Como desenvolver um site em WordPress?

Como desenvolver um site em WordPress?

26/07/2017 às 13:05Hospedagem de Sites

O Wordpress é um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais populares da web, com milhões de usuários por todo o mundo. De fato, sua comunidade é muito ativa e desenvolve, diariamente, uma série de soluções para todos aqueles que optaram desenvolver um site em Wordpress.

São milhares de plugins e temas, pagos e gratuitos, que oferecem opções quase que infinitas para os seus projetos. Podemos ver desde simples blogs pessoais, lojas virtuais e, até mesmo, sites complexos e robustos utilizando esse CMS.

Além de seus recursos nativos, um dos principais motivos que fazem o Wordpress ser o rei para o desenvolvimento de sites é a sua fácil utilizado. Não será necessário conhecer programação e escrever uma única linha para colocar o seu projeto no ar.

4 passos necessários para desenvolver um site no Wordpress

Bom, agora que você já foi introduzido a esse software, chegou o momento de aprender como desenvolver um site utilizando o Wordpress, seja para projetos pessoas ou blog para empresa. Primeiro, é importante dizer que, apesar da utilização do software ser gratuita, será necessário dinheiro para investir em um domínio e no pagamento de uma hospedagem.

O guia a seguir será divido em 4 partes, que são:

  1. Registro do domínio que será utilizado;
  2. O servidor que hospedará o seu site;
  3. A instalação do Wordress; e
  4. A configuração do site.

Está tudo pronto? Então continue lendo para começar!

Veja também nosso post: Passo a Passo para criar um blog

1. Registrando o nome do site

O Domínio é um endereço eletrônico que será utilizado por seus visitantes para acessar o seu site. Essa parte é a mais simples de todo o processo. Você deverá acessar essa página e, no campo de buscas, digitar o nome do domínio e a extensão que deseja registrar. Nesse artigo, damos dicas e sugestões para que você escolha o nome de domínio perfeito para o seu projeto.

O domínio estará no ar a partir do pagamento do mesmo. Caso você tenha realizado o pagamento por meio de boleto, então a liberação do serviço poderá demorar um pouco.

Pronto! Agora que você registrou o seu domínio, chegou o momento de encontrar uma boa hospedagem de site para desenvolver o site em Wordpress. Confira:

2. Contratando uma hospedagem

Para criar um site utilizando o Wordpress, é necessário a contratação de um servidor. Isso porque o desenvolvimento do site será realizado online, se tornando “obrigatória” a contratação de uma hospedagem para utilizar o software.

São vários planos que são oferecidos e cada um oferece uma série de benefícios para seus clientes. Como você está criando um site novo, escolha a opção básica – que, geralmente, é a hospedagem compartilhada.

Contudo, antes de contratar, leia todos os detalhes do que é oferecido pela hospedagem. É importante que o servidor utilize Linux e que ofereça suporte ao Wordpress.

Depois de contratar o plano de hospedagem, você receberá um e-mail da empresa com todas as informações importantes, como a página para realizar o login e acessar a sua conta e as informações de acesso (como nome de usuário e senha).

Com o nome do seu site registrado e a hospedagem contratada, chegou a hora instalar o Wordpress no servidor e iniciar o desenvolvimento.

Confira!

3. Instalando o Wordpress no servidor

Agora chegou o momento de botar a mão na massa! Muitas hospedagens já oferecem a possibilidade do usuário instalar o software em seu servidor, de maneira extremamente fácil e intuitiva. Para isso, elaboramos um passo a passo que mostrará todas as etapas necessárias para instalar o Wordpress no servidor.

Saiba mais a seguir:

3.1. Acesse o painel de controle de sua hospedagem utilizando os dados de acesso informados no e-mail de boas vindas da empresa fornecedora do serviço. Se as informações estiverem corretas, você deverá acessar o cPanel de sua hospedagem sem maiores dificuldades.

3.2. Nesse momento, será necessário localizar o Wordpress na área de softwares e aplicativos disponíveis para instalação imediata. Além dessa opção, você verá outros softwares como o Joomla e o drupal, por exemplo.

3.3. Depois de selecionar o aplicativo, chegou o momento de instalá-la. Clique em continuar e espere todos os arquivos sejam devidamente instalados no servidor. Agora, para prosseguir, será necessário preencher um formulário com todas as informações importantes do seu projeto, como nome, endereço de e-mail e senha do administrador.

3.4. Clique em instalar para que o Wordpress seja devidamente instalado em seu servidor. Pronto! Depois de poucos segundos será possível utilizar todos os recursos dessa ferramenta.

Agora que você aprendeu a registrar um domínio, a contratar uma hospedagem e a instalar o Wordpress, chegou o momento de começar no desenvolvimento do site.

Confira mais a seguir:

4. Desenvolvimento e configuração do Site

Pronto! Agora chegou o momento de customizar o seu site Wordpress. O primeiro passo a ser dado é acessar o painel do administrador no endereço indicado no momento da instalação. Será necessário informar o nome de usuário e a senha para prosseguir.

Ao entrar no painel, a segunda atitude que deverá ser tomada é mudar o idioma do software (caso não a instalação não seja da versão brasileira. Vá em Settings e em Site Language coloque “português do Brasil”. Pronto, agora ficará mais fácil mexer pois todas as informações estarão em português. Aproveite também para definir o horário de acordo com a sua localização.

Agora começa a ficar divertido!

Para o desenvolvimento do site em Wordpress, será necessário instalar um tema. No próprio diretório da plataforma é possível encontrar milhares (sem exagero!) de opções gratuitas, para todos os tipos de projetos.

Essa pode ser uma parte chata e que demandará bastante tempo – pois o tema escolhido deverá atender todas as necessidades do projeto.

Porém, você poderá escolher um tema mais simples e depois instalar algo mais robusto e alinhado a estratégia do site. Depois de instalar o tema, será necessário clicar na opção Ativar para ativá-lo. Clique no título do site para ir para a página inicial e ver o tema em funcionamento. Agora você poderá instalar alguns plugins para o seu site ficar mais robusto. O Jetpack e o Wordpress SEO são dois dos plugins indispensáveis para o seu projeto.

Veja também Wordpress para iniciantes, quais os primeiros passos?

Seguindo essas 4 etapas, você conseguirá desenvolver um site em Wordpress dentro de poucos minutos. Com a experiência, você será capaz de desenvolver temas e plugins para criar as soluções que seus projetos demandam.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário com sua questão para que possamos te ajudar!

Gostou de nosso post? Compartilhe: