Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como encontrar projetos Open Source para colaborar

04/01/2019 às 22:07 Ajuda

Como encontrar projetos Open Source para colaborar

O trabalho como programador possui seus desafios. Você inevitavelmente terá que trabalhar com projetos com conteúdos pré-estabelecidos e fazer parte de uma equipe que trabalha para criar sites, softwares ou aplicativos para uma empresa.

E apesar de isso ser o que torna a profissão de programador tão atrativa para muitas pessoas, existem desafios maiores que muitos estão dispostos a enfrentar.

É o caso dos projetos open source que têm atraído cada vez mais colaboradores. Mas como encontrar projetos open source para colaborar?

Pensando nessa dúvida bastante comum entre programadores, decidimos falar sobre esse assunto no texto de hoje. Mas antes, você sabe o que é um projeto open source?

O que é um projeto open source?

Projetos open source tornam o código-fonte de algum material público para que qualquer pessoa possa estudá-lo, ver como ele funciona, alterá-lo e redistribuí-lo, se quiser.

Programas que são liberados sob estes termos são conhecidos na internet como “freesource”.

Quando você instala um programa em seu computador, você sempre tem que concordar  com diversos termos para instalar o software e entre eles está a não alteração de seu código-fonte, na maioria das vezes.

A comunidade de código aberto desenvolveu ao longo do tempo uma série de licenças padronizadas que enumeram as diferentes combinações de direitos que os usuários têm com o software.

Algumas licenças são mais permissivas do que outras, e várias organizações discordam sobre o que, exatamente, constitui "código aberto".

Por exemplo, algumas licenças ainda permitem vender o software por dinheiro, enquanto outras colocam restrições sobre como diferentes programas podem ser combinados, dependendo da licença do outro programa, etc.

Leia também: Vantagens de criar um blog

E agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é, vamos falar exatamente sobre como encontrar projetos open source para colaborar.

Crie contatos

A primeira e melhor forma de encontrar projetos open source para trabalhar é criando contatos e pesquisando sobre a comunidade que realiza esse tipo de trabalho.

As redes sociais e os fóruns de profissionais são uma ótima porta de entrada e você com certeza irá conhecer pessoas que estão dispostas a te ajudar a começar.

Convide-se para participar, peça a opinião de pessoas mais experientes do que você na área e, principalmente, faça com que sua presença ali valha a pena.

Com o tempo você ganha experiência, respeito e, principalmente, aprende como contribuir de verdade para os projetos.

Entenda como esse tipo de projeto funciona

Se você quer encontrar projetos open source para trabalhar, é necessário que você entenda qual é sua finalidade e como ele funciona.

Você precisa pensar em algo que vá acrescentar no projeto e não simplesmente que vai trabalhar alguma coisa. Isso significa que você deve contribuir com alguma coisa além do que o projeto já tem.

E essa é a coisa mais importante para trabalhar com esse tipo de projeto.

Já conhece o nosso serivço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano). Confira as vantages!

Pense em melhorar o projeto

Existem diversas formas de ajudar um projeto e eles sempre precisam de pessoas dispostas a melhorá-los.

Seja codificando, design de interface do usuário, design gráfico, reduzindo ou organizando dados, sempre haverá uma tarefa para você que está procurando mais prática nesse tipo de trabalho.

Conheça pessoas que estão interessadas em coisas semelhantes

Projetos open source possuem comunidades normalmente bastante acolhedoras e até por isso as pessoas acabam ficando muito unidas.

Muitas pessoas formam até mesmo amizades duradouras por meio de sua participação em projetos open source e, como já falamos em um tópico anterior, criar contatos é o primeiro passo que você deve dar para encontrar projetos open source para trabalhar.

Então, conhecer pessoas que têm os mesmos objetivos que você parece ser uma ótima ideia.

Encontre mentores e seja um mentor

Trabalhar com outras pessoas em um projeto compartilhado significa que você terá que explicar para os outros como você faz as coisas, além de pedir ajuda a outras pessoas.

Toda essa relação de aprendizagem e ensino pode ser bastante gratificante para todos os envolvidos.

Isso cria laços e cria confiança para que uma equipe possa trabalhar em projetos futuros também.

Você também pode se interessar: Hospedagem ilimitada existe?

Aprenda habilidades de pessoas

Projetos open source oferecem oportunidades para praticar habilidades de liderança e gerenciamento, como resolver conflitos, organizar equipes de pessoas e priorizar o trabalho.

Aproveite a oportunidade de estar envolvido nessa comunidade para também desenvolver habilidades de outras pessoas.

Com mais experiência e mais recursos para oferecer, vai ser mais fácil se envolver em novos projetos também.

É criando uma carreira desse tipo que você aprende como encontrar projetos open source para colaborar.

Todo tipo de ajuda é bem-vinda

Você não precisa ser  um colaborador vitalício para participar de um projeto open source. Você já viu um erro de digitação em um site e desejou que alguém o consertasse?

Em um projeto open source, você pode fazer exatamente isso.

Esse tipo de projeto ajuda as pessoas a sentirem a agência sobre suas vidas e como elas experimentam o mundo, e isso em si só já é gratificante, além de também ser uma maneira inteligente de encontrar projetos open source para trabalhar.

Envolvendo-se aos poucos com a comunidade, eles irão entender que você pode ajudar e tem como contribuir. E isso é o mais importante, no fim das contas.

E aí, conseguiu ter uma ideia melhor de como encontrar projetos open source para colaborar?

Diversas das dicas dadas aqui se aplicam a muitos outros campos do seu trabalho, mas é sempre importante estar atento a tudo que acontece dentro da sua profissão se você realmente quiser fazer a diferença e trabalhar seriamente com esse tipo de projeto.

Existem diversas formas de trabalhar como programador e essa é, sem dúvidas, uma das mais desafiadoras e interessantes.

Gostou de nosso post? Compartilhe: