Como Empreender sem Experiência

Como Empreender sem Experiência

01/10/2017 às 15:33Ajuda

Com a forte crise econômica no Brasil, o empreendedorismo tem se tornado uma boa opção de carreira para muitos brasileiros. O problema é que muitos donos de negócios esbarram em muitas dificuldades por abrir uma empresa sem ter tido nenhuma experiência anterior e nem conhecimento básico.

Confira algumas dicas para lhe ajudar a empreender, mesmo sem ter experiência na criação de um negócio:

Tenha um propósito

O primeiro passo para o sucesso do seu negócio, é preciso ter um propósito claro para o projeto em sua mente. É preciso definir o por que você quer que sua empresa existe e a quem ela irá atender, quais são as soluções ela oferecerá para seus clientes. É muito comum, optar pelo empreendedorismo por querer um estilo de vida com mais liberdade de decisões e flexibilidade no tempo de trabalho, mas para ter êxito nessa proposta é preciso ter a real noção do que isso lhe deixaria feliz e como sua empresa seria formada, definindo onde você quer chegar e como você vai administrar a sua empresa.

Lembre-se, que o sucesso atinge várias pessoas, mas ele age de forma exclusiva em cada caso, não basta se espelhar no sucesso dos outros. Você deve tomar as decisões, buscando inspirações em outros negócios, mas nunca os imitando, sempre buscar ser o mais original possível. Busque entender quais as ideias funcionam melhor para você, afinal sua gestão não pode entrar em confronto com a sua ética e sua personalidade não pode interferir no crescimento da sua empresa.

Confira também qual é a melhor hospedagem de site

Não abra um negócio por impulso!

Nunca comece um negócio por impulso. Não siga vontades repentinas, como por exemplo, sair do trabalho em empresas por que não aguenta mais, ou investir num projeto em que você não pesquisou nem cinco minutos sobre as reais possibilidades de sucesso dele. Se torne um empreendedor, por que você vê nesta oportunidade uma chance de alcançar objetivos e superar dificuldades que não seriam possíveis nas empresas. Agir por impulso, pode prejudicar muito no negócio e abreviar sua existência.

E lembre-se que mesmo trabalhando para si, você sempre encontrará pessoas irritantes e com ideias contrárias as suas, sejam elas seus funcionários, clientes ou fornecedores. Nunca pratique o impulso na área financeira, abandone a vida de empregado numa empresa sem antes ter uma boa reserva de emergência. O ideal para largar um trabalhar e conseguir empreender é ter guardado pelo menos dois anos de sua renda mensal.

Isso fora o capital de giro, quantia que você irá usar para comprar possíveis equipamentos que sejam necessários, gastar em custos de produção e contratar funcionários para lhe ajudar no início do seu negócio.

Se preserve! Pense sempre se caso o negócio não der certo, se sua vida será preservada, tanto social como financeiramente, e além de ter dinheiro guardado, sempre mantenha contato com seus antigos chefes e pessoas da sua área de atuação, assim não será tão difícil voltar ao mercado e nem expandir o seu negócio.

Teste sua ideia

Todo empreendimento começa a partir de uma ideia, uma solução para ajudar a sociedade. Porém, antes de iniciar um negócio é preciso validar a sua ideia, tendo uma noção se ela realmente pode funcionar e se você tem o que é necessário para implementá-la no mercado. Cheque se a sua ideia cumpre certos requisitos, como se fosse um teste, busque explorar a sua ideia caso ela seja inovadora, por meio de pesquisas ou protótipos de seus produtos para ter uma noção se os itens são válidos para a sociedade.

Caso o seu negócio já tenha sido experimentado por algum outro empreendedor ou tiver concorrentes no mercado, busque estudar a sua concorrência e pesquise opções para se diferenciar no mercado, e claro, veja se elas são realmente positivas. Opte por ideias que resolvam algum problema enfrentando pela sociedade, atendendo a necessidade de um certo grupo, garantindo um número bom de clientes.

Faça um bom plano de negócios

Elabore um plano de negócios, esse documento é essencial para começar qualquer empresa com chances de obter sucesso. Principalmente, se você não possui experiência, é preciso ter uma noção maior de tudo o que você precisa.

O SEBRAE disponibiliza em seu site, uma versão completa de um plano de negócios com tudo o que você precisa saber para abrir sua empresa. No plano, você só terá que buscar informações para preencher o documento, e com estas informações você terá uma noção real do que você precisa, do que falta e qual é o melhor jeito de implantar o seu negócio. Não fazer o plano de negócios é o motivo de muitas empresas não se prevalecerem no mercado, por falta de conhecimento. Veja também O que faz uma Hospedagem de Site ser de qualidade? o que vai também influenciar a sua empresa a ter sucesso no mundo digital.

Pesquise sobre o seu mercado de atuação

Faça sua lição de casa. Antes de começar um negócio é preciso avaliar o seu mercado, para ter uma ideia dos seus possíveis fornecedores, conhecer melhor o seu público e principalmente conhecer a operação dos seus concorrentes. Busque mais informações sobre a situação econômica do setor, qual é a força dos seus principais concorrentes, qual a demanda para os produtos e serviços e qual a média de lucro que você consegue obter nesse mercado. Isso ajuda a validar e a melhorar a sua ideia.

É importante saber quais são os pontos fortes e os pontos fracos das empresas e dos produtos e serviços oferecidos, para conseguir acertar em cheio, oferecendo soluções que cubram essas carências. Busque sempre ter características únicas, destacando o seu negócio dos demais, para que seus clientes possam se interessar por você e não por um concorrente na hora da compra.

Busque ter experiências no ramo, antes de abrir sua empresa

Também é uma dica para quem não tem experiência, buscar isso no mercado. Seja trabalhando no ramo ou fazendo workshops, cursos sobre o seu ramo de serviço. Quanto mais você souber na teoria e na prática sobre o seu negócio melhor, aprender como o negócio opera é muito importante e é um fator determinante para o sucesso de seu negócio num médio ou longo prazo.

Aprenda a todas as lições que puder, observe ao máximo o funcionamento do mercado desejado e não pague ou pague pouco por isso.

Gostou? Baixe o Ebook Como Abrir um negócio sem gastar muito e confira mais dicas. Conheça os planos de hospedagem de site da ISBrasil. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: