Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como converter leads utilizando gestão de redes sociais

16/11/2020 às 08:42 Marketing Redes Sociais

Como converter leads utilizando gestão de redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas na hora de converter leads para um negócio. Quer saber como utilizá-las de maneira assertiva? Leia este conteúdo!

Dentro do universo do Marketing Digital, as redes sociais são aliadas importantes na hora de atrair e fidelizar clientes, gerando mais leads e aumentando significamente os resultados de um negócio. Para isso, a gestão de redes sociais se torna essencial.

Mas, afinal, o que é gerar leads e qual a importância disso para um negócio? 

A geração de leads é o termo que descreve o início do interesse de um cliente em potencial em um determinado serviço ou produto de uma empresa/negócio. De forma resumida, gerar leads significa captar potenciais clientes. 

No entanto, para que isso aconteça, é necessário compreender a jornada de compra do consumidor, além do seu comportamento dentro das redes. Somente assim é possível entender o processo de cliente em potencial para lead. 

Neste conteúdo, vamos mostrar algumas estratégias para facilitar a atração e conversão de leads para um negócio. Continue lendo para saber mais! 

Defina a persona do seu negócio

Identificar e definir a persona de um negócio é essencial para atrair e captar potenciais clientes de forma correta. 

A persona é como se fosse o público-alvo ideal de um negócio, com base em um perfil semi-fictício e detalhado, a fim de buscar aqueles usuários que se identificam com o produto ou serviço ofertado por uma empresa. 

Para defini-la de maneira adequada, é necessário saber como essas pessoas se comportam na internet, o que procuram, quais seus desejos, dores, dúvidas, ambições, dentre outros aspectos que definem seu público e o possível comportamento de compra.

A importância da definição da persona se dá pelo fato de que muitas pessoas não se encaixam no perfil do seu público-alvo, ou não têm um poder de tomada de decisão concreto. 

Dessa forma, definir o perfil irá fazer com que as suas estratégias trabalhem a fim de atender e atrair a demanda do público que mais têm chances de fechar um negócio com você. 

Se a empresa em questão é uma companhia de convenio dentario, é essencial que as estratégias conversem com pessoas que demonstram interesses em fechar negócios e contratar o benefício, por exemplo. 

Invista nas redes sociais corretas

Para uma gestão de redes sociais assertiva, é necessário saber quais são as redes que o seu público-alvo mais utiliza. Dessa forma, com as personas definidas, esse processo se tornará muito mais fácil. 

No entanto, o investimento em uma rede social só será útil se for o lugar em que o seu cliente em potencial está.

A companhia de plano odontologico pessoa fisica e jurídica que citamos no exemplo anterior só conseguirá atrair a atenção do público-alvo se estiver presente no meio em que esses usuários estão. 

Afinal, cada plataforma tem um perfil diferente entre os usuários, dando um leque de opções abrangente para as empresas. 

Utilize Copywriting

Na era de consumo de informações online, produzir posts relevantes nas redes sociais certas é uma estratégia certeira na hora de atrair clientes em potencial. 

Deste modo, a estratégia do Copywriting visa gerar um maior número de conversões e vendas a partir da persuasão e dos gatilhos mentais, de modo que o leitor seja convencido a realizar uma ação específica - como ceder informações, baixar materiais ou finalizar uma compra. 

Para que o Copywriting seja realizado de maneira correta e traga resultados relevantes ao seu negócio, é preciso que os conteúdos sejam construídos com base na regra dos 4Cs. Essa regra determina alguns pontos cruciais para a boa elaboração de um texto. São eles: 

  • Conteúdo claro; 

  • Conciso; 

  • Convincente; 

  • Credível.  

Em redes sociais, é possível utilizar os CTAs (call to action) para estimular ainda mais as ações de seus seguidores. Frases como “Clique no link para saber mais!” ou “Deslize para cima!” (no caso dos stories), são bons exemplos de CTAs. 

Gere conteúdo de qualidade

Como dito anteriormente, conter informações relevantes e consistentes é essencial para o funcionamento de um negócio nas redes sociais. 

De nada adianta a definição de uma persona, a escolha da plataforma certa e o Copywriting se as postagens em questão não possuem qualidade de informação. 

Gerar conteúdos que sanem as dúvidas e questionamentos de internautas auxiliam para que ele chegue ao fim da jornada de compra, identificando a relevância do seu perfil.

Isso porque esse processo faz com que a empresa em questão se torne uma referência no assunto, trazendo segurança e conforto para que o usuário não tenha dúvidas na hora de concluir um negócio. 

Por exemplo, uma empresa de plano dental empresarial consegue quebrar objeções e mostrar a importância da contratação do convênio por meio de conteúdos que mostrem as vantagens de oferecer esse tipo de benefício aos colaboradores. 

Nesse momento, é necessário se atentar ao tipo de conteúdo produzido para cada momento da jornada de compra. 

Um lead que está conhecendo um negócio ou uma empresa, mas ainda não sabe a importância de fidelizar uma compra, de acordo com as necessidades que o levaram até ali, não está preparado para posts publicitários. 

Agora, aquele lead que já está na fase final da jornada de compra já está pronto para receber conteúdos com ofertas, benefícios e por aí vai. 

Divulgue páginas de conversão 

Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, é necessário fazer com que o lead atravesse todas as etapas do funil de vendas, a fim de terminar a jornada de compra. 

As dicas acima são ótimos meios para fazer isso de maneira assertiva, entretanto, para que os leads realmente finalizem negócios, é necessário traçar o caminho que precisa ser feito. 

Quando falamos de redes sociais, na etapa de conversão é preciso encaminhar esses usuários a landing pages. 

Dessa forma, é importante criar postagens e conteúdos que façam com que o usuário realize cadastros ou responda questionários. 

Por exemplo: 

Aquela empresa de convenio dental que citamos no exemplo anterior quer fazer com que o público baixe um E-book sobre planos odontológicos e seus benefícios. 

Para isso, é necessário fazer posts que divulguem essa página de download. Neste momento, não se esqueça de utilizar as CTAs citadas no tópico anterior. 

Considerações finais

Buscando efetividade, toda estratégia deve ser pensada de forma minuciosa, a fim de atender as necessidades específicas do público o qual se trabalha. 

Lembre-se, ter um planejamento adequado também é essencial para obter sucesso na captação e conversão de leads para um negócio. 

É preciso encontrar uma maneira de conversar com o público, de forma que esses usuários vejam a empresa/negócio em questão como uma referência de mercado, sentindo-se seguros e confiantes a ponto de finalizar a jornada de compra. 

Lembre-se, um trabalho de gestão de redes sociais engloba uma imensidade de ferramentas e estratégias! Assim, colocá-las lado a lado para obter bons resultados é fundamental. 

Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, assessora e redatora na empresa Ideal Odonto.

Gostou de nosso post? Compartilhe: