Como escolher uma boa hospedagem de site para seus clientes?

20/02/2018 às 18:20 Hospedagem de Sites

Como escolher uma boa hospedagem de site para seus clientes?

Muitos desenvolvedores e programadores de sites estão apostando em revenda de hospedagem ou mesmo dando uma “consultoria” para seus clientes, lhes ajudando a escolher um bom plano de hospedagem. É importante lembrar que o processo de criação de um site não é fácil, é muito mais do que a construção de um layout ou a utilização de certos códigos, envolve todo um trabalho e por isso deve ser hospedado num servidor de qualidade.

Para o profissional é necessário estar atento a esses negócios, já que são oportunidades de negócio, agregar mais serviços ao portfólio é uma boa chance de aumentar sua renda mensal e tornar o seu serviço mais fácil, já que você poderá controlar toda a gestão de um site, o que faz o trabalho render bem mais e você também irá trabalhar apenas com ferramentas nas quais confia.

Para conseguir ajudar seus clientes a escolherem o melhor plano de hospedagem é essencial que você compartilhe seu conhecimento com ele. A maioria dos empreendedores que buscam profissionais para criarem sites costumam ser completamente leigos no assunto e isso cria uma boa chance para o desenvolvedor mostrar seu potencial e ainda mais gerar credibilidade para o cliente.

Confira nossas dicas:

Explique ao seu cliente o que uma boa hospedagem deve ter

É preciso de início, explicar para o cliente, o que é importante num bom servidor de hospedagem. Passe para ele as necessidades de ter um bom suporte técnico, ter um servidor com excelente uptime e com boa largura de banda e espaço em disco. É importante fazê-lo entender que um servidor de hospedagem deve acompanhar o crescimento do seu site, sendo compatível com seus arquivos.

Antes de opinar, avalie o projeto do seu cliente!

Ao pegar um site para criar é preciso estar por dentro do que o cliente espera do projeto. O que é o site? Será um site simples, mais institucional? Será um site mais complexo, com muitos arquivos, como um portal de notícias, entre outras coisas.

Antes de ter uma opinião concreta, é preciso entender qual é o objetivo do site. Para poder indicar planos para seus clientes, será necessário entender estes pontos para que seja possível definir quais planos de hospedagens são mais recomendadas. Um bom profissional saberá quais são os serviços que oferecem as soluções direcionadas para cada projeto.

Como avaliar um bom plano de hospedagem?

Bom, para avaliar um bom plano de hospedagem é preciso saber a potência dos recursos que cada um oferece para indicar qual é o plano que irá suportar o projeto de seu cliente.

Sites e blogs simples

Para projetos de sites e blogs simples, com características mais pessoais e institucionais, geralmente criados para servirem de portfólio, agregando as principais informações de um profissional ou de uma empresa.

Neste caso, planos de hospedagem mais básicos já servirão para o seu cliente. Isso porque estes sites não costumam receber muitas visitas, o que não exige um tráfego de dado tão grande e nem consome tanto outros recursos como espaço em disco.

Sites mais complexos

Ao criar um portal de notícias ou um site para sua empresa com blog, com certeza seu cliente pensa em trabalhar no crescimento gradual do projeto num médio ou longo prazo. Se essa é a ideia, os planos de hospedagem mais indicados devem ter recursos mais robustos e de preferência, que sejam facilmente escalonados, ou seja, que você possa fazer um upgrade dos recursos de forma rápida sempre que for necessário.

No geral, esse tipo de sites costumam armazenar muito conteúdo de diferentes formatos, como por exemplo, imagens, vídeos, além de texto. O recomendado é escolher um servidor de hospedagem com recursos de médios a avançados, que apesar de ter custos maiores, eles são necessários para suportar a demanda que o seu cliente espera atingir.

Lojas virtuais

Geralmente, as lojas virtuais costumam ter necessidades diferentes. É importante que o volume de dados e tráfego seja bastante robusto, já que estes sites costumam receber muitas visitas. Por isso, o mais indicado é recomendar para seu cliente um plano intermediário de hospedagem.

Os e-commerces requerem mais de outros tipos de recursos, como por exemplo, um suporte técnico com uma segurança mais reforçada, já que armazena muitos dados pessoais de clientes, o que é muito mais importante numa loja virtual.

Confira também por que usar uma Hospedagem WordPress.

Como avaliar uma empresa de hospedagem?

É importante também avaliar alguns fatores que podem definir se a empresa de hospedagem presta ou não um bom serviço no mercado. Escolher um bom serviço é essencial, já que existem tantas opções no mercado e ainda mais planos para os mais diversos tipos de projetos.

Indicar uma empresa confiável é parte do processo de criar confiança com seu cliente, afinal é preciso garantir que o site desenvolvido por você estará hospedado num bom servidor.

Reputação da empresa

O histórico da empresa no mercado é bastante relevante para uma avaliação das qualidades dos serviços prestados. Então, antes de sair indicando qualquer empresa, analise sua posição de mercado, busque o máximo de feedbacks profissionais, incluindo até relatos de amigos sobre o serviço para ter uma noção real da qualidade do que é oferecido.

Estrutura e resolução de problemas

Qualquer servidor de hospedagem irá passar por momentos de instabilidade, por melhor e mais resistente que ele seja, isso é fato! Porém é importante garantir que a empresa tenha uma estrutura capaz de prevenir a maior parte dos problemas e conte com um suporte técnico que consiga resolvê-los rapidamente, com medidas incisivas para evitar maiores prejuízos aos servidores.

Garantir que o site de seu cliente não ficará offline por problemas técnicas é essencial para que ele tenha confiança em seu trabalho. Em relação a capacidade dos recursos, procure saber quais e como eles são oferecidos, novamente buscando feedbacks no mercado e até com profissionais da própria empresa.

Indicar um bom serviço de hospedagem é essencial para gerar credibilidade em seus clientes, mas não é uma tarefa fácil! Amplie seus conhecimentos se necessário para ajudar mais projetos a crescerem.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça o nosso serviço de Hospedagem WordPress.

Gostou de nosso post? Compartilhe: