portais de notícias? Como manter o site com o tráfego lá em cima em um dia sem nenhuma grande notícia? O Google vai lhe ajudar!

Isso mesmo! O Google ajuda. A empresa criou uma ferramenta maravilhosa para os portais de notícias chamada Google News. A ferramenta é uma agregadora de notícias e aparece nos resultados de busca.

Além de aparecer na aba principal dos resultados, as notícias agora são compiladas na aba “Notícias” do buscador, 3° aba, logo após a sessão “Todas” e “Vídeo”.

Cadastrar o seu portal de noticias nessa ferramenta é essencial para receber a chancela do Google como um conteúdo de alta qualidade e relevância.

Além disso, é uma forma de manter o seu site em evidência por mais tempo, através de um espaço propício para isso. Quem entra no Google News está querendo ver notícias e irá encontra-las.

O que é o Google News?

O Google News é o agregador de notícias do Google. A empresa faz a curadoria de conteúdo e tem alguns critérios para aceitar que notícias de novos sites apareçam na ferramenta.

Para fazer o ranqueamento na parte de notícias, o Google avalia cada conteúdo, de acordo a intenção do usuário. A ideia é ser o mais objetivo possível. O seu portal de notícias ao entrar no Google News pode atrair mais tráfego através das pesquisas dos usuários.

Para que sua matéria seja vista, será preciso que ela tenha relevância e que você peça a inclusão do seu site dentro da ferramenta da Google. Mais para frente nesse texto, vamos lhe explicar melhor como estruturar o seu portal de notícias para pedir a inclusão dele no Google Notícias, então leia o artigo até o final.

Qual é a importância de fazer SEO para notícias?

Muitos podem achar que fazer SEO para sites de notícias é algo desnecessário. A tese é que o SEO é uma estratégia que só tende a dar resultados com o tempo, então para que tentar ranquear notícias hoje, se elas só vão ser lidas daqui a três meses, mas calma não é assim que acontece.

Fazer SEO para notícias é essencial para que o Google note a relevância do seu site e que futuramente as notícias lançadas pela sua página tenham mais peso nos resultados de busca e possam estar no topo do Google News.

É lógico que se você criou o seu site hoje e redigiu as primeiras notícias, elas não terão o mesmo impacto de uma notícia que você criar daqui a um ano.

E isso independe de fazer SEO ou não. A importância do SEO para notícias é o aumento considerável do tráfego e manutenção da audiência em curto e médio prazo.

O Google News, por exemplo, consegue levar cerca de 10 bilhões de cliques por mês para os sites já incluídos dentro da ferramenta.

Viu como fazer SEO para notícias pode lhe trazer resultados com o tempo? Criar uma estratégia de SEO para construir uma boa reputação para o seu portal é fundamental para o crescimento e manutenção no futuro.

Como colocar o meu site no Google News?

Como dissemos lá em cima, o Google News tem alguns critérios que devem ser seguidos e outras coisas que devem ser observadas e feitas para facilitar a inclusão de um novo site dentro da ferramenta.

Confira as principais dicas para incluir o seu site no Google News abaixo:

Estruture suas URLs

Para um portal de notícias é muito importante a organização das notícias em categorias bem definidas. Por isso, o ideal é que você crie categorias com URLs estáticas e distribua os artigos dentro dessas categorias.

Assim, ao rastrear uma página de categoria várias vezes, o Google a encontrará mais facilmente.

Não use URLs dinâmicas, prefira as estáticas na hora de otimizar o ranqueamento de notícias no Google.

Colocar seus próximos artigos dentro de URLs estáticas é uma excelente estratégia para aprovar a inclusão do seu site no Google News.

Deixe o seu conteúdo o mais leve possível

Quanto mais rápido, sua página de notícias for carregada, melhor para o seu site em relação ao ranqueamento e a inclusão no Google News.

Confira também: Vantagens do Cloud Server.

Por isso, revise o seu conteúdo e retire ou troque por arquivos mais leves todas as imagens, scripts, entre outros dados que possam estar pesando a sua página.

O ideal é que todo o seu conteúdo está presente no HTML da sua página. Utilizar JavaScript para a visualização do seu site não é algo bem visto pelo Google.

Isso provavelmente deixará o seu site fora do Google News.

Código limpo

Manter o código limpo do seu portal de notícias é essencial para a inclusão do seu site no Google News.

A maioria dos sites contam estruturas de códigos bagunçadas com muitos blocos misturados e isso não é bem visto pelo Google.

Isso acaba gerando falhas na hora de indexar o seu conteúdo no Google e pode deixar o seu site de fora do Google News.

Sitemap XML para notícias

Criar um sitemap XML único para as notícias do seu site é o ideal para o ranqueamento. Isso favorecerá os robôs do Google ao encontrarem notícias das mais variadas categorias do seu site.

Esse mapa de notícias é a primeira fonte ao qual o Google recorre quando busca o conteúdo atualizado do seu site.

Quer aprender mais? Leia também esse nosso artigo Inclua seu blog no aplicativo Google Notícias.

Depois dessas dicas, você pode entrar no Google News, comprovar a propriedade do seu portal de noticias e solicitar a inclusão dele no Google News. Boa sorte!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: