Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como desativar o modo manutenção no WordPress

25/11/2017 às 07:11 WordPress

Como desativar o modo manutenção no WordPress

Conheça um pouco mais sobre o WordPress e saiba como desativar o modo de manutenção nessa plataforma de uma forma simples e prática. Uma das coisas que mais irritam os usuários da internet é quando o sistema trava sem nenhum motivo e não se consegue fazer nada, certo? Todas as plataformas web, vez ou outra, podem apresentar os famosos bugs de sistema que podem gerar perdas de vendas, dores de cabeça aos proprietários de sites ou blogs e muito estresse. Com o WordPress também não é diferente e apesar de ser uma das plataformas mais usadas no mundo, pode apresentar falhas. A mensagem exibida na tela do modo manutenção, que tanto atrasa a vida de quem depende da plataforma é uma das falhas mais comuns. Através desse artigo, você vai aprender como desativar o modo de manutenção no WordPress e conhecer um pouco mais sobre essa poderosa ferramenta que é usada por milhões de pessoas.

O que é WordPress?

Antes de você saber como desativar o modo manutenção no WordPress, que tal conhecer um pouco mais sobre essa poderosa ferramenta? Trata-se da plataforma de blogs e sites mais popular na internet atualmente. O WordPress é usado em mais de 25% de todos os sites do mundo marcando presença em mais de 60 milhões de websites pelo planeta. Lançado em 2003, é um sistema de código aberto e ainda tem uma grande comunidade de pessoas que trocam ideias, experiências, criação de novas funcionalidades e até a publicação de artigos de ajuda através de diversos Fóruns ligados à plataforma.  Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem com WordPress

Vantagens do WordPress

São várias as vantagens de se utilizar o WordPress como plataforma para seu site ou blog. É uma plataforma extremamente versátil e pode ser adaptada para uma infinidade de propósitos, desde um blog simples até uma loja online com vários produtos. Conheça agora uma das vantagens do WordPress:

Fácil de se operar:talvez essa seja a principal vantagem do WordPress. Você não precisa ser um expert em internet para administrar ou publicar conteúdos nessa plataforma. Ela é muito interativa com o usuário e é por isso que é das mais usadas no mundo.

Otimizada aos mecanismos de busca:a estrutura padrão das páginas e posts já possui todos os elementos html que são necessários para o Google e demais buscadores entenderem e indexarem todo seu conteúdo.

Pode ser migrado com facilidade:caso você precise de mudar de plano de hospedagem, é extremamente fácil migrar a instalação do seu site em WordPress de um servidor para outro.

Vários recursos adaptáveis em qualquer cenário:precisa de um fórum online, uma loja virtual, um blog corporativo ou até um site mais complexo? Não se hesite e conte com o WordPress. Essa ferramenta é bastante flexível e pode se transformar em diferentes ferramentas que pode ser uma mão na roda para resolver diversos problemas. Leia também nosso post sobre Hospedagem com WordPress

Possui milhares de especialistas:se em algum momento, você precisar de alguma ajuda profissional, existem milhares de especialistas em WordPress que podem te ajudar com o que for preciso. Seja para incrementar seu site ou blog e corrigir possíveis falhas como a mensagem de manutenção. Saiba agora como desativar o modo manutenção no WordPress, para você não se irritar tanto com isso e não perder mais vendas.

Porque aparece a mensagem de manutenção?

Esse pequeno problema tem acontecido com certa frequência com muitos usuários. Como o WordPress sofre constantes atualizações de versão, algumas dessas atualizações trouxe de presente uma tela de manutenção que fica sendo exibida enquanto o seu site ou blog estiver sendo atualizado. Essa tela aparece devido algumas atualizações de plugins ou até por causa da versão atualizada próprio WordPress.

Um dos principais motivos dessa mensagem, é alguma falha momentânea devido a uma sobrecarga no servidor gerando erros de atualização e provocando o aparecimento da mensagem de manutenção. O que mais irrita é que ela não sai da tela, travando todo o sistema, impossibilitando você de acessar o seu blog e sua área administrativa. O resultado? Muita perda de tempo e vendas online. Leia mais sobre esse e outros assuntos relacionados à área em Melhores plugins para WordPress

Como desativar o modo manutenção no WordPress?

Pode até não parecer, mas fazer a desativação do modo manutenção do WordPress é muito simples. O primeiro passo é acessar via FTP, o seu servidor que está hospedando seu blog. Na pasta principal do WordPress, procure um arquivo chamado “.maintenance” (manutenção), responsável pelo aparecimento da irritante mensagem. Depois de localizar esse arquivo, é só deletá-lo e pronto!

Nunca mais você verá essa mensagem novamente. Depois disso, basta atualizar seu site ou blog e tudo deverá voltar a funcionar normalmente, sem a tela de manutenção.

Dicas para não acontecer isso

Quando você precisar instalar qualquer tipo de plugin no WordPress, jamais instale 2 ou mais plugins ao mesmo tempo, certo? O servidor pode ficar sobrecarregado ou não conseguir processar tudo ao mesmo tempo e travar totalmente seu sistema, causando a mensagem de manutenção. Mesmo que esteja com pressa, instale e atualize um plugin de cada vez, para que você não tenha esse tipo de surpresa. Que tal aproveitar que você já leu até aqui e conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços de hospedagem com WordPress?

Outra dica bacana é não tentar atualizar vários blogs ou sites para a última versão do WordPress. O grande erro que os usuários cometem é fazer a atualização de todos ao mesmo tempo, o que pode exigir muito do servidor em um mesmo momento, travando-o instantaneamente. O resultado? Além de aparecer a tela de manutenção, as atualizações podem demorar horas para serem concluídas, deixando você de mãos atadas e perdendo vendas online.

Ainda tem dúvidas sobre como desativar o modo manutenção no WordPress? Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. Conte com nossa equipe com o que precisar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: