Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como fazer experimentos A/B no WordPress

14/09/2017 às 16:00 WordPress

Como fazer experimentos A/B no WordPress

Publicamos essa semana um artigo explicando como os testes A/B podem ajudar o seu site, e como sempre estamos preparando dicas para que você tenha ainda mais benefícios ao utilizar o WordPress.

Preparamos um artigo que vai complementar todas essas informações e vai te ajudar a planejar como implementar esses elementos de teste no seu tema, além de estar em uma hospedagem com WordPress adequada para isso.

Você precisa entender um pouco como funciona a atração do seu público, assim você consegue organizar melhor as ideias que podem ser vantajosas ou não para aumentar a atratividade do seu tema e consequentemente dar mais destaque ao seu conteúdo, ajudando a melhorar suas visualizações, a confiança do seu público na sua autoridade no assunto, e quanto tudo está funcionando, as suas conversões em vendas.

 

Um resumo dos testes A/B

Os testes A/B são a melhor forma de otimizar seus resultados de conversão através de análises dos resultados de acessos e cliques de uma determinada página, cada página é composta de certos elementos, imagens, textos, botões de ação, e tudo isso faz parte de uma estratégia para atrair seus visitantes ao caminho correto do seu objetivo.

No decorrer desses testes você muda cores, tamanhos de fonte, imagens, posicionamento desses itens, e tudo isso fará parte dos seus relatórios para determinar quais as combinações trazem maiores resultados e devem conquistar o seu lugar no site.

Porque fazer esses testes e porque são valiosos?

O principal motivo para falarmos tanto desses testes é que através deles você consegue ter um feedback real do que os seus visitantes estão buscando e como eles melhor interagem com o seu site, com detalhes precisos você tem estatísticas claras e ajuda para determinar quais os ajustes precisam ser feitos para que aumente seus resultados positivos, mais cliques, mais acessos a determinadas páginas e mais vendas, essa é a fórmula para uma ação de sucesso.

Além de poderem ser usados em seu site, são muito úteis em campanhas online, redes sociais, marketing digital e landing pages, ou seja, pode ser aproveitado de diversas formas, sua aplicação pode te ajudar a mensurar os dados de muitas fontes de conteúdo e de engajamento de clientes online.

Como aplicar esses testes no meu site WordPress?

Durante o desenvolvimento do seu tema, pense em criar páginas extras que vão compor os seus testes, cada uma com diferentes layouts e distribuição diferente dos elementos, mas lembre-se de que não são grandes mudanças, os testes são ótimos para se ater aos detalhes, não a mudanças drásticas.

Você pode mudar o tamanho de um botão, mudar sua cor, alterar um pouco o texto que faz parte dele, mas sempre mantendo a composição base do seu tema.

Podemos citar algumas páginas que podem contar com uma alteração extra:

  1. Páginas de busca – através dos resultados você pode direcionar seus visitantes para o que está procurando e ainda mais, exibir banners, destaques de artigos populares ou links úteis.
  2. Páginas de erro – são vistas com menos frequência do que nas buscas, mas nem por isso você deve dar menos importância a elas, pois quando necessárias podem aumentar a permanência do visitante em seu site. Ainda que ele recebe uma página de erro informando que o seu conteúdo pesquisado não existe, você pode incluir elementos com sugestões de outros artigos, botões de contato, ou até mesmo promoções, e tudo isso pode ser um motivo para diminuir a sua taxa de rejeição e aumentar o tempo de navegação de todos.
  3. Menus – neles as alterações são bem interessantes, cada detalhe no seu menu pode ser avaliado e trazer uma nova visão de como os visitantes estão interagindo, quais itens recebem mais cliques, quais as palavras tem mais aceitação, entre outras modificações visuais que são úteis para combinar com todo o restante das alterações, como posicionamento, cores, tamanhos e o seu funcionamento nas telas de dispositivos móveis.
  4. Tipografia – O uso de boas fontes que combinem com o seu conteúdo também faz parte dos testes, entender quais delas mais agraram seus visitantes é um ponto importante para manter o tempo de navegação sempre aumentando, quanto mais confortável a leitura, melhor a experiência que o visitante terá ao passar alguns minutos lendo seus artigos.

Como controlar os testes?

A melhor forma de fazer tudo isso é controlando cada versão, crie suas páginas com versões distintas, publique e tenha um controle mensal dos resultados, altere para o segundo modelo e repita o processo de coleta de dados, dessa forma você pode ao final ter os comparativos do que foi melhor recebido por seus visitantes.

Aprendeu a como fazer os testes A/B?

Temos ceteza que com essas dicas, você já tem bastante conhecimento!

Já mostramos diversas formas de aumentar seus resultados com o WordPress através de dicas e guias que te orientam da melhor forma como você precisa mudar ou incluir algumas coisas ao seu blog ou site atual, os testes A/B são mais um estudo que vai te ajudar a encontrar o caminho do sucesso para o aumento das suas conversões e marketing digital.

Lembrem-se quanto mais assertivo o seu tema, melhor será seu resultado, lembre-se de dar uma olhada em nossas dicas de SEO para WordPress, nesse artigo você terá mais dicas de como usar todas essas melhorias em conjunto e duplicar suas chances de melhorias.

Gostou de nosso post? Compartilhe: