Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como criar uma lista de E-Mails de qualidade com o WordPress

06/09/2017 às 16:00 WordPress

Como criar uma lista de E-Mails de qualidade com o WordPress

É quase unânime o fato de que criar boas listas para o envio de campanhas de marketing seja uma tarefa muito difícil, além de ter que criar listas que precisam ser segmentadas, manter esses dados atualizados e separados por interesse é essencial para que elas tragam sucesso.

Ter um blog que atraia o seu público é o primeiro passo, você pode inclusive ler um belo artigo onde mostramos como o marketing de conteúdo e e-mail marketing podem engajar o seu público.

Com essas dicas você consegue organizar da melhor forma possível o seu cronograma de publicações e pensar em como cada uma delas pode te ajudar a capturar mais e-mails para a criação de uma lista de sucesso.

Além da plataforma precisar estar configurada da forma correta para que você tenha todo o potencial de convencimento possível junto com seus visitantes, você precisa seguir à risca certas “regras”, que vão te deixar longe de problemas e endereços de e-mail falsos.

1 – Nunca compre listas de e-mail prontas

Esse é o primeiro grande erro de quem pensa em ter uma lista de sucesso, e você vai entender o porquê.

Quando você compra uma lista com milhares de endereços de e-mail, acaba se deparando com alguns grandes problemas que entram diretamente em conflito com o seu desejo de sucesso.

Você não sabe quais os endereços são válidos – Esse é o maior dos problemas, você pode comprar uma lista com 10 mil e-mails, mas ter apenas 100 realmente “funcionando”.

O destinatário não solicitou suas mensagens – Quando você não sabe como esses e-mails foram capturados, é quase certo que suas mensagens serão marcadas como spam assim que chegarem a esses endereços, seja de forma automática ou pelo próprio usuário.

Você “suja” a reputação do seu endereço – Quando os usuários são inválidos e marcam suas mensagens como spam, com o tempo você acaba ficando marcado negativamente por essas estatísticas, e com isso acaba tendo uma má reputação entre os servidores que gerenciam o recebimento dessas mensagens, o que acaba gerando bloqueios.

2 – Sempre verifique seus inscritos em dois passos

O chamado “opt-in” é o processo de validação e autorização do usuário para que suas mensagens de marketing sejam enviadas, essa é uma das regras de boa conduta das campanhas de marketing, um visitante que preenche seus dados nos seus formulários recebe uma mensagem de confirmação e um link que confirma esse endereço na sua lista, além de te dar a segurança de que essas mensagens serão realmente lidas.

Nossa ferramenta de e-mail marketing por padrão funciona por verificação opt-in, priorize essa opção como principal para garantir a qualidade de sua lista.

3 – Crie elementos no seu tema WordPress que chamem a atenção do visitante

Mais um recurso que você pode usar no seu WordPress para aumentar a captura de e-mails é o uso de formulários que chamem a atenção dos seus visitantes, que estejam envolvidos com o tema e o artigo, com as informações necessárias para que você entenda quem ele é e o que procura.

Você pode inclusive adicionar esses formulários dentro dos seus artigos, sempre que puder, use esses recursos para deixar seu visitante cada vez mais à vontade sem que seja forçado a cadastrar.

Inclusive já mostramos algumas dicas de como criar temas para WordPress do zero, dessa forma você pode planejar seus formulários para combinarem 100% com om seu blog e fazerem parte do conteúdo, sendo amigáveis e bastante convidativos, crie ações que os deixem mais dinâmicos e passe confiança ao visitante, afinal ele está te passando informações pessoais, então faça por merecer.

4 – Nunca obrigue cadastros desnecessariamente

Muitas vezes uma lista acaba ficando poluída quando o preenchimento dela é obrigatório para que uma informação simples seja exibida, isso acaba induzindo os visitantes a usarem e-mails falsos, no fim das contas o grande prejudicado acaba sendo você.

A forma certa de coletar muitos dados e restringir informações é com a coleta de dados por partes, ou em páginas específicas, as chamadas “Landing Pages”, dessa forma você terá mais um filtro de qualidade.

5 – Limpe seus contatos não validados

Pode parecer muito ruim excluir contatos da sua lista, as vezes pode até ser uma quantidade grande de e-mails, mas pense que está fazendo algo para garantir a qualidade da sua lista, manter contatos inválidos ou não verificados pode acabar causando problemas de entregabilidade, retornos de erro e spam, e você certamente não quer isso associado ao seu blog.

Conclusão

Você pode mudar a forma como captura e-mails em seu blog e com isso aumentar a assertividade dessa tarefa, sabemos que não é fácil manter uma lista sempre ativa e com cada vez mais assinantes, o seu conteúdo e a forma como ela é apresentada são fatores decisivos para que você tenha sucesso nessa meta.

Use a sua força nas redes sociais, use landing pages que irão capturar mais a atenção dos visitantes, quando você cria empatia e confiança de que seus dados estão seguros e que vão realmente receber conteúdo de qualidade, tudo fica mais fácil.

Gostou de nosso post? Compartilhe: