Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como divulgar carros no Instagram para vender

05/04/2021 às 16:06 Redes Sociais

Como divulgar carros no Instagram para vender

Não importa se a sua concessionária venda carros usados ou novos ou mesmo se você for um vendedor particular que quer negociar apenas um automóvel. Seja qual for o seu tamanho, é importante saber como divulgar carros no Instagram para vender. Afinal, essa plataforma pode ajudar todos os tipos e tamanhos de negócios a conseguir os resultados desejados.

Hoje em dia, o Instagram é a 5ª rede social mais popular do mundo, atrás do Facebook, YouTube, WhatsApp e do WeChat, que é usado na China. Ou seja: se excluirmos o WhatsApp como um mensageiro e o YouTube como uma plataforma de vídeos, o Instagram é a segunda rede social mais popular aqui no ocidente. E está em um nível de crescimento muito mais acelerado do que o Facebook, inclusive aumentando o seu engajamento enquanto a outra rede se torna cada vez menos relevante.

E aí, quer aprender como divulgar carros no Instagram para vender? Então siga a leitura abaixo para ver nossas dicas!

Como divulgar carros no Instagram para vender em 4 passos

1. Use todas as ferramentas disponíveis no aplicativo

O Instagram conta com diversas ferramentas úteis para chamar a atenção de possíveis clientes, como o Feed, IGTV, Stories, anúncio, e o mais recente, o Reels. Cada um desses setores tem sua função para se comunicar com os usuários, e é importante conhecer todos eles:

  • Feed: a aba principal do Instagram, onde você cria seu post. Nele você pode colocar imagens do automóvel, e escrever um texto informativo. A forma mais comum de divulgação de produtos, o Feed é útil para conteúdo duradouro, que não tem previsão de mudanças.
  • IGTV: Uma aba específica para vídeos dentro do Instagram, podendo comportar conteúdo de até 1 hora. Faça vídeos mostrando detalhes do carro disponível para a venda, informando os pontos fortes do automóvel e exibindo dinamismo do produto.
  • Stories: Ferramenta de divulgação de conteúdo em formato de vídeo ou imagem, que desaparece em 24 horas. Utilizado para gerar engajamento contínuo, o ideal é postar todos os dias em um tom mais intimista para chamar a atenção e criar conexão com outros usuários.
  • Anúncio: A única ferramenta paga entre todas as disponibilizadas pela rede social, criar um anúncio serve para alcançar pessoas que ainda não seguem a sua página, ou direcioná-las diretamente para o site que seu carro está cadastrado para a compra.
  • Reels: Outra aba específica para vídeos dentro do Instagram, mas nesse caso a duração deles não pode ser maior do que 30 segundos. O conteúdo dos vídeos é diferente do IGTV também. Nos Reels, eles assumem um formato mais “descolado” (de acordo com o que está em alta no momento) e, quando tem exposição de informação, é feita de uma forma muito rápida.

2. Entenda que cada ferramenta tem sua função na estratégia

Um ponto interessante sobre conhecer as diferentes opções de ferramentas no Instagram é que cada uma serve para um propósito. Por exemplo, o Reels é uma excelente ferramenta para expandir o seu alcance orgânico, uma vez que é distribuído mais facilmente.

Já o IGTV ou o Feed são ferramentas que ajudam a manter o engajamento do seu público, tornando sua página sempre relevante para os seguidores e mantendo-os sempre “quentes”, ou seja, prontos para comprar.

Os Stories, por sua vez, são conteúdos bons para conversão, mas também para criar uma conexão emocional com os seguidores. Por fim, os anúncios são ferramentas focadas quase que exclusivamente em conversão, o que deve ser usado em momentos de campanhas específicas.

3. Acrescente um link para compra em sua biografia

A biografia (bio) por muitas vezes é ignorada, mas é o cartão de visitas da conta do usuário, por isso, aproveite-a para causar uma boa impressão. Na descrição da bio, deixe claro o intuito de sua conta, seja exclusiva para a venda de automóveis, ou uma venda única. Após a descrição, tem a opção de colocar um website, e neste local você colocará o endereço onde as pessoas podem encontrar seu veículo para comprar.

Caso você não tenha um website exclusivo, você pode usar uma plataforma de vendas, mas não deixe de ter seu veículo anunciado online, já que passa confiança e credibilidade para os interessados.

4. Não se furte de usar os anúncios online

Como mencionado antes, não se furte de usar os anúncios online para converter seguidores em clientes. No entanto, também use-os para tentar converter quem ainda não conhece sua página. Esse é o “público frio”, que tem menos capacidade de conversão que o “quente”, mas ainda pode trazer bons negócios para você.

Pronto! Agora que você já sabe como divulgar carros no Instagram para vender, seu próximo passo é começar a usar esse conhecimento na prática. Não esqueça de montar sua estratégia de conteúdo pensando em atrair, nutrir e converter seus leads, atuando em diferentes pontos e com distintas estratégias em cada fase. Ou seja: tenha uma ação para atrair seguidores, outra para mantê-los engajados e uma última para convertê-los em clientes.

E aí, gostou das nossas dicas? Comente abaixo com a sua opinião!

Gostou de nosso post? Compartilhe: