Wordpress para iniciantes, quais os primeiros passos?

Wordpress para iniciantes, quais os primeiros passos?

03/07/2017 às 13:35WordPress

Se você é novo na plataforma Wordpress e ainda precisa se familiarizar com alguns recursos mais básicos pode entender um pouco mais como tudo isso funciona nesse artigo. Um dos problemas de começar a usar um novo sistema é a curva de aprendizado que cada um oferece, junto a isso é se preocupar com a segurança do ambiente, já que suas publicações estarão online e acessíveis através de um painel protegido por senha, se programar para atualizações do sistema, de plugins, dos temas, criar rotinas úteis e fáceis de serem executadas para não comprometer seu tempo e aumentar sua produtividade, pode parecer muito complicado no início, mas é muito mais simples do que se pode imaginar, basta se adaptar.

Atualizações são extremamente importantes

Quando você mantém seu sistema Wordpress atualizado, as suas chances de ter problemas de segurança são mínimas, salvo perda de senhas ou plugins inseguros, a equipe de desenvolvimento está a todo o momento procurando falhas e corrigindo o mais rápido possível, quando você acaba sua instalação, é sempre bom ficar atento as notificações de atualização, essa é uma das coisas que deve virar rotina para quem tem um blog Wordpress. Você deve ficar atento pois qualquer alteração nos arquivos padrões do sistema que não seja através de atualização oficial pode trazer muitos problemas, vulnerabilidades que são exploradas por pessoas mal intencionadas podem ser criadas, então tenha em mente isso, nunca edite arquivos padrões do Wordpress.

Ajuste seu perfil e sua presença com os visitantes

É importante que seus visitantes saibam quem você é, criar um contato visual e social com seus clientes é muito importante, ajuste seu perfil com seu nome, formas de contato, redes sociais, tudo o que pode trazer mais empatia e mostrar que você e seu blog estão ligados aos visitantes. Com alguns plugins você pode inclusive adicionar informações como links de redes sociais, biografia, pode configurar ainda uma foto de perfil, várias informações que podem ser usadas para chamar a atenção do seu leitor e passar ainda mais seriedade ao seu projeto.

Diga quem é você e dê um nome ao seu blog

Por padrão toda a instalação Wordpress traz a descrição “Apenas mais um site wordpress”, isso é indexado no Google e você não quer ser mais um site apenas, não é? Defina o Título do seu projeto e a descrição do que como ele ajuda seus visitantes, seja um blog empresarial, pessoal, informativo, crie um bom texto e aprimore sua descrição para agradar o público e os motores de busca, já falamos um pouco sobre otimização para as pesquisas com o plugin yoast seo, você vai aprender melhor como funciona.

Melhore os links para seus artigos

Um ajuste importante para começar bem com a plataforma é ajustar o formato dos links para suas páginas de artigos, cada publicação por padrão é exibida por seu ID, o que para o Google é muito ruim, se você leu nosso artigo sobre o Yoast SEO vai entender como ele te ajuda com esses pequenos detalhes, para melhores resultados com a indexação você certamente vai preferir agradar leitores e motores de busca.

Instale os plugins necessários

Já falamos dos plugins importantes para o seu blog, não instale qualquer plugin ou mesmo que não sabe para que serve, é importante que você defina quais funções vão estar presentes em seu blog para que instale apenas o essencial e não prejudique o desempenho e entrega do site aos visitantes, já falamos em outros artigos como a lentidão de uma página pode te prejudicar nos resultados de busca.

Configure um bom tema

É sempre bom você ter um tema desenvolvido especialmente para o seu projeto, principalmente para que ele passe a sua imagem de forma clara e agradável para quem está visitando. Gratuitamente o Wordpress tem centenas de temas que são muito customizáveis em seu repositório, você pode escolher o que mais combina com sua ideia e ajustar o que for preciso, como sua identidade visual, suas cores, incluir ou remover alguns itens.

Conclusão

Apenas o básico já te ajuda a entender como a plataforma Wordpress funciona, é claro que você vai precisar acompanhar mais de nossos artigos para tirar mais dúvidas e aprender ainda mais coisas. Você precisa criar essa rotina de verificações para se adaptar a toda essa estrutura, publicar novas postagens, criar acessos para novos redatores, ajustar novos itens em seu tema, muitas coisas ainda podem ser feitas mas você precisa primeiro entender as necessidades básicas de qualquer blog wordpress para que tudo se mantenha sempre seguro e com o funcionamento em pleno vapor, leia bastante, faça testes, e se precisar conheça também nossa hospedagem com instalador automático wordpress, teste por 30 dias se for um novo cliente e faça parte da ISBrasil.

Gostou de nosso post? Compartilhe: