Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como avaliar se é hora transferir o seu site para outro servidor?

24/09/2017 às 10:06 Hospedagem de Sites

Como avaliar se é hora transferir o seu site para outro servidor?

O local onde o site do seu negócio está hospedado é muito importante para o sucesso do empreendimento. Isso porque o servidor é capaz de influenciar diretamente no desempenho do site, podendo contribuir para a perda de oportunidades de vendas e outros prejuízos relacionados a hospedagem. Quem já sofreu problemas com servidor sabe como é ruim descobrir que as páginas de seu site estão levando uma eternidade para carregar. Além disso, outros problemas como a falta de suporte e a instabilidade do servidor, são sinais de que talvez seja uma boa ideia escolher outra empresa para contratar o serviço. Caso você esteja enfrentando problemas, confira a seguir 7 sinais evidentes que está na hora de transferir o seu site para outro servidor.

1. As páginas estão demorando a carregar

A velocidade de carregamento de um site compromete diretamente em seus resultados. Afeta a experiência do usuário, que não consegui navegar corretamente e, assim, consumir todas as informações disponíveis no espaço. Além disso, a velocidade de carregamento de uma página é um dos fatores de ranqueamento para o Google. Isso quer dizer que se as páginas do site de sua empresa estão apresentando lentidão no momento de carregar, é bem provável que elas percam posições nos resultados dos motores de busca. Essa lentidão pode ser ocasionada por diferentes motivos. E para saber se o servidor é quem está comprometendo a velocidade, a dica é utilizar a ferramenta PageSpeed Insights. Após realização da análise, a ferramenta será capaz de dizer o tempo de resposta do servidor.

Se o seu site está otimizado e mesmo assim apresenta lentidão, possa ser que seja o servidor que esteja influenciando no desempenho negativo.

2. O site sai do ar regularmente

Outro sinal que, além de causar bastante incomodo, também poderá afetar nos resultados do time. Os servidores não ficam online 100% do tempo. Muitas hospedagens oferecem uma garantia de 99% do tempo, também conhecido como uptime. Contudo, se o servidor que hospeda o seu site/loja virtual está saindo do ar com certa frequência, então quer dizer que o empreendedor precisa conhecer outros serviços.

O fato das quedas constantes podem afetar nos resultados nos motores de busca, além de afetar negativamente a experiência do usuário. Que acaba acessando outro site e, assim, a loja deixa de gerar um lead por conta de problemas em sua hospedagem.

3. O suporte oferecido não é o suficiente para solucionar os problemas

Uma das características mais importantes para qualquer empresa de hospedagem é o suporte oferecido. Se a empresa que aluga os servidores para o seu site já o deixou na mão, esse é um sinal de que já está na hora de testar outra opção. Em muitas situações é preciso que o atendimento seja ágil para quem um problema seja corrigido de maneira rápida, evitando maiores prejuízos.

Por exemplo: se a sua loja virtual sai do ar e você não está conseguindo resolver o problema e, por isso, entre em contato com o suporte. Caso o suporte não oferecer soluções práticas e rápidas, uma simples queda por representar em um prejuízo gigantesco para o dono de uma loja virtual, por exemplo.

4. O e-mail ocasionalmente para de funcionar

Muitos pacotes de hospedagem oferecem o e-mail como parte das vantagens dos planos ofertados. O problema é quando o e-mail para de funcionar e, por conta disso, o dono do site não consegue utilizar desse benefício como gostaria.

Se o empreendedor estiver enfrentando problemas com o e-mail de seu projeto, ele deverá entrar em contato com a empresa para saber qual é a origem do problema.

Caso o problema persista, o empreendedor terá duas opções: utilizar um serviço externo de e-mails, como o Gmail, ou, então, trocar de servidor e contratar um serviço mais profissional.

5. Os arquivos do site sumiram mais de uma vez

É raro mas pode acontecer da empresa apagar, por acidente, todos os arquivos relacionados ao seu site/loja virtual. O prejuízo pode ser grande e esses incidentes podem acontecer por inúmeros motivos. Porém, se você utiliza um serviço de hospedagem que já deletou os arquivos de seu site mais de uma vez, então é preciso rever as prioridades de seu projeto.

É muito importante se questionar se o site da sua empresa não merece um pouco mais de cuidado. E, assim, ser hospedado em um servidor que preza pela segurança e integridade dos arquivos ali alocados.

6. O site está perto de atingir os limites da hospedagem

Muitas hospedagens, principalmente as que são compartilhadas com ou tros sites, possuem limites bem rígidos. Dessa maneira, se um site começar a consumir muitos recursos, ele será expulso da hospedagem para não atrapalhar o desempenho dos outros projetos que ali estão hospedados. O problema é que muitas empresas, expulsam sites e comércios eletrônicos sem ao menos fornecer um aviso prévio.

Aí, o administrador acaba descobrindo da pior maneira que o seu projeto atingiu o limite do servidor: sendo expulso do mesmo. O que representa em perda de audiência e de receita.

Se o seu site está recebendo um grande fluxo de visitantes diários, é sinal de que está na hora de procurar por um servidor dedicado e mais profissional.

7. A hospedagem já não atende mais as necessidades do site

Leia também o texto sobre hospedagem de site barata!

Se você estiver enfrentando problemas no suporte, se as páginas estão apresentando lentidão e o site está saindo fora do ar com certa frequência, chegou o momento de trocar de servidor. Isso porque a hospedagem atual já não oferece mais os recursos que o seu projeto demanda.

E por conta disso, é bem provável que o empreendimento comece a sofrer de queda de desempenho. O que pode afetar diretamente os resultados obtidos, especialmente no que diz respeito ao tráfego orgânico– o tipo de tráfego mais importante para qualquer projeto online. Se você visualizar um ou mais desses sinais em seu servidor, então já está na hora de mudar!

E nesse momento, você pode aproveitar para conhecer o Cloud Gerenciado com planos a partir de R$ 250,00. Entre as vantagens, estão a capacidade de monitoramento, gerenciamento preventivo, backup e cPanel.

Quer saber mais informações sobre esse tipo de hospedagem e quais benefícios ela trará para a sua loja online? Saiba o que é um Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: