Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como compactar o CSS do WordPress: Como fazer e deixar o site mais rápido

30/08/2018 às 19:43 WordPress

Como compactar o CSS do WordPress: Como fazer e deixar o site mais rápido

Quando você possui um negócio online é inevitável que questões de diferentes segmentos apareçam para você.

Você vai precisar lidar com vendas, com marketing, com relacionamentos com clientes, com criação de conteúdo, com desenvolvimento, além de uma série de outras coisas.

É claro que você não precisa se tornar um especialista em todas essas áreas, mas é de extrema importância que entenda como cada uma delas funciona e como você pode resolver os problemas relacionados a ela.

Um site funciona como o conjunto de um trabalho feito por diversos profissionais e cada um deles tem sua função para que o seu negócio online funcione da melhor forma.

Uma das questões que tem se tornado cada vez mais importante para os desenvolvedores, por exemplo, é como deixar o site mais rápido com o CSS compactado.

Mas para você entender por que isso é tão importante e como isso pode ajudar seu site, primeiramente você precisa saber o que é CSS e qual é a real importância da velocidade de um site.

O que é CSS?

CSS, siga para Cascading Style Sheets, do inglês, é uma linguagem de design simples que tem como objetivo simplificar o processo de tornar as páginas de um site apresentáveis.

Em outras palavras, o CSS é o responsável por lidar com a aparência da página de um site.

Usando CSS, você pode alterar cor do texto, o estilo das fontes, o espaçamento entre parágrafos, a dimensão e disposição dos objetos em uma página, quais imagens ou cores de fundo são usadas, desenhos de layout, variações na exibição para diferentes dispositivos e tamanhos de tela assim como uma variedade de outros efeitos.

Por se tratar de uma linguagem considerada fácil de aprender e entender, mas ao mesmo tempo fornece controle poderoso sobre a apresentação de um documento HTML, o CSS é constantemente combinado com as linguagens HTML ou XHTML.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Sites? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet.

Temos planos a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Qual é a importância da velocidade do site?

Podemos dizer que a velocidade do site tem duas principais funções que são de extrema importância.

A primeira diz respeito às técnicas de SEO e de como os buscadores identificam sua página quando ocorre uma busca.

Sites como Google, Bing, entre outros, consideram a velocidade do site um fator importante para aparecer na frente de outros resultados.

Ou seja, por sem um fator determinante para técnicas de SEO, a velocidade do site acabou sendo uma das prioridades para muitos donos de negócios online e empreendedores digitais.

A segunda função é sobre a experiência que um usuário possui ao visitar seu site. A rapidez é fundamental para que ele seja uma experiência positiva para quem visita. Isso afeta diretamente em sua decisão de voltar a visitar o seu site ou até mesmo de fazer uma compra.

Com essas duas razões, ficou bastante claro porque é tão importante cuidar da velocidade do seu site, mas como deixar o site mais rápido com CSS compactado?

Você também pode se interessar: Hospedagem ilimitada existe?

Compactando CSS

Compactação significa simplesmente uma remoção de caracteres que não são uteis ou até mesmo indesejados, o que diminui o peso do arquivo de programação e, consequentemente, ajuda a fazer o seu site ficar mais leve.

Para que isso seja feito, é necessário localizar os arquivos CSS que você deseja compactar e executar a ação manualmente.

Porém, se você não é um expert em programação e não possui ninguém em sua equipe que faça isso dessa maneira, existem plug-ins no Wordpress, por exemplo, que visam justamente fazer com que o CSS seja compactado e, consequentemente, deixar o seu site mais rápido.

Conheça nosso serviço de Hospedagem WP!

Um dos plug-ins mais utilizados para essa finalidade é o Better WordPress Minify, que pode ser utilizado para realizar essa tarefa de formas simples, além de também ajudar a compactar arquivos de JavaScript e HTML, o que também contribui muito para que a velocidade do seu negócio online aumente consideravelmente.

Outro plug-in que realiza funções muito parecidas e pode ser considerado um concorrente direto do Better WordPress Minify, é o W3 Total Cache, que possui uma interface diferente, mas igualmente eficaz para ajudar na velocidade do seu site.

Como sites são modificados a todo tempo, com novas postagens, novas páginas e alterações, é sempre importante fazer com que o CSS esteja compactado para deixar o site mais rápido.

Um planejamento pode ser feito para que essa questão seja revisitada toda semana ou toda quinzena, por exemplo. Isso vai depender muito do tipo de negócio e da frequência com que seu site é atualizado.

É importante que, toda vez que o processo de compactação ocorra, seja manualmente ou através de plug-ins, você verifique se o site está funcionando normalmente.

Se alguma coisa não estiver rodando da maneira certa, como a fonte ou as cores do site, por exemplo, é necessário verificar e refazer a compactação até que o problema seja resolvido.

Leia também: Como criar um Blog

Compactar CSS no WordPress é fácil?

Ter um negócio online exige de uma pessoa muito mais do que os outros imaginam.

É necessário muito mais do que conhecimento e espírito de liderança.

Você tem que aprender a lidar com diferentes linguagens, saber resolver problemas de design ao mesmo tempo em que lida com programação e desenvolvedores, sempre com foco no objetivo do site.

Uma das formas de deixar o site mais rápido é com o CSS compactado, mas essa é apenas uma das coisas que você deve saber para que seu site continue progredindo.

O mais importante é manter o estudo constante, estar ciente das mudanças e das inovações em cada área para que você possa se adaptar e inovar também.

Gostou de nosso post? Compartilhe: