Como criar Hashtags eficazes nas Redes Sociais

05/11/2018 às 11:29 Redes Sociais

Como criar Hashtags eficazes nas Redes Sociais

Ao criar um negócio online uma das prioridades é conquistar o público-alvo, fazer com que suas ideias e seus produtos cheguem até ele.

Para isso é possível usar diversas ferramentas, plataformas e principalmente as redes sociais. Com as redes sociais ficou ainda mais fácil achar o público e fazer com que ele conhecesse a sua marca, seja através das postagens pagas ou das hashtags.

Neste texto vamos falar especificamente sobre como criar hashtags eficazes nas redes sociais, muitas vezes essa é uma tarefa que requer uma conhecimento mais aprofundado não só da sua marca, mas também do público que está buscando.

Se você ainda não sabe o que são hashtags e como elas funcionam, não se preocupe, aqui falaremos sobre tudo isso e ainda daremos algumas dicas para você não errar na hora de criar e postar nas redes sociais.

Leia: Por que ter uma loja virtual?

O que são as hashtags e como elas funcionam nas redes sociais?

As hashtags se tornaram muito popular no início do Twitter há alguns anos atrás. Com o avanço das mídias sociais elas foram se tornando cada vez mais utilizadas e outras plataformas começaram a aceita-las como é o caso do Facebook e Pinterest.

Elas são usadas e servem para chamar a atenção, organizar e promover um assunto, marca ou produto. Tornou-se muito mais fácil do público achar um assunto que lhe interesse, ou uma empresa diretamente.

Funciona como uma palavra-chave e sempre que é clicada leva o usuário a uma lista de publicações em que essa hashtag foi mencionada.

Quando você usa uma hashtag adequadamente os números de acesso e vendas aumentam significativamente e você consegue atingir um público maior e ainda saber o que ele pensa sobre a sua marca.

Como criar hashtags eficazes para as redes sociais?

Para criar uma hashtag eficaz você precisa definir alguns pontos como qual a mensagem que quer passar, como essa hashtag pode gerar interação entre público e marca, e o mais importante, saber como elas funcionam em cada rede social.

Abaixo daremos algumas dicas para você acertar ao criar e usar as suas hashtags.

Teste a nossa Loja Virutal gratuitamente por 30 dias e confira todos os benefícios que ela pode te trazer!

Estratégias de marketing para hashtags

Você pode traçar diversas estratégias de marketing para utilizar a suas hashtags, mas é importante que você conheça e saiba como elas funcionam e como você pode utilizá-las dentro do seu negócio.

Marca e campanha

Nesse tipo de estratégia para criar hashtags eficazes nas redes sociais, você deve utilizar a hashtag criada pela sua empresa para divulgar a sua marca ou uma campanha específica, como é o caso do Kit Kat com a hashtag #HaveABreak.

Com esse tipo de hashtag você deve atingir um número mais restrito de pessoas, porém as chances desse grupo interagir com a marca e atrair novos clientes é ainda maior.

Tendências

Essa estratégia é utilizada quando você busca pelas hashtags mais populares, que as pessoas estão usando muito e que tem a ver com o seu negócio. 

São ótimas para atingir um número muito maior de pessoas, porém são genéricas, ou seja, esse alcance pode até trazer novas visualizações e seguidores, mas tendem a não gerar nenhuma venda, por exemplo.

Conteúdos

Já as hashtags de conteúdo são aquelas que simplesmente conversam com o assunto da sua publicação, nesse caso você pode usar hashtag para o assunto ou localização, por exemplo.

Entendo como cada estratégia funciona e como utilizar é possível usá-las simultaneamente nas suas redes sociais, ou seja, utilizar a hashtag que você criou para sua marca junto com uma hashtag popular ou de conteúdo, dessa forma novas pessoas podem ser atingidas por ela.

Já conhece nosso serviço de Loja Virtual? Os plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Defina a sua mensagem

Crie uma hashtag para a sua nova campanha. Você não precisa colocar o nome da marca, apenas uma frase com efeito de chamada e que seja única, isso é muito importante para garantir a eficaz da sua hashtag nas redes sociais.

Não faça uma hashtag muito longa

A principal dica é não deixa-la longa demais, pois se tornam difíceis de ler, entender e as letras podem se confundir no início e fim das palavras.

Opte por hashtags curtas e diretas e sempre inicie cada palavra com uma letra maiúscula para delimitar onde começa e termina cada palavra.

Encontre hashtags populares, porém cuidado!

Você pode procurar pelas hashtags mais populares para utilizar nos seus posts e intercalar com a sua hashtag principal. As hashtags populares, como falamos acima, são ótimas para atingir um número maior de pessoas.

Procure pelas mais mencionadas nos últimos dias e relacione com a sua marca. Porém é preciso saber do que se trata essa hashtag antes de vincular seu negócio a ela.

Utilize as hashtags de acordo com cada redes social

As hashtags se comportam de maneiras diferentes em cada rede social, para ter sucesso com elas é preciso entender como funcionam.

Instagram

No Instagram o ideal é usar um número maior de hashtags, entre 8 ou 10. Junto da sua hashtag principal utilize hashtags de conteúdo e algumas populares para chamar a atenção.

Facebook

No Facebook as hashtags não costumam trazer muitos resultados, portanto ou utilize a sua hashtag principal ou então não utilize nenhuma.

Twitter

Já no twitter busque utilizar de uma a duas hashtags, de preferência utilize a sua hashtag junto de outra popular naqueles dias.

Leia também: Passo a passo para criar um blog

Deixamos aqui algumas dicas de como criar hashtags eficazes nas redes sociais. Criar uma hashtag não é tão difícil quanto parece, mas é preciso ter todas as ideias bem claras e definidas na hora de se juntar com a equipe de marketing para pensar e criar uma nova chamada para o seu negócio.

Tudo o que você precisa é estabelecer a mensagem que quer passar.

Quando pensamos em divulgar um negócio online as hashtags são fundamentais, muito importantes para chamar o público e fazer com que ele interaja com a marca. Por isso não deixe de seguir as dicas que demos aqui para criar uma hashtag eficar nas redes sociais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: