Como e por que implementar Ações de Gifting em seu negócio

27/10/2018 às 22:27 Marketing

Como e por que implementar Ações de Gifting em seu negócio

As ações de gifting são essenciais para negócios atualmente, elas aumentam o ticket médio do cliente, estimulam a fidelização e ajudam a nutrir um relacionamento confiável e mais próximo dos clientes.

Basicamente, gifting é oferecer brindes e presentes relacionados a produtos comprados por seus clientes. É lógico que todos já conhecemos essa prática, afinal isso é muito antigo no mundo.

Damos presentes em todas as datas comemorativas, muitas vezes nos presenteamos fora de época, é algo que está incutido na cultura do brasileiro e que muitas lojas usam a seu favor.

Todos gostamos de ganhar brindes não é mesmo? Dependendo da situação é possível receber presentes que nos gerem emoção, aumentem a nossa satisfação, etc.

Esses sentimentos são aproveitados pelas empresas para estimular o nosso consumo e nos fidelizar como clientes.

Por esses e outros motivos, implementar ações de gifting no seu negócio pode ser uma maneira útil e prática de aumentar a rentabilidade da sua empresa.

O que é gifting?

O gifting é uma expressão que vem do inglês dom. Então, é possível entender que uma ação de gifting vai sempre buscar ofertar presentes e dar brindes para os clientes. Porém, existem mais características para que produtos e serviços sejam ofertados.

Numa ação de gifting sua empresa deve levar em conta o comportamento dos clientes para entregar presentes que tenham algum tipo de conexão positiva com quem recebe. A intenção não é apenas oferecer um produto, mas uma oportunidade para um cliente criar um elo com a sua marca.

Além disso, o produto deve ser funcional e útil, o que já exclui a maior parte dos brindes.

Para funcionar, uma ação de gifting deve entregar presentes que representem o cliente, desperte emoções positivas, boas sensações para que seja possível a fidelização e a criação de um relacionamento mais leve e saudável com seus clientes.

Como implementar ações de gifting em minha empresa?

Para fazer uma ação de gifting é preciso se atentar a certas práticas. O primeiro e principal de tudo é focar no planejamento da ação.

É preciso saber o objetivo da ação, o segmento de clientes que será atingido, os motivos para oferecer um produto, entre outros pontos importantíssimos para implementar uma estratégia desse tipo.

Essas opções definem o que será preciso fazer, qual será o produto ofertado e como ele será oferecido aos clientes. Todo esse planejamento é essencial para que o gifting gere resultado. O segundo passo é escolher o presente.

Para escolher o presente certo, é preciso entender como sua persona pensa.

Teste 30 dias grátis de Hospedagem de Site.

Para ter essa noção é preciso entender os diferentes perfis de clientes que a sua empresa possui, sabendo por que eles agem de tal maneira, por quem pensam de tal jeito e daí notar como um produto pode fazer sentido para eles.

Outro ponto importante é a utilidade. Não adianta oferecer presentes poucos funcionais, é preciso que o brinde escolhido faça sentido para quem está recebendo e tenha uma utilidade clara para o cliente.

É preciso levar em conta também a personalização dos produtos. Para gerar um sentimento positivo em seus clientes será necessário apostar em produtos que remetam as posições de sua marca e que sejam exclusivos.

A intenção deve ser a seguinte: ofertar um presente que sempre que seu cliente olhe, ele lembre de sua empresa e de como adquiriu o presente.

Isso ajuda a criar um relacionamento mais estreito e saudável com sua base de clientes, favorecendo a fidelização e ao aumento do consumo destes em sua empresa.

E claro, outro ponto importantíssimo é garantir que os produtos ofertados sejam de qualidade. Pensando pelo ponto de que é necessário personalização e utilidade, os produtos de suas ações de gifting devem ser produzidos com material de primeira para garantir as funcionalidades e gerar ainda mais confiança no cliente.

Confira também: O mito da hospedagem ilimitada – por que é impossível?

Por que realizar ações de gifting é essencial para empresas?

Apesar de parecerem fáceis, as ações de gifting são muito mais do que a entrega de brindes e presentes para os clientes. Usar dessa estratégia pode ajudar a sua empresa a construir um relacionamento sólido com os clientes.

E o melhor de tudo isso, é que o custo de produção não é o principal. É preciso ter a criatividade como principal fator para conseguir incrementar, repaginar ou criar novos produtos que gerem emoções positivas nos clientes.

Inovação e originalidade são essenciais nas ações de gifting, por isso nada de oferecer produtos já antigos de sua empresa. Prepare algo novo, pesquise e invista em soluções que dar a seus clientes o que eles estejam necessitando.

Além de gifting para clientes comuns, também existem ações de gifting corporativoque podem ajudar no comércio B2B e fomentar novas oportunidades de negócio.

Nesse âmbito, além dos fatores que já citamos acima, também é importante descobrir o momento certo para fechar novos negócios.

As ações de gifting podem ser o ingrediente especial para sua empresa vender para mais lojas, independente do seu ramo de mercado.

As grandes fornecedoras de vários setores, por exemplo, são as que mais realizam ações de gifting para garantir uma maior distribuição de seus produtos.

Os resultados que sua empresa pode ter com essa estratégia são sensacionais. Faça testes, busque informações, pesquise seu mercado ao máximo, para investir nas ações certas para evitar prejuízos e caia pra dentro. Use o que o gifting pode oferecer de melhor para sua empresa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: